Violentam a menina e estupram a humanidade
   27 de maio de 2016   │     12:53  │  27

Por Aprigio Vilanova*

Uma menina de 16 anos é violentada por mais de 30 estupradores, em uma favela, no Rio de Janeiro. A sessão é gravada e divulgada nas redes sociais por um dos criminosos. Exibem-se sem a menor preocupação, zombam da dor e das autoridades.

Enraízam a cultura do estupro, naturalizam a violência, é uma sociedade criminosa e violenta.  A função da mulher, nesta mentalidade, é proporcionar prazer e não importam os meios para obtê-lo.

Nadine Gasman, porta-voz da Organização das Nações Unidas (ONU) Mulheres, no Brasil, afirma que: “A violência contra mulheres é uma construção social, resultado da desigualdade de força nas relações de poder entre homens e mulheres. É criada nas relações sociais e reproduzida pela sociedade”.

A força desta prática fica registrada em Casa Grande e Senzala, de Gilberto Freire, na construção da miscigenação do Nordeste brasileiro. A prática do estupro era disseminada entre os senhores de engenho e foi a base da miscigenação.

Segundo dados da ONU 7 em cada 10 mulheres já foram ou serão violentadas em algum momento na vida. O Brasil está entre os seis países que mais matam mulheres e a cada 11 minutos uma mulher é estuprada.

O crime ocorrido no Rio de Janeiro precisa de punição exemplar, mas o problema é bem maior e mais complexo. O problema está enraizado na mentalidade, é preciso de educação para desconstruir esta mentalidade.

O projeto aprovado pela Assembleia Legislativa de Alagoas, Escola Livre, é um exemplo de que o desafio para os educadores é grande. O debate de gênero é fundamental para começar a desconstruir estes absurdos.

*graduado em jornalismo pela Universidade Federal de Ouro Preto – MG

COMENTÁRIOS
27

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. Repensar

    Kkkkkkk vc não entende nada da Índia mesmo MOSQUITA kkkkk
    Com relação a proteger bandido quem protege é vc!
    Defendo a prisão de Lula sim, mas defendo também a prisão de FHC, AÉCIO E CIA!
    CARA, O QUE VC NÃO ENTENDE É QUE OS GOVERNANTES PRECISAM CUMPRIR O ESTADO SOCIAL PREVISTO NA CONSTITUIÇÃO!
    FOI COM O PT QUE isso OCORREU, MESMO QUE DE FORMA MINIMA, POREM OS OUTROS NADA FIZERAM SÓ ROBARAM!
    TEMOS QUE PENSAR O BRASIL DO PT PRA FRENTE JAMAIS RETROCEDER!!!

  2. amigo do povo

    Durante anos e até meses atrás a secretaria de ação social do Rio De Janeiro este nas mãos do PT.

    O caso é de polícia e deve ser apurado pela mesma. Nada justifica o ocorrido.

    Não é a direita ou o centro que diz que bandido é problema do meio social, são vítimas. A deputada Maria do Rosário
    e outros da esquerda estão cansados de vitimizar bandidos.

    Quem defende bandido é advogado ou bandido.

    Lembro tambem que quem começou com a vitimizaçãod e bandidos no RJ foi o Sr, (já falecido) Leonel de Moura Brizola, quem proibiu as ações da policia nos morros foi ele, época da criação dos cheiródromos. Foi ele também que comprou camburões de fibra de vidro para a PM (pode isto ?) . Não vou comentar o porque da PM não subir os morros cariocas, todos do RJ sabem disto.

    Outro dia ouvi um retardado de esquerda dizer que os assaltantes na verdade estão fazendo é uma redistribuição de renda.

    Hoje em dia uma criança de 15 anos nas favelas do RJ que esteja no crime já tem um filho,
    anda com uma pistola 9 mm e tira serviço co AK 7.62.
    A hipocrisia da esquerda de merda pode ser vista diariamente na TV Câmara.

    Quem realmente quer acabar com a lava-jato ? Vejam o projeto de lei do PETRALHISTA DALMUZ , vejam por favor.

    A cadeia esta ficando muito perto do Molusco, aguardem, brevemente LULA NA CADEIA.

  3. Novais

    Aprígio,
    Artigo contundente e verdadeiro,realmente precisamos desconstruir essa cultura nefasta do estupro gerada por nossa sociedade arcaica e não será amordaçando quem pode criar cidadãos críticos que melhoraremos esse problema genuinamente cultural.

  4. Repensar

    Kkkkk MOSQUITA SAI DOS LIMITES DE VEJA, SABEROTO KKKKKKKK
    VC É DOIDO OU CAGA RODANDO? kkkkkkkk
    RAPAA RESPEITO O FERNANDO, POIS ELE É O CARA MAIS INTELIGENTE E COERENTE DO BLOG!!!
    MOSQUITA ATORDOADA, A ÍNDIA TEM ÍNDICES BAIXO DE VIOLÊNCIA PORQUE TEM UMA RELIGIOSIDADE MUITO FORTE!
    OS PODEROSOS APROVEITAM A FÉ DO POVO PRA DOMINAR E MANTER A ORDEM! CONFORMISMO ENTENDEU?
    NÃO ENTENDEU AINDA ZE BURRINHO?
    OS PRINCÍPIOS DO INDUISMO (RELIGIÃO COM MAIS ACEITAÇÃO) ORIENTA AS PESSOAS A LEVAR UMA VIDA BASEADA NA SOLIDARIEDADE E FRATERNIDADE PARA SEREM MAIS EVOLUIDAS E CHEGAREM MAIS PRÓXIMAS DO MOKSHA!!!
    NA PRÓXIMA VOU COBRAR A AULA VIU IDIOTA MÁXIMO!!!

    1. MOSQUITA DA MANDIOCA ALUCINADA

      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.é assim? ta faltando DEUS no coração das pessoas?! É isso? Então,tá.Me explica então porque a religiosidade se aplica contra a violência mas não se aplica contra o estupro na Índia.Parece que vc é simplista demais,REPENSAR,e esse simplismo seu,reflete,na verdade,uma ignorância ridícula. Agora,se o que nos diferencia é eu acreditar em punir vagabundo e você acalantá-los,vai você aos morros,já que é,de araque,claro,tão preocupado com esses vagabundos,doutriná-los.Vai.

  5. Glorioso

    Ué, não defende mais os PTralhas Lullarapio e Dilmaladra só porque serão presos a qualquer momento por decisão do Magnânimo Dr Sérgio Moro. O senador fodido cairá logo, logo. Tenho dito.

  6. Repensar

    MOSQUITA VC É UM PERFEITO IDIOTA ÚTIL!
    A VIOLÊNCIA (CONFORME FALEI NO COMENTÁRIO ACIMA) ESTÁ INTIMAMENTE LIGADA A SOCIEDADE CONSERVADORA E EXCLUDENTE QUE VC DEFENDE, SIM!!!
    A CULTURA DO ESTUPRO É MAIS UMA MAZELA DA SOCIEDADE MACHISTA – SOCIEDADE QUE VC RATIFICA! (E, É NO MACHISMO EXACERBADO QUE ENCONTRAREMOS AS RAZÕES PARA TANTO ESTUPRO NA SUÉCIA)!
    COMO TODO CONSERVADOR VC É CONTRA AO BOLSA FAMÍLIA, POLÍTICA DE COTAS, IDEOLOGIA DE GÊNEROS, SEM TERRA E ACHA QUE LUGAR DE NEGRO É NA SENSALA E POBRE NA PERIFERIA!!!
    OBVIAMENTE VC É CONTRA A MESMA LIBERDADE QUE É DADA AO HOMEM SER DADA A MULHER!
    É POR CAUSA DO SEU PENSAMENTO(CONSERVADOR E CONSEQUENTEMENTE MACHISTA) QUE AS MULHERES VÃO CONTINUAR A SEREM AGREDIDAS, ESTUPRADAS E MORTAS SIMPLESMENTE POR SER MULHER!
    A CULTURA DO ESTUPRO SÓ É POSSÍVEL NO CONTEXTO CONSERVADOR, ONDE EXISTE UMA PROFUNDA DESIGUALDADE DE GÊNEROS!
    É COM UM GOVERNO CONSERVADOR QUE A VIOLÊNCIA E A OPRESSÃO ENCONTRAM TERRENO SEM RESISTÊNCIA PARA AVANÇAR!
    MAS, AINDA BEM QUE EXISTE JORNALISTA FEITO O BOB (ILUMINADO POR DEUS) QUE LUTA POR UMA SOCIEDADE COM MAIS INCLUSÃO – VALEU BOB!!!

    1. MOSQUITA DA MANDIOCA ALUCINADA

      Vou nem responder a vc,medíocre.Vou fazer apenas um comentário: 30 milhões na conta pessoal do MULA. Isso faz com que realmente o ladrão de 9 dedos tenha feito a maior inclusão da família dele no seleto clube dos milionários.A isso se dá o nome de governo da inclusão?

    2. COXINHA GOLPISTA

      E os treze amos do teu governo populista produziu o que?
      Que eu saiba ROUBALHEIRA e BANDIDAGEM, além de falir a Petrobrás, Correios, Eletrobrás, BNDS e os FUNDOS DE PENSÃO.
      Sim, ainda PRODUZIU ONZE MILHÕES DE DESEMPREGADOS.

      É isso que vocês apoiam ?
      Vai REPENSAR TUA IGNORÂNCIA para teu próprio bem.

  7. Lopes

    Estupro coletivo: Como sempre, os esquerdistas geram o mal e depois o denunciam, culpando parte da sociedade para jogá-la contra as demais. Enquanto não privarmos esses desgraçados de TODOS os seus megafones, não haverá paz nem ordem no Brasil.
    No Brasil inexiste a cultura do estupro, há demasiados crimes de estupro, há frouxidão à punição, aqui o criminoso desdenha das leis.
    No Brasil existe sim; um judiciário lento e retumbante estupidez!
    No Brasil inexiste a cultura do estupro, há a indústria da erotização infantil que generosamente atende a demanda pedófila, há também o marketing, o lucrativo comércio da obscenidade, tanto na televisão como não obstante em manifestações “artísticas”, em gêneros e letras musicais vulgares que nos morros e becos Brasil afora instigam, ou mais apropriado, incentivam adolescentes a ostentarem fuzis em riste. “Pega a metralhadora; trá! trá! trá!” – não o que diz chula canção?
    No Brasil inexiste cultura do estupro, aqui o que há em abundância é uma sociedade civil hipócrita e um Estado inchado de ideólogos demagogos, legisladores e suas ineficientes leis que mais promovem a depravação; violência.
    Aqui não há cultura do estupro, aqui não há berço esplêndido, muito menos mãe gentil.
    Aqui o que há é uma Sodoma; um covil chamado Brasil.

  8. fernando

    Pois é bob, a violência contra a mulher cada vez maior e os nobres deputados alagoanos aprovando lei que proibe professor de falar de gênero e sexualidade. ..pior que os deputados aprovarem a lei é a maioria do povo ser favorável. Bem vindo a era Temer e seu ministro da justiça, que é ex-secretário de segurança de São Paulo…lá onde Pvc manda e desmanda e onde chacinas de jovens pobres de periferia é esquecida. ..

    1. MOSQUITA DA MANDIOCA ALUCINADA

      Esse fernando é outro idiota do tamanho do repensar.Chamar bandido de coitadinho e passar a mão na cabeça deles,é um estímulo sim,a violência.Não me venha com teorias como essas de coitadinhos não,pq se fosse assim,a Índia teria índices de violência maior do que o Brasil,babaca.Com mais de 1 bilhão de pessoas e índices baixíssimos de violência com uma pobreza muito maior do que a brasileira.Chega de hipocrisia,babaca!

      1. Fernando

        KKKK Dona Mosquita, que tal se matricular num E.JA.? A senhora deve ser mais uma vítima da (má) educação das escolas alagoana e seus governantes corruptos! Me mostra onde eu chamei bandido de “coitadinho”? Se encontrar te pago um picolé Caicó de groselha!

    2. MOSQUITA DA MANDIOCA ALUCINADA

      Esse fernando é outro idiota do tamanho do repensar.Chamar bandido de coitadinho e passar a mão na cabeça deles,é um estímulo sim,a violência.Não me venha com teorias como essas de coitadinhos não,pq se fosse assim,a Índia teria índices de violência maior do que o Brasil,babaca.Com mais de 1 bilhão de pessoas e índices baixíssimos de violência com uma pobreza muito maior do que a brasileira.Chega de hipocrisia,babaca! Ainda se acha o culto,o dono da verdade!

      Ps. Estou preocupadíssimo!!! As coisas saíram ao controle!!! A VEJA continua descendo o pau no PMDB! Essa entidade criada por nós; EU+GLOBO+REPRESENTANTE DA ELITE ARAIAN O GALEGUINHO DE OLHOS AZUIS JOAQUIM BARBOSA+VEJA+SERGIO MORO+CIA para derrubar o governo e dominar o mundo,nós perdemos o controle sobre a VEJA!!! Ainda bem que existem voces,que não se deixam enganar,são os verdadeiros esclarecidos,para ficar de olho nessa parte do monstro que fugiu ao controle!!!

  9. Nelson

    Não precisa prender ninguem ! Até porque se forem preso a justiça e os Direitos Humanos logo soltam e ainda processam a policia. Bastava rodar as cadeias do Brasil por trinta dias, e em cada cadeia deixava um desses machôes metro sexuais divertindo a galera que tá lá de quarentena sexual. Garanto que sairiam de lá umas mocinhas bem comportadinhas.

    1. fernando

      Responder violência com mais violência é própria de animais selvagens. Países civilizados e pessoas inteligentes responde à violência com leis e justiça. Se não há justiça no Brasil, não é transformando o país numa selva que a coisa vai melhorar.

    2. amigo do povo

      Presidio hoje e SPA de bandidos filiados a faccões.Como pode um partido que esteve no poder até 20 dias atrás, que deixou nossa fronteiras abertas ao narcotráfico, ao tráfico de armas, quase não liberou verbas para a melhorias e aumento de vagas nos presídios, bloqueou as pssiveis melhorias para a classe policial (tratando os mesmos como inimigos do estado) vir agora bancar a virgem vestal ? Ficaram 13 anos no poder e nada fizeram a não ser dizer que isto era consequencia dos governos FH.
      É ser muito FDP vir agora, apontar o dedo para o Presidente Temer , com vinte dias de existência, Ninguem es´ta ai para elês !

  10. Novais

    Uma coisa é certa,muitos destas bestas humanas pensariam três vezes antes de participar do bacanal que já,já dirão : Estávamos drogados;embriagados,loucos ou será que alegaram sexo consentido pois se tratava de uma fantasia se sexo grupal ou quem sabe foi o coisa preta que se apossou dessa escoria que em muitas vezes se escondem no manto do dinheiro 💲 e poder.

  11. Novais

    Aprígio,
    A palavra indignação é a palavra a ser adotada a tamanha brutalidade que nem no mundo dito irracional felizmente não existe.A nesta homem se veste de macho para praticar atrocidades inimagináveis.Precisamos de alteração da lei penar de forma promover castração química ou semelhante não no intuito de corrigir uma mente desta espécie,porém inibir situações semelhantes por medo do que estará por vir.A sociedade por vezes é conivente e permissiva a atos do tipo:Fulana bebeu e (…)não tem dono .Frases frutos de quem acha que pode tudo;está na hora de nos tornamos intolerantes a esse tipo de aberração que teima permanecer em nosso mundo dito civilizado.Chega de tanta omissão e aceitação escondido no submundo masculino.É o que penso e vocês?

  12. Repensar

    Filhos das putas de vcs coxinhas é por causa do egoísmo de vcs que a violência ocorre em todos os âmbitos!
    Vcs são contra a inclusão e consequentemente contra os governos populares!
    Então, tome violência, infelizmenteeee

    1. MOSQUITA DA MANDIOCA ALUCINADA

      Esse repensar,identidade secreta do Nietzsche(covarde,fica se escondendo pq ja foi desmoralizado aqui),é realmente um total idiota(típico PTralha) consciente. Então vc acha que estupro tem a ver com condição social? porque,então,a Suécia tem uma das maiores taxas de estupro da europa,imbecil? Se vc justificar essa estatística responsabilizando o regime sueco,provando,eu mudo meu conceito.Mas,por enquanto,o que eu digo é justamente o contrário do que propõe a PTralhada,que protege bandidos como coitadinhos.Tá faltando é cacete no lombos desses vagabundos.

  13. ZéDoPovo

    O problema é muito mais profundo que isso. Há muito tempo que estamos vendo em nosso país, um mar de corrupção sem precedentes, não se investe em educação, nem em lazer e cultura. Nada, absolutamente nada justifica o que aconteceu, os culpados devem responder pelo que fizeram. Mas essa juventude, não tem perspectiva alguma, não tem educação, não tem lazer, não tem em que se ocupar, e o pior, olham para o topo da piramide social, e ver as autoridades, envolvidas nos mais graves crimes contra o povo brasileiro – sim, porque, estar envolvido em corrupção, significa dizer, que milhares de pessoas ficaram na miséria, sem educação, alastrando-se a violência – Então quando o individuo ver essas figuras, sabidamente criminosas e rindo da população e mentindo na televisão, sem nenhuma punição, se sentem no direito de praticar o crime também. O exemplo deve vir de cima.

Comments are closed.