Chove, chuva de meteoros
   13 de agosto de 2015   │     23:46  │  7

Chuva de meteoros Perseidas Fotos: Aprigio Vilanova

Chuva de meteoros Perseidas Fotos: Aprigio Vilanova

Portaria do Parque Estadual do Itacolomi

Portaria do Parque Estadual do Itacolomi

pico_itacolomi_2015 074 pico_itacolomi_2015 084 pico_itacolomi_2015 100 pico_itacolomi_2015 112Por Aprigio Vilanova*

A madrugada de quinta (13) foi testemunha do espetáculo cósmico a chuva de meteoros Perseidas. Nenhuma novidade ao falar em chuva cósmica, esta por exemplo, acontece todo ano, entre os meses de julho e agosto, mas desde 2007 não coincidia com fase minguante da lua.

Esta coincidência ajudou a observação do fenômeno pois a luz da lua não ofuscou o céu, foi um prato cheio para os que optaram por apreciar a chuva. A passagem do dia 12 para 13 é o pico da chuva de meteoros, com expectativa de até 100 meteoros por hora. A Perseidas são fragmentos do cometa Swift-1862 que se desintegrou e a terra atravessa os destroços deste cometa uma vez por ano.

É verdade que a região norte do planeta foi a mais propicia para a observação, mas para os que moram abaixo da linha do equador o espetáculo foi garantido e, o melhor, a olho nu. Os especialistas sempre sugerem buscar lugares isolados da iluminação artificial dos aglomerados urbanos.

Sabendo disso e de outras informações um tanto quanto desnecessárias, tipo: a hora que os astrônomos diziam começar a chuva, partimos em direção ao parque estadual do Itacolomi, região central de Minas Gerais, num grupo de oito pessoas a fim de apreciar e registrar o fenômeno.

O Pico Itacolomi tem 1772 metros, faz parte da Serra do Espinhaço e serviu no inicio da colonização portuguesa como referência geográfica  para localizar as cidades de Ouro Preto e Mariana para a exploração de ouro. O nome tem origem no tupi e significa “menino de pedra” itá (pedra) e kunumi (menino) era uma espécie de filho da montanha.

A caminhada prevista era de três horas e para isso o ritmo teria que ser acelerado para chegarmos a tempo de escolhermos o local que ficaríamos e montarmos nosso acampamento. Começamos a subida do pico às 18 horas, céu limpo com o crepúsculo avermelhado.

“Olha o céu com o por do Sol avermelhado, isso é sinal de que a noite será fria” alertou a estudante de Turismo Barbara Guimarães. A noite e a madrugada seriam realmente frias com termômetro marcando 11°, mas com o vento da montanha e a umidade do ar de 98% a  sensação térmica era muito abaixo disso.

O evento cósmico é algo de surpreendente, ver aqueles meteoros rasgarem o céu é mesmo espetacular. A madrugada inteira de um bailado cósmico em tons alaranjados, avermelhados, azulados , esverdeados, a depender da composição preponderante de cada astro. Valeu a pena a subida desgastante da trilha do Itacolomi.

*graduando em Jornalismo da Universidade Federal de Ouro Preto – MG

COMENTÁRIOS
7

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. Antonio

    Cadê o papagaio véio????
    Tá escondido atrás do teclado??? Por que não saiu às ruas vestido numa camiseta do PT para defender o que ele acredita???
    O mundo inteiro falando das manifestações contra a roubalheira e a marginalidade dos petralhas e o aprendiz de papagaio novo dissociado da realidade, vendo meteoros!!!
    Um grave sintoma é a negação da realidade. mas, esperar o que dessa quadrilha???

  2. VIVA O AÉCIO

    SERÁ QUE ALGUM CARRO DO PINEL / ZÉ LOPÃO LEVOU MEU QUERIDO PTRALHA / BOB ROUSELF ???????????????????????????????????????????????????????????????

  3. Glorioso

    O vassalo do “FERNANDO PILANTREL” ressurge em dia de protesto geral contra os PTralhas. Ladrão é ladrão, mané é mané, podes crê que é.

  4. Constante Ramos

    Foi bom você ter visto. Agora deve estar convicto da harmonia cósmica que não pode ser obra do acaso. Uma soberana inteligência controla tudo isso aí. E não vamos ser tão céticos a ponto de afirmar que isso foi obra do big-ben.

    1. VIVA O AÉCIO

      RSRSRSRSRSRSRSRSRSRSRSRSRSRSRSRSRSR !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Comments are closed.