Hoje eu só temo a morte da Democracia. Êita! Parece com o deixo a vida ( de presidente ) para entrar na história
   29 de agosto de 2016   │     22:17  │  14

Brasília – O resultado da votação do impeachment no Senado já é conhecido e no máximo a presidente Dilma conseguirá manter os 21 votos, que foram obtidos na votação da admissibilidade do pedido de afastamento dela.

O processo não é jurídico, nunca foi, embora seja comandado pelo presidente do Supremo Tribunal Federal; o processo é exclusivamente político e nada é mais revelador que o fato de um dos advogados que acusam a Dilma estar filiado ao PSDB.

É muito difícil reverter o resultado e a Dilma será apeada do poder mesmo sem ter praticado crime algum.

Sendo assim, o que se discute agora é se o Michel Temer vai ter condições de tocar o governo até 2018. A reação contra o Temer tem três frentes: uma comandada pela oposição propriamente dita, na qual se inclui o PT; a segunda frente é comandada pelo ministro aposentado precocemente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, que tem feito críticas pesadas sem citar diretamente o Temer – mas, não é mesmo necessário, pois são críticas negativas claras e diretas.

A terceira frente é composta dos que não separaram o Temer da Dilma e defendem o afastamento dos dois, para se convocar nova eleição.

Ainda que com viés próprio, essas frentes na prática terminam se unindo. E tem ainda os 31 milhões de eleitores que não foram votar no segundo turno da eleição, porque não se deixaram seduzir por nenhum dos candidatos.

Somados aos 5 milhões de eleitores que compareceram às urnas, mas anularam o voto, tem-se 36 milhões de brasileiros desgarrados.

O impeachment da Dilma não vai resolver o problema do País. Temer precisará dialogar com a nação, do contrário o clima ficará insustentável e a saída será antecipar a eleição presidencial.

O discurso da Dilma e as respostas que ela deu às diversas perguntas dos que votarão contra ela ficarão nos anais do Senado e, no futuro, quando vieram pesquisar o que aconteceu, encontrarão os indícios de que a Dilma tinha razão.

Por mais que se esforce para dar legitimidade ao processo de impeachment tem sempre um rombo a escancarar a trama. A nota do ex-presidente da Câmara, Eduardo Cunha, negando que aceitou o pedido de impeachment porque não obteve o apoio da Dilma para impedir a aprovação do processo contra ele no Conselho de Ética, é apenas uma negativa furada.

Claro que Cunha precisava dos 3 votos do PT para barrar o processo contra ele, e como não os obteve aceitou o pedido de impeachment. Cabe relembrar que ele rejeitou alguns pedidos, mas enquanto havia a esperança do apoio do PT para escapar do processo de cassação.

Quando sentiu que não teria o apoio do PT e constatou que a Dilma não iria se esforçar para salvá-lo, foi que o Cunha precipitou o impeachment.

Mas, era também certo que Cunha iria aceitar novo pedido mais à frente. Afinal, tudo começou no dia seguinte à divulgação do resultado da eleição no segundo turno; começaram a derrubar a Dilma a partir dali.

Há, contudo, uma preocupação com o que a Dilma disse na sua fala no Senado sobre as perdas de benefícios, as mudanças na CLT, ampliação da idade para aposentadoria, etc.

A nota que a assessoria do Temer divulgou para negar o que a Dilma disse provocou o efeito contrário. O que ficou no imaginário é a sabedoria popular, que ensina a desconfiar de tudo aquilo que alguém se apressa em negar.

No seu pronunciamento a Dilma, depois de lembrar as torturas que sofreu nos porões da ditadura, cunhou a frase que ficará na história:

Hoje eu só temo a morte da Democracia.

Diga aí: não parece aquela conhecida frase “deixo a vida para entrar na história?”

 

 

 

 

COMENTÁRIOS
14

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. Marcio

    Engraçado,como no PT,todo mundo é culpado de tudo,menos ele próprio,admitir q erra ?jamais,sempre uma desculpa para eximir de qq responsabilidade,está pronta.

  2. Silva

    Collor refuta golpe e diz que governo se transformou numa tragédia anunciada, diz o título da gazeta. Primeiro, se o governo perdeu as rédeas do comando político, foi porque os “aliados” mudaram de lado. Segundo, se perdeu as rédeas do comando econômico, foi porque o governo não conseguiu apoio do congresso para tomar as duras medidas econômicas. E quando o governo, finalmente consegue implantar as duras medidas, eis que a “oposição” com pena do povo, se aproveita para lançar uma campanha de desmonte do governo petista. Quanto ao crime de responsabilidade, não ficou provado. Mas a história é implacável.

  3. Vitória Cruz

    Sr. Jornalista! O Senhor é demais, porque consegue deixar sem “despolitizados” fora do ar…kkkkkk
    Nossa Dilma será sempre uma MULHER especial para o País! Lula é eterno… E, o resto…Ah! quanta hipocrisia…Quanta falta de conhecimento histórico…Parabéns!!!

  4. COXINHA

    BOBINHO, EU QUASE ACREDITAVA NELA!!!! QUASE ME EMOCIONAVA TAMBÉM , FIQUEI A BEIRA DO CHORO KKKKKKKK………. MAS SEI QUE O CINISMO É O QUE MOVE UM PTRALHA, A ¨PRESIDANTA¨ FAZ QUESTÃO DE SEMPRE RELEMBRAR OS TEMPOS DA DITADURA, PRINCIPALMENTE QUANDO ESTÁ EM APUROS, COMO SE ISTO FOSSE SENSIBILIZAR A OPINIÃO PÚBLICA E JUSTIFICAR A SUA PODRIDÃO, ALIAS, ME IMPRESSIONA COMO ESSES VERMES DA ESQUERDA SE ORGULHAM DE TEREM PARTICIPADO DA ¨RESISTÊNCIA AO REGIME MILITAR E RESTABELECIMENTO O REGIME DEMOCRÁTICO¨, COMO ELES COSTUMAM DIZER, NÃO SABEM ELES QUE A SOCIEDADE TÊM A CLARA IDEIA DE QUE NA VERDADE O QUE ELES QUERIAM IMPLANTAR NO BRASIL ERA UM REGIME SANGUINÁRIO DITATORIAL DE ESQUERDA E QUE SE TIVESSE ACONTECIDO, HOJE SERIAMOS UMA NIGÉRIA, POR ISSO MAIS DO QUE MERECIDAS AS PALMADINHAS QUE ELA LEVOU DOS MILICOS E AGORA SÓ LHE RESTA SAIR PELAS PORTAS DO FUNDO..

  5. alagoano observador

    Senadores: plebiscito é o caminho para a pacificação, neste momento. Deixa a população decidir!

  6. Leonardo P M

    CHORA PETISTA, BOLIVARIANO A ROUBALHEIRA DO PT TÁ ACABANDO SUA CONDUTA É IMORAL FERE OS PRINCÍPIOS DA CF (Constituição Federal) NACIONAL…
    É muito mimimimimi,

  7. MOSQUITA DA MANDIOCA ALUCINADA

    Vcs caíram feito uns patinhos,Bobinho.Essa estratégia do GALEGUINHO DE OLHOS AZUIS LEGÍTIMO REPRESENTANTE DA ELITE ARIANA E PRIMEIRO CAÇADOR PTRALHA JOAQUIM BARBOSA+EU+SERGIO MORO TREINADO PELO FBI+VEJA+CIA+GLOBO,de caçar bandidos,é infalível!!! Vá visitar o poste+o MULA+José Dirceu e o resto do bando na cadeia! Vão entrar para a história como a primeira quadrilha desmantelada e presa, que tentou desmoralizar o BRASIL e saiu direto do planalto para a PAPUDA(a viagem é até pequena).

  8. Glorioso

    “HOJE EU GOSTARIA DE SER UM SENADOR SUBIR A TRIBUNA E APONTAR O DEDO INDICADOR PARA O LULA NAS GALERIAS E PARA A DILMA SENTADA NA MESA DO PLENÁRIO E GRITAR: ALI ESTÁ O CRIADOR E MAIOR CORRUPTO DA HISTÓRIA POLÍTICA CONTEMPORÂNEA BRASILEIRA E AQUI ELA A CRIATURA A MAIOR CORRUPTA DA HISTÓRIA POLÍTICA CONTEMPORÂNEA BRASILEIRA E OS DOIS CRIADOR E CRIATURA EM BREVE IRÃO MORAR NOS CÁRCERES DA REPÚBLICA DE CURITIBA E FAZER COMPANHIA A OUTROS IGUALMENTE PTRALHAS DA GANGUE E RESPONDER APENADOS PELOS CRIMES DE FORMAÇÃO DE QUADRILHA E DE ROUBO DO DINHEIRO PÚBLICO DO POVO BRASILEIRO. INFELIZMENTE NENHUM SENADOR ATUAL TEM MORAL PARA FALAR ESTAS VERDADES VERDADEIRAS”.

  9. Alexandre

    Graça a meu bom Deus q tinha o Eduardo cunha pra fude com essa corja de ladrão do PT é esses safado dos pucha saco deles vai pra Quintos dos inferno todos que defende esses ladrão

  10. ZeDoPovo

    Caro Bob,

    Apesar de não ser jornalista, ouso em dá um pitaco, uma dica em “sua redação:.

    Não seja tão repetitivo, isso cansa seu leitor, não só no tema e na forma, mas também com os nomes, nesse comentário, você repetiu o nome ” Dilma”, mais de dez vezes, Muitos aqui já disseram, só entra para comentar, nem ler. Não é falta de talento de sua parte, talvez seja porque você, esteja tão abitolado com todo o processo, que escreve, sem prestar atenção.

    Valeu, obrigado.

  11. Roberto,
    Toda a farsa montada foi descontruída ponto a ponto pela presidenta afastada.Resta apenas perceber o óbvio,se deu vida a quem estava morto,Partido dos Trabalhadores.

  12. Nelson

    Bob PTralha !
    O poste Dilma já entrou para a historia !
    Entrou para a história como o pior presidente do Brasil. Quebrou a gigante Petrobrás o orgulho do povo Brasileiro, quebrou o BNDES e cx economia. Deixa o legado de mais de 12 milhões de desempregados, o combustivel mais caro da nossa historia, o maior numero de homicidios do mundo, e o maior roubo da historia universal. Ou seja essa criatura e seu criador, já tarde, muito tarde, uma bpa viagem pra eles, só de ida. Bye bye.
    Outra coisa PTralha Véio puxa saco, Dilma, Lula, falam tanto em Democracia, mas só mantem boas relações e doam bilhões e mais bilhoes do nosso dinheiro a paises de governos totalitarios e matadores de gente, como, Cuba, Venezuela, Bolívia, Iran, coreia do Norte. Aos paises verdadeiramente democraticos, se fosse possivel o criador e a criatura cortariam relaçoes diplomaticas. Véio, vai tomar teu remedio e vá dormir, vá! !!

  13. Nelson

    Bob PTralha !
    O poste Dilma já entrou para a historia !
    Entrou para a história como o pior presidente do Brasil. Quebrou a gigante Petrobrás o orgulho do povo Brasileiro, quebrou o BNDES e cx economia. Deixa o legado de mais de 12 milhões de desempregados, o combustivel mais caro da nossa historia, o maior numero de homicidios do mundo, e o maior roubo da historia universal. Ou seja essa criatura e seu criador, já tarde, muito tarde, uma bpa viagem pra eles, só de ida. Bye bye.
    Outra coisa PTralha Véio pucha saco, Dilma, Lula, falam tanto em Democracia, mas só mantem boas relações e doam bilhões e mais bilhoes do nosso dinheiro a paises de governos totalitarios e matadores de gente, como, Cuba, Venezuela, Bolívia, Iran, coreia do Norte. Aos paises verdadeiramente democraticos, se fosse possivel o criador e a criatura cortariam relaçoes diplomaticas. Véio, vai tomar teu remedio e vá dormir, vá! !!

Comments are closed.