Ufa! Alagoas deixou de ser o único sem irrigação no semiárido
   6 de novembro de 2015   │     8:28  │  13

Brasília – Único Estado banhado pelo Rio São Francisco que não possuía projeto público de irrigação no semiárido, Alagoas finalmente saiu dessa condição de atraso. Mas, não foi fácil.

O projeto do Canal do Sertão se arrastou por longos 21 anos, quando deveria demorar no máximo dois anos para ser implantado.

E por que demorou tanto?

Porque a irrigação no semiárido implica em restrição da mão-de-obra utilizada no corte da cana-de-açúcar.

De cada 10 trabalhadores empregado no corte da cana-de-açúcar, 9 vêm do Sertão; são sertanejos que “descem para o Sul” – é assim que eles chamam a Zona da Mata – para sobreviverem no período da seca.

No município de Poço das Trincheiras tem um povoado conhecido como a morada das viúvas de marido vivos, uma referência à época que elas assumem o comando da família enquanto os maridos estão no corte da cana.

A demora na implantação do Canal do Sertão para irrigar o semiárido alagoano deveu-se a essa particularidade.

Iniciado no governo Geraldo Bulhões, o projeto foi suspenso no governo seguinte sob o pretexto de que necessitava de estudo mais aprofundado. Conversa.

Diz-se que a justificativa para a paralisação foi conversa e desculpa esfarrapada, porque a “comissão de alto nível” criada para analisar a viabilidade do projeto concluiu pela viabilidade, mas nem assim a obra foi retomada.

O prejuízo econômico, financeiro e social foi enorme.

Graças à atuação do Ministério Público do Trabalho, que passou a combater o trabalho escravo no corte da cana, as forças do atraso finalmente tiveram de ceder. Sem poder mais explorar os sertanejos, todos são obrigados agora a investir na mecanização agrícola.

Ou a manterem um quadro de empregados devidamente regularizados.

Somente assim se explica a demora absurda desses longos 21 anos, tempo mais do que suficiente para Sergipe, por exemplo, implantar o Projeto Califórnia e ampliá-lo.

A presidente Dilma Rousseff e o governador Renan Filho entraram para a história por terem finalmente inaugurado a irrigação do semiárido alagoano. Vamos torcer agora para que seja ampliado.

COMENTÁRIOS
13

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. anonimo

    Senhor bob, seu blog é tão partidário que sinto nojo em ler, tenha vergonha seu blogueiro de quinta, seja imparcial em seus posts.

  2. CLÁUDIO PEREIRA PINHEIRO, O CPP! JUÍZO GENTE!

    GENTE BOA,
    MEUS BROTHERS,

    O BRASIL VARONIL NÃO É NENHUMA “GENI”!

    PODE VIR O RELES GOLPISMO, PODE VIR CONSPIRAÇÃO DESSE TAL DECRÉPITO, FRACASSADO E INCOMPETENTE MICHEL TEMER OU DE QUEM QUER QUE SEJA, NÃO TERÃO A MÍNIMA CHANCE COM DILMA DO BRASIL!

    QUANTO AO AUTO-APELIDO AO SENHOR MICHEL TEMER, FICARIA MELHOR O VULGO DE:

    “PELANCO DE TRAIDOR!”

    OS ASNOS NÃO MERECEM TAL COMPARAÇÃO DADA POR ELE PRÓPRIO! SÃO ELES, OS ASNOS, ELEMENTOS FUNDAMENTAIS EM VÁRIOS SETORES DA ECONOMIA AGRÍCOLA NO BRASIL NORDESTINO, MORMENTE NA RICA LAVOURA DO CACAU!
    PESQUISA? QUAL PESQUISA?

    A ELEIÇÃO PRA PRESIDENTE SÓ EM 2018!
    PESQUISA AGORA NÃO TEM VALIDADE NENHUMA! OK?
    DILMA DO BRASIL É A NOSSA PRESIDENTA EM TODOS OS RINCÕES, EM TODOS OS RECANTOS DO NOSSO BRASIL VARONIL!

    DILMA DO BRASIL É A PRESIDENTA DE TODOS E PARA TODOS!

    EM DIFICULDADES?

    O BRASIL VARONIL SEMPRE ESTEVE EM DIFICULDADES! HOJE BEM MENORES!

    O BRASIL SEGURO NAS MÃOS DE UMA HEROÍNA MULHER FAZENDO A DIFERENÇA NO CONCERTO DAS NAÇÕES CIVILIZADAS!
    PAÍS NENHUM NO PLANETA TERRA VIVE EM BRANCAS NUVENS!

    DILMA DO BRASIL ELEITA DEMOCRATICAMENTE, ANTE ELEIÇÕES LIVRES E LIMPAS, COM A MAIORIA DA POPULAÇÃO DO MEU BRASIL VARONIL DIZENDO: “FICA DILMA!”

    E “DILMA FICA!”
    JUÍZO GENTE E JÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁ…!!!

  3. paulo

    transpor é importante,mas não vejo falar em revitalização do velho chico.que pede socorro em muitos trechos que estão assoreados.

  4. sergio

    Essa transformação no semi-árido alagoano se deve ao trabalho duro do governo Teotônio Vilela Filho, que com visão, projeto, CONTRAPARTIDA FINANCEIRA e determinação, tocou essa obra como se fosse a compra de uma caixa d’água em sua própria casa quando não chega água pela torneira.
    ESSE CANAL DEVERIA SE CHAMAR TEOTÔNIO VILELA FILHO. Estive em Delmiro Gouveia e soube da implantação de algumas empresas de porte no ramo da agricultura irrigada na cidade. A previsão é que o PIB da cidade cresça mais de 50%. Lembro que o Canal em Delmiro já é uma realidade. Outra vitória do ex-governador é a PPP que trouxe água para Arapiraca. Antes disso Arapiraca não construía prédios de 10 andares. Agora tem bem uns dez, subindo. Visão e gestão.

  5. Há Lagoas

    Sejamos justos, seu olhar crítico revela em parte uma verdade, usineiros é simbolo de atraso. Essa classe dominante faliu o antigo Produbam e por consequência direta o próprio Estado!
    Quanto ao Sr. Molusco, é triste constatar que o mesmo partido responsável por ressuscitar o Canal do Sertão, será o mesmo que não vai concluí-lo!
    Ou você realmente acredita nas promessas de Dilma? Arapiraca não terá a chance de matar sua sede com as águas do Canal do Sertão. Não vai ter verba para concluir este grande projeto.

  6. Nelson

    Com toda demencia do TÉO não podemos deixar de dizer que ele foi o maior responsavel por esse canal. Outra besteira é dizer que o atraso se deu por conta das safras acucareiras que consumia toda mão de obra do estado, pelo amor de deus Bobinho a sua serviencia doentia pela gang petista destrui-o todos seus neuronios, daí a pouco o Sr vai dizer que os grandes responsaveis pelo homem ter ido a lua, é a Dilma e a criatura dos noves dedos
    O Luladrao.

  7. Barbosa

    Bob, se o projeto era para ser executado em dois anos, por que se passaram oito anos do governo Lula e quase cinco do governo Dilma e o projeto ainda se arrasta?

Comments are closed.