As duas crises que encurralam a presidente Dilma
   24 de agosto de 2015   │     22:04  │  11

Brasília – Há uma crise financeira mundial, que obviamente afeta e muito o Brasil, e há uma crise no Brasil que é estritamente de ordem interna e tem origem no Palácio do Planalto.

O presidente da Câmara, Eduardo Cunha, não dá o nome, mas o que se comenta é que a crise interna tem nome: é Aloisio Mercadante.

O chefe do Gabinete Civil da presidente Dilma é o único chefe do Gabinete Civil que não tem diálogo com o Congresso Nacional e, se isto já não bastasse se tornou a fonte do vazamento de informações sigilosas da Operação Lava Jato – que não se sabe ainda como conseguia.

Nem os governos militares ousaram escolher um chefe do Gabinete Civil hostil ao Congresso Nacional. A presidente Dilma pode pagar caro por isso.

A reforma ministerial pode ser a gota d`agua que fará transbordar a insatisfação. São 39 ministérios, o maior número registrado após o fim dos governos militares.

No governo Sarney eram 25 ministérios, que o presidente Fernando Collor de Mello reduziu para 16, mas o presidente Itamar Franco ampliou para 23, o Fernando Henrique Cardoso elevou para 32, o Lula subiu para 37 e a Dilma trabalha agora com 39 ministérios, dos quais com muitos ministros sequer despachou até hoje.

O vice-presidente Michel Temer cansou e com razão. No primeiro mandato, a Dilma nunca o chamou para conversar e mesmo agora, em apuros, apenas tem usado o vice-presidente como bombeiro. Debelada a ameaça de incêndio, tudo volta ao que era antes e Temer retorna ao ostracismo.

O que tem segurado o governo, nessa relação turbulenta com o Congresso, é o ministro da Fazenda, Joaquim Levy, que em dois dias chegou a procurar o presidente do Senado, Renan Calheiros, três vezes, Numa das vezes, Renan recebeu Levy na residência oficial do presidente do Senado e os dois almoçaram juntos, tal era a pressa da conversa.

Ao anunciar que vai extinguir 10 ministérios, Dilma criou uma expectativa maior do que o número que pretende atingir nessa reforma. São 39 ministérios, menos 10 ficarão 29 ministérios, mas o correto é voltar a 16 ministérios.

Por exemplo: tem o Ministério da Agricultura e o Ministério do Desenvolvimento Agrário. É a mesma coisa que criar o Ministério da Saúde e o Ministério da Doença.

A presidente Dilma não pode prescindir do vice-presidente Michel Temer, nem do senador Renan Calheiros, porque na Câmara ela já sabe que não tem negócio com o presidente Eduardo Cunha.

 

COMENTÁRIOS
11

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. Antônio Porfírio Netto

    O sonho dos coxinhas é repetir que “o PT é odiado por todos”. Todos quem? Acordem, o PT foi o partido que melhor administrou o Brasil, foi o PT que trouxe melhores condições de vida aos eternamente excluídos. Os oposicionista morrem de inveja pelos 8 anos de miséria, desvios nas privatizações, arrocho de servidores públicos, engavetamento de processos, etc, etc, etc…. Em Maceió acompanhei as manifestações contra Dilma e pude ver a quantidade de fantasmas, assessores de taturanas, parentes de gabirus, prefeitozinho ladrão de interior com seus amigos e familiares, protegidos de políticos corruptos. Por que essa gente quer tanto a saída do PT? Justamente porque sabem que o PSDB voltando voltará a impunidade dos seus aliados.

  2. Antonibrasil

    (…) No governo Sarney eram 25 ministérios, que o presidente Fernando Collor de Mello reduziu para 16… Negativo Bob,no governo Collor , o número de ministérios foram reduzidos de 23 para 12.

  3. anonimo

    e existe crise no país? não era invenção tucana, ou melhor de perdedor? incrível como o tempo mostra a verdade, ou pelo menos indica ela.

  4. Nietzsche Jr.

    ATENÇÃO COXINHAS DE PLANTÃO. VOU LHES FAZER UMA PERGUNTA. DUVIDO MUITO QUE TENHAM CÉREBRO SUFICIENTE PARA RESPONDER. O QUE EXISTE EM COMUM ENTRE O CÉREBRO DE UM COXINHA; A MÍDIA GOLPISTA E A MEMBRANA PLASMÁTICA DAS CÉLULAS??? EM MINHA PRÓXIMA POSTAGEM, DAREI A RESPOSTA.

  5. nelson

    BOBinho, acrescente mais um topico na crise da sua santa dilma, a roubalheira na petrobrás e no BNDS. tá ficando esquecedinho né BOBinho kkkkkkkk

  6. Marcelo

    Todas as ideologias e posicionamentos que faziam parte da filosofia do PT se perderam com o tempo. O PT que hoje é odiado pela maior parte da população do Brasil é o PT que deixou à muito tempo de ser Partido do Trabalhadores. Foi tomado por uma fuga de pessoas emblemáticas como Heloísa Helena, Marta Suplici e tantos outros…. Já diziam os mais velhos “Quer conhecer alguém ?! Dê-lhe o poder”. E foi exatamente o que aconteceu, aquele partido que representava o povo como símbolo da luta contra a corrupção, passou a fazer parte dele, dando início ao maior de todos os esquemas de corrupção da história do Brasil. Passou a tomar medidas que beiram a ditadura, influenciar descaradamente e intimidar as ações da justiça. Crio um caus no Brasil que também sofre com os efeitos da mudança de política externa. Prometeu, sabendo que não poderia cumprir. Mentiu descaradamente e com consciência para o povo. Na campanha disse: “Não aumentarei a conta de luz” > aumentou, “Não modificarei os direitos dos trabalhadores” > Houve perda de direitos trabalhista, “Não vou mexer com as aposentadorias” > Modificou,, Não aumentaremos os combustíveis ” > aumentou. Foram tantas mentiras que não caberiam no espaço para publicação.Tudo isso tem início do segundo mandato de LULA !! Espero que as pessoas tenham aprendido a lição e eleitores como este redator do blog ” Blog do BOB” que eram um dos maiores defensores destes que hoje fazem padecer a população brasileira, pensem com a razão e não com a emoção nas próximas eleições!!!!

Comments are closed.