Do Ivanildo Vilanova: já pensou o Brasil ser dividido e o Nordeste ficar independente?
   22 de maio de 2016   │     20:38  │  11

Brasília – Os versos do poeta paraibano Ivanildo Vilanova, e que já foram musicados,  marcaram a discussão sociológica na década de 1980 em torno do rumo que o País deveria tomar para o ajuste da sua economia e, sobretudo, da política.

E o Nordeste passou a ser discutido sem a visão paternalista e colonizadora do Sul e do Sudeste, ávidos consumidores da mão-de-obra nordestina barata e abundante. O pior é que também havia a exploração e a colonização interna, ou seja, entre os próprios nordestinos produtores de açúcar e álcool – que igualmente exploravam os conterrâneos.

Até a década de 1970, o Nordeste manteve-se como o grande fornecedor de mão-de-obra para o Sul e o Sudeste se desenvolverem. Ainda hoje é possível localizar nordestinos vivendo no Norte do Paraná, como herdeiros da labuta dos antepassados que vieram trabalhar na lavoura de café.

São Paulo nem se fala, tal a gigantesca população de nordestinos espalhados por todo o Estado.

Mas, embora em ritmo lento, o Nordeste foi se desenvolvendo graças à riqueza do solo e do subsolo – que produzem alimentos, pescados e minérios. Por exemplo: existem seis jazidas de sal-gema no País, mas nenhuma se iguala à pureza de quase 100% de cloreto de sódio igual às jazidas alagoanas.

Alagoas também produz 2 milhões de metros cúbicos de gás natural, dissociado do petróleo, por dia. A maior parte do gás que Alagoas produz vai para Sergipe, a Bahia e Pernambuco.

Todavia, só a partir do governo Lula é que o Nordeste começou a acelerar os passos rumo ao desenvolvimento industrial.  Estaleiros e fábricas de automóveis foram construídos na Bahia e em Pernambuco; o fluxo turístico mais do que dobrou e vieram as chamadas indústrias de ponta.

Gostem ou não, esse processo de desenvolvimento do Nordeste foi conduzido pelo governo Lula.

O desenvolvimento do Nordeste, combinado com as conquistas sociais, valorizou a mão-de-obra nordestina. O Sul e o Sudeste sentiram isso quando procuraram mão-de-obra barata e não encontraram –  e sem contar com a fiscalização mais intensa da Procuradoria do Trabalho no tocante às condições de trabalho e ao cumprimento rígido das leis trabalhista.

Não por coincidência, porque coincidência não existe, os planos do governo Temer levam ao desmonte dessas conquistas sociais, a começar pela mudança no critério de correção do salário-mínimo, que não será mais atrelado à inflação.

O Nordeste é quem mais vai perder com o governo Temer. É da tradição dos golpes privilegiar uma região e manter outra subjugada, mas eles não podem esconder que o Nordeste dá lucro e, caso fosse um País, registraria superávit na balança comercial.

O Nordeste importa 49 bilhões de dólares e exporta 51 bilhões de dólares. Quem sabe isso inspirou o economista, repentista e poeta Ivanildo Vilanova nos versos que diz assim:

– Já que tem a separação de fato/ Vamos torna-la de direito.

Ou seja: já pensou o Brasil ser dividido e o Nordeste ficar independente?

COMENTÁRIOS
11

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. Repensar

    São óbvias as conquistas sociais e econômicas da última década! Parabéns pelo texto!!!
    .Aos coxinhos eu só posso dizer: É muita falta de sensibilidade histórica! É muita revista Veja na cabeça!!! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  2. Fernando

    Bob, sou filho de pau-de arara com muito orgulho. Meu pai analfabeto foi para o norte do Paraná para trabalhar em condições de escravo nas lavouras de café e lá nasci e me criei. Hoje, com doutorado, voltei à terrinha onde meu pai nasceu. Não sou nordestino de nascimento, mas de coração! Sonho um dia ver essa terra prosperar. Você tem razão, no governo do PT o nordeste foi a região que mais cresceu no Brasil, eu mesmo foi um dos que fiz o caminho inverso e vim para cá em busca de melhores condições de vida e trabalho. Com Temer, pode ter certeza, uma nova onda de pau de araras nordestinos miseráveis e sem direitos trabalhistas, mais uma vez, vai enriquecer os empresários paulistas. Triste realidade. Pior de tudo é ver nordestinos apoiando o paulista milionário e preconceituoso Michel Temer…

  3. Novais

    Roberto
    Dados interessantes, porém longe da realidade em especial nossa Alagoas creio que todo povo brasileiro precisa se libertar do atraso atrelado ao coronelismo,de pai para filho e de filho para pai?.Quantos deputados e senadores alagoanos são o retrato desta estória? Nosso país começa em casa.

  4. Barbosa

    Bob, olhe na lista do IDH dos estados brasileiros onde se encontram Maranhão, Alagoas, Bahia, Pernambuco e Ceará. veja em quais Estados do nordeste o governo do PT contrui portos e metrôs, se foi no nordeste ou se foi em Cuba, Nicarágua e Venezuela. Não sei se é ingenuidade sua ou é safadeza mesmo. Seu infeliz, Maranhão e Alagoas contiam os Estados mais miseráveis do pais.

  5. Everton

    De nada adianta dar 5 passos e retroagir 10. O PT ajudou no desenvolvimento , mas logo depois esqueceu a esquerda e caiu nas trevas da corrupção. corruPTosnãopassarão!!!

  6. Interiorano

    O fato é que depois da lambança que o PT fez, esse País nunca mais será o mesmo! E aí, chega se ao ponto dos petistas que pensavam governarem para sempre o Brasil, ficarem insulflando a população com ideias de golpismo e separatismo! Gente, esse pessoal é radical mesmo! Não sou simpatizante de partido algum, porém, já que há um governo interino, face a um impeachement ocorrido dentro da contitucionalidade, desejo que o mesmo faça um bom governo e tire o Brasil do atoleiro em que o PT o jogou! Mas, aí, os petistas estão torcendo que o governo interino dê errado e que o País, diga se a população brasileira, entre pelo cano! Eis o bom da democracia : a alternância (partidos e pessoas) de poder! Quem sabe, não se verá futuramente, um PSB, ou um PPS, ou um PSOL, ou um PDT, ou qualquer outro partido, no comando do País! Viva o Brasil! Viva a Democracia! Viva o Povo Brasileiro! Xô radicalismo que beira a um fanatismo politico partidário!

  7. OLIVEIRA

    Bob, ultimamente tenho discordado de muitos comentários seus, mas neste há pontos em que concordo plenamente com você. A migração dos nordestinos para o Sudeste e o Sul do país foi propositalmente forçada, fruto de uma política criminosa visando à obtenção de mão de obra farta e barata. Assim, por falta de investimentos em nossa região, milhões de nordestinos, fugindo da fome e da sede, foram obrigados a deixar a terra natal transportados feito gado nos malditos paus-de-arara. Ao chegar nos Estados do Sul/Sudeste, principalmente São Paulo, eram entregues à própria sorte, despejados em verdadeiros chiqueiros como a Vila Parisi, Vila Siri e Vila Socó, todas na cidade de Cubatão/SP, locais que, pelo menos à época, fariam os campos de refugiados da Síria parecerem hotéis cinco estrelas. Os Estados da regiões Sul/Sudeste prosperaram, enquanto o Nordeste se arrastava. Feito vampiros, sugaram o nosso sangue e em troca nos fazem alvos de discriminação e chacota, culpando-nos pelo atraso econômico, tratando-nos como brasileiros de segunda categoria. Para o Nordeste tudo é difícil, cito a transnordestina, a transposição do São Francisco, Porto de Itaqui e as refinarias prometidas. Em Alagoas, cito o asfaltamento do trecho Carié/Inajá, o Aeroporto de Maragogi, Estaleiro de Coruripe, a ponte Penedo/Neópolis, a duplicação da Br 101 e o canal do sertão. Quando às políticas compensatórias que você atribui ao Lula e ao PT, discordo em parte, vez que alguns dos programas sociais foram utilizados como moeda de troca pelos partidos aliados em nome da pretensa governabilidade. Dessa forma, os cadastros ficam nas mãos dos cabos eleitorais, transformando os programas em assistencialismo eleitoreiro que nada mais é do que uma forma de voto de cabresto. Registro a minha indignação, entre outras e em outros governos, de ver a nação gastar rios de dinheiro com a realização de uma copa do mundo e de uma olimpíada que nos deixou de benefício apenas a fumaça da tocha e ver a Presidente Dilma participar da inauguração de um pequeno trecho do canal do sertão sem perder a oportunidade de esfregar na cara do sertanejo a obra, como se tivesse operado um milagre divino. Mas justiça seja feita, a infeliz atitude da mandatária afastada já foi várias vezes repetidas pelos seus antecessores. Contudo, tenho certeza de que a região onde o Brasil começou, ainda será a mais rica do país.

  8. Nelson

    Ou Bob, esse Nordeste desenvolvido e industrializado pelo Lula Ladrão que vc cita, deve ser então no Nordeste de Cuba, Venezuela, Boliviia, Nicarágua, Eduador, né, pois foi por lá que o pilantra gastou nosso dinheiro.

  9. Mário Jorge Souza da Hora

    Vc acabou de demonstrar seu total desconhecimento em geopolítica, economia, cultura e mesmo política.

  10. Nelson

    Vez em quando Deus acorda de brincadeira e coloca no mundo uns babacas idiotas pra divertir as pessoas. Mas, não precisava exagerar né Senhor !

Comments are closed.