A derrota de Michel Temer, Eduardo Cunha e dos golpistas
   17 de fevereiro de 2016   │     21:59  │  16

Brasília – A vitória do deputado Leonardo Picciani na disputa pela liderança do PNDB na Câmara revestiu-se de significados.

Um deles é que o vice-presidente Michel Temer, em plena campanha para se reeleger à presidência do PMDB, foi o grande perdedor.

Temer se aliou ao presidente da Câmara, Eduardo Cunha, e ambos foram derrotados. A eleição para a escolha do novo diretório nacional do PMDB é no mês que vem.

Dos 67 deputados que o PMDB tem na Câmara, 60 votaram no deputado Leonardo Picciani para ser o líder. O deputado Hugo Mota, apoiado por Temer e Cunha, apregoava vitória antecipadamente confiando no poder de persuasão de Temer, pela palavra, e de Cunha pela truculência e ameaças com que trata dos seus interesses.

Outro significado da eleição é que o resultado vai influenciar a disputa pela presidência nacional do PMDB, na qual Temer se empenha por questão de sobrevivência. Perder a presidência nacional do PMDB significaria para Temer perder o poder.

Quem se fortalece no partido é o grupo que reúne o senador Renan Calheiros e o ex-presidente José Sarney.

No que se refere à disputa propriamente dita, com os bastidores e as manifestações da galeria, tem-se o terceiro significado dessa eleição, porque exibiu as provas do movimento golpista. Teve até torcida fantasiada de mosquito para hostilizar o ministro da Saúde, Marcelo Castro, que reassumiu a cadeira de deputado por 24 horas só para votar em Picciani.

O clima político nacional está recheado de correntes do mesmo elo. No PDBB já está definido o lado legalista, no qual se inclui o senador Renan Calheiros, e o lado golpista liderado por Temer.

No PSDB também tem dois grupos; o primeiro, liderado pelo senador Aécio Neves, prega o golpe apelidado de impeachment e inclui o vice-presidente Michel Temer no rol dos culpados, porque assim assumiria a presidência.

O outro grupo, liderado pelo governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, aposta no desgaste do PT e do Lula, com a Operação Lava Jato, e quer a disputa direta em 2018.

E ainda tem o senador José Serra, cujo mandato vai até 2022, que também quer disputar a eleição para presidente em 2018.

Mas, quem também perdeu com a vitória do candidato do Palácio do Planalto na disputa pela liderança na Câmara foram os golpistas. Por isso eles eram os mais ouriçados no plenário.

COMENTÁRIOS
16

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. roberto

    Outro petista babaca que sempre com o mesmo modelo, não sabe, não viu , e a responsabilidade dos seus erros sempre terceirizando.

  2. WELLINGTON II

    Interessante é que essas agências só “rebaixam” o Brasil nos dias que antecedem decisões políticas importantes. Porque será? Não chegaram informando que investiram bilhões de dólares quando o Brasil estava a todo vapor enquanto que a Europa e E.U. A. cambaleavam na recessão. Isso eles não fazem e se oportunizam da desinformação e ignorância dos países em desenvolvimento. A fórmula é sempre a mesma. Quando um país se destaca economicamente com um modelo diferente aos seus interesses o capitalismo selvagem avança para desgastar e desestabilizar qualquer governo. Mas o resultado está aí. O capitalismo e os ensinamento do FMI e destas agências não tem mais credibilidade, nem atendem a fome discrepante dos banqueiros e grandes grupos econômicos internacionais. A quem interessa o sucateamento e a queda das ações da Petrobrás? Ao assalariado? Ao povo brasileiro? Claro que não esses desgaste serve apenas para investidores internacionais que financiam essas campanhas no se colar colou para comprar a Petrobrás, a maior empresa petrolífera do mundo pelo preço de banana. Sempre foi o sonho de consumo dessa turma que alimenta essa esperança no projeto de José Serra. Privatizar não entregar a Petrobrás sob o argumento que é inviável para a máquina pública manter o seu controle. Isso é uma mentira, isso é uma vergonha. Isso é um “desserviço” a nação e um desrespeito ao povo brasileiro. Viva a democracia, viva os verdadeiros trabalhadores “honestos” brasileiros.

    1. amigo do povo

      MAs welington a a;áo da PB j[a chegou a R$ 4,00 (era 32) e nenhum gringo quer comprar (nem eu), sugiro que vocë pegue seu suado dinheirinho e compre muitas delas para proteger o Brasil.

    2. MOSQUITA DA MANDIOCA ALUCINADA

      Quer dizer que a petrobras nunca,JAMAIS,esteve tão desvalorizada como agora,e a culpa é dos grupos internacionais? Sei…eu acho que é dos grupos internacionais+VEJA+GLOBO+CIA+MOSQUITA DA MANDIOCA ALUCINADA+COXINHAS. A velha retórica de culpar os outros pelo fracasso e incompetência pessoal.Canalhice pura.Essa tática imbecil não funciona mais,Uélita.

  3. Barros

    Bob, jornalista desinformado é igual a cego em tiroteio. Assumir seu posicionamento, não é nada de anormal, até porquê, trata-se de um blog. Mas, querer iludir leitores com pensamentos esquizofrênicos, é que não dá. Assim como tiremos que engolir a inescrupulosa Sra. Dilma por mais 2 anos, o Sr. deveria digerir que o PT está liquidado, e não adianta espernear, dar chilique e querer “guerra”.

  4. MOSQUITA DA MANDIOCA ALUCINADA

    Quem ganharia com a vitória dos aliados do Cunha? NINGUÉM! Quem perdeu com a “vitória” da mosquita? O BRASIL. Uma pena,só vamos protelar o sofrimento no país. 100.000 lojas fechadas,se multiplicarmos por pelo menos 5 trabalhadores em cada uma, 500.000 desempregados do regime socialista dos PTralhas,só em um setor da economia.Em alagoas,20 usinas a menos,e a perspectiva é que mais 6 fechem as portas.Em S.paulo 40 usinas a menos.Merces benz acaba de dar férias coletivas e os estados estão parcelando salários.Enquanto você receber esses miseráveis trocados,você vai continuar propagando suas mentiras.É,você só esqueceu de dizer que isso tudo é coisa da VEJA+COXINHAS+CIA+MOSQUITA DA MANDIOCA ALUCINADA+GLOBO.

  5. Decepcionado

    Da Redação
    Jornalistas debatem a imprensa vista como oposição; acompanhe
    Economia Atividade econômica cai 4,08% em 2015 e indica pior recessão em 25 anos 76

    Emprego industrial no Brasil tem maior queda desde 2002

    1. ZéDoPovo

      Mas para alguns, jornalistas(?), o brasil vive uma maravilha. Que a inflação, o desemprego, o caos na saúde, e segurança é coisa da revista Veja e dos coxinhas. É lamentável tudo isso que está ocorrendo. E qualquer tipo de oposição que se faça é coisa de golpista. Embora nas entrelinhas muitos se contradizem, um exemplo claro; O ex-presidente Lula, merece todo o nosso respeito pela sua história e por ser um grande líder, entretanto o maior interessado em esclarecer as acusações que que pesa sobre seus ombros é o próprio ex-presidente, entretanto o que vejo é uma tentativa de protelar seu seus esclarecimentos, se não esclarecer vai ficar mais desgastado ainda. Ele deve estar mau assessorado. Acho que ele deveria sim dá todos os esclarecimentos necessários, e focar em seu tão sonhado retorno a presidência. Se inocente e se estiver sendo vitima, tem todo o direito de concorrer. Caso contrário tem que prestar conta a sociedade.

  6. Barbosa

    Bob, qual foi a fonte que você pegou essa informação? A informação correta é : dos 67 deputados 37 votaram no Picciane, e 30 no Hugo Mota, como sempre no PMDB não existe consenso, é uma estratégia para estarem sempre na situação.

  7. amigo do povo

    Bob, você e a esquerda de merda realmente não entendem o PMDB, o partidão tem um plano próprio de poder e para isto nada melhor do que aparelhar o estado com seus seguidores. O PT não existe no plano de poder do PMDB, Veremos o que vai acontecer.

  8. Nelson

    Noticia fresquinha da noite ! A agencia Standard r poors rebaixa novamente o Bresel. Pperspectiva da economia desce a nivel de Bolivia, Paraguai, e Guatemala, vitoria da Mosquita Dilma, do Luladrao pingunço, e do veio doido Bob Vilanova

  9. Lopes

    Leonardo Picciani foi eleito. Depois de rebaixar o Brasil, Dilma Rousseff conseguiu a proeza de rebaixar o PMDB. Qual será o efeito real da eleição de Leonardo Picciani? A bem da verdade NENHUM. O governo só terá de pagar mais caro para continuar perdendo na Câmara.

Comments are closed.