Silêncio. Assim como começou, terminou a CPI do HSBC
   25 de maio de 2016   │     23:47  │  12

Por Aprigio Vilanova

Aprovado o relatório final da CPI do HSBC. Nenhum indiciado no relatório do senador capixaba Ricardo Ferraço (PSDB), o senador se limitou a cobrar apenas a rapidez das investigações nos órgãos oficiais.

O senador  Randolfe Rodrigues (REDE-PA) afirmou:  “a CPI não cumpriu seu papel, não obteve os resultados esperados, desejados” e apresentou seu voto em separado. Denunciando os vícios no andamento da comissão.

Mas se o intuito era apenas a rapidez das investigações dos órgãos oficiais, não se fazia necessário o expediente da CPI; despendendo esforços para o resultado inócuo que apresentou.

A lista de brasileiros com contas no HSBC da Suiça ultrapassa oito mil nomes. A composição da lista é bem diversificada, constam artistas, empresários, políticos, bicheiros, entre outros. Na época o valor depositado chegava aos R$ 20 bilhões.

O escândalo foi descoberto a partir da documentação entregue por um ex-funcionário do banco ao Consórcio Internacional de Jornalistas Investigativos, ao todo são mais de 103 mil pessoas envolvidas com o suiçalão em mais de 203 países.

Tanto na revelação quanto no desfecho da CPI,  a mídia, de modo geral, colocou em segundo plano na agenda informativa. Os grandes jornais televisivos da rede aberta sequer mencionaram a votação do relatório, hoje (25).

A CPI foi instaurada em fevereiro de 2015, há mais de um ano em funcionamento.

Os desfechos das CPI´s a gente já sabe muito bem, não há muito que esperar e nem o que se surpreender.  Esta é a regra geral da história geral das CPI´s no congresso.

Resta agora esperar as investigações que correm na Fazenda e na Polícia Federal, com colaboração mútua do governo francês e suiço.

 

*graduado em Jornalismo pela Universidade Federal de Ouro Preto – MG

COMENTÁRIOS
12

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. Novais

    E espero que acabem com financiamento de campanhas políticas com dinheiro de empresas,ou será que gostam de fazerem caridade.E qual o motivo que não querem acabar?

  2. Novais

    Pedro,
    Realmente você tem razão, impeachment não é golpe,desde que obedeça o processo legal e não possua vícios insanáveis e essa resposta será dada pelo Supremo por esses dias,caso concordem com tudo que ocorreu e está vindo a tona serão os avalistas da iniqüidade, se posicionando diferente estará aberto o caos político e econômico novamente.Saída ….ajustar com o TSE um calendário para novas eleições para presidente pois de fato e direito estará casado a chapa que elegeu a Dilma,ou seja,seu vice-presidente também e se forem mais justos anulação de todas as chapas da eleição anterior,pt,psdb,…alimentados com a mesma comida,dinheiro das construtoras e etc.

  3. Pedro João Paulo Santos Silva e Bragança

    Esse Fernando é muito burro. Dizer que o impeachment da incompetente e corrupta Dilma é golpe é uma babaquice. Está previsto na Constituição, além do que o rito processual foi regulamentado pelo pelo Supremo, votado e aprovado na Câmara e Senado. Até nos Estados unidos todo mundo sabe que o impeachment é legal, além de sobejamente moral. O remédio jurídico natural injetável perfeito no escandaloso sistema de poder petista…

  4. fernando

    Os mais inteligentes já perceberam que foram enganados. Uma camarilha de bandidos graúdos, liderada por velhas raposas (Cunha, Temer, Sarney, Jucá, entre outros), apoiou o povo (desinformado) como massa de manobra, aplicou um golpe de estado, com a finalidade de escapar dos processos da Lava-Jato. Enquanto a mídia só falava mal do PT, os ratos do navio preparavam o motim.

  5. Pedro João Paulo Santos Silva e Bragança

    Esse artigo prova que o petismo alienado realmente causa dano cerebral. E evolui para um quadro de demência, catatonismo e esquizofrenia. Temos ainda ladrão dando uma de depressivo e doido pra livrar-se da prisão e negar o ato doentio e o cleptomaníaco, esses petistas sindicaito. Pau e cadeia nesses bandidos travestidos de social-comunistas! Xau meninos e meninas, forever…….

  6. Repensar

    Kkkkkkkk em novas gravações Machado diz: Aécio é vulnerabilissimo!
    PRONTO, caiu o sonho de consumo dos coxinhas kkkkkkkkkkkkkkkk
    REDE GLOBO É A MÃE E O PAI DO ANALFABETISMO POLÍTICO!
    O GALEGUINHO PULOU FORA DO GOLPE KKKKKKKKK
    O MORO É PELEGO DO PSDB KKKKKKK
    PIOR É SABER QUE A CORJA DO GOLPE TEVE APOIO DO SUPREMO!!!

  7. Pedro João Paulo Santos Silva e Bragança

    Tem o Bob, e agora tem o Bobinho pra defender os ladrões e assaltantes petistas! Parabéns Eduardo Cunha, fico muito feliz com sua volta. Prestou grande serviço, com o impeachment, ao povo brasileiro, livrando-o dessa gangue do sindicato dos ladrões petistas…Cadeia nesses bandidos que teram que devolver o dinheiro do povo……Adeus Mula vagabundo mentiroso e Delma anta songa monga…Xau pelegos baderneiros e desordeiros, pau neles…

  8. Novais

    Aprígio,
    A quem interessa a apuração deste escândalo?Dos mais pobres?Dos mais ricos?Da imprensa abastada?Receita Federal?E possibilidade de legalizar esse dinheiro 💲,foi a frente,teve resultados efetivos?Responda-me caro jornalista.

  9. Marcelo

    Hoje o blogueiro não tinha muito o que falar, talvez por conta das gravações reveladas ontem pelos noticiários! Naquelas se pode extrair que o beneficiário maior do tal “pacto” seria nada menos, nada mais que o molusco, ou seja, foi revelado quem seria o verdadeiro traidor…
    Seria muitos objetivos, dentre eles, promover o parlamentarismo, nomear o maior beneficiário como 1º ministro e modificar a lei da deleção premiada e assim garantir mais uma de uma dezena de anos no mesmo esquema contra a nação… Há quem duvide, vai entender!

  10. Repensar

    Meu caro jornalista, a grande mídia colocou em segundo plano, porque sabe que o escandalo envolve políticos de vários partidos!
    A REDE ROUBO, sabe que figurinhas carimbadas do PSDB também estão envolvidas!
    É mar de lama do Suiçalaoo kkkkkkk
    PT, PSDB, PMDB, DEM… COXINHAS ABASTADOS! TEM ATÉ TRAFICANTES ENVOLVIDOS NA LAVAGEM E SONEGACAO!!!
    Vai que é tua Sérgio Moro tenta repatriar o dinheiro escondido pra investir na saúde e educação!
    Tu vai nada juizinho do PSDB KKKKKKKKKKKKK

    1. MOSQUITA DA MANDIOCA ALUCINADA

      Nao vamos especular,vamos em cima dos fatos.Não tenho ´duvidas de que tem político de todos os partidos nessa bandalheira,mas não existe dúvidas.Não tenho dúvidas da quantidade de artistas de “esquerda” que tem dinheiro sonegado e ganho em esquemas com prefeituras e governos estaduais e que veem com aquele discurso hipócrita,típico de quem se declara “esquerdinha”.Essa hipocrisia não surpreende,basta olhar o representante mor desse tipinho,o esquerdalha chico buarque que preocupado com a fome do povo,tem apartamento em Paris e uma área no metro quadrado mais caro do Brasil,o Leblon,para,de vez em quando,jogar uma pelada com os amigos.Ainda bem que a roubalheira Ptralha ja é completamente documentada,não é especulação,e está sendo apurada e punida.

Comments are closed.