Orçamento de Dilma gera conflito com Congresso
   31 de agosto de 2015   │     22:08  │  4

Brasília – Os ministros do Planejamento, Nelson Barbosa, e da Fazenda, Joaquim Levy, foram entregar ao presidente do Senado, Renan Calheiros, a proposta orçamentária do governo para 2016 meio constrangidos.

Ou, no mínimo, como quem sabe que será difícil convencer os congressistas a aprovarem a proposta sem antes atender à proposta apresentada pelo senador Renan ao governo – que é reduzir a estapafúrdia quantidade de ministérios.

São 40 ministérios, mas o vice-presidente Michel Temer acumula a função de ministro e aí ficam 39 ministérios, o que é inédito na República.

Tem ministérios conflitantes, como é o exemplo do Ministério do Desenvolvimento Agrário se conflitando com o Ministério da Agricultura.

Mas, não está sendo fácil para o governo reduzir os ministérios sem ferir suscetibilidades. A redução do número de ministérios implica em desempregar a base, seja ela militante ou momentaneamente aliada, e isto tem um custo alto.

A presidente Dilma hesita e açoda o PMDB, que voltou a falar uníssono: o vice-presidente Michel Temer, o presidente do Senado, Renan Calheiros e o presidente da Câmara, Eduardo Cunha, pregaram a reforma do estado como ponto crucial para o governo.

A proposta orçamentária deficitária é inédita, mas não é ilegal. Causa instabilidade e aumenta as dúvidas e isto por si só já penaliza a nação, mas o governo pode estar querendo impor o seu jogo com a perspectiva de que conterá a onda reivindicatória que só aumenta as despesas do erário federal.

Quando reconhece o déficit orçamentário o governo deve estar querendo antecipar que as demandas sociais ficarão pendentes em 2016.

Não dá como escamotear o impasse e o governo está com o dilema: fazer a reforma ministerial e atender ao Congresso Nacional ou encarar o Congresso Nacional.

COMENTÁRIOS
4

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. José Alencar

    Todos os bandidos que conheço se escondem atrás de alcunhas e apelidos. Se por ser contra uma elite que faz qualquer coisa para ter o poder, e ser PT, então pode me chamar de petista, mas cochitas, vão ter que mudar sua postura, pois através de golpe não vão conseguir e ainda vão ter que engolir Lula 2018. acordam coxitas, que Aecinho do Pó segurou R$ 10.000.000,00 em propina.

  2. José Alencar

    A coragem de apresentar a real situação do país mostra o grande caráter e coragem da presidente que a grande maioria dos brasileiros elegeu de maneira democrática. a coragem de novamente nomear o procurador Janot, já mostra para os Cochitas que as investigações contra os corruptos não vai parar. Contra Dilma não existe uma linha sequer, mas contra o Aecinho do Pó, candidato derrotado dos cochitas, tem uma propina de R$ 10.000.000,00 para ser explicada.Acordam cochitas, que vem aí Lula 2018.

    1. É DEMAIS !!!!

      É UMA PENA QUE SEU NOME SE ASSOCIE A UM EX VICE PRESIDENTE,EMPRESÁRIO DE SUCESSO QUE CRITICOU VÁRIAS VEZES A POLITICA MONETÁRIA DO GOVERNO LULA ENQUANTO VOCE É MAIS UM PTRALINHA DESNORTEADO E QUE VAI ASSISTIR A DEMANDADA DE UMA CORJA DE LADRÕES DO PT.

Comments are closed.