A Gazetaweb.com em Cuba
   2 de agosto de 2015   │     0:32  │  12

Brasília – O campeão máster de xadrez Lincoln Lucena, autor do livro “O Grande Duelo”, entre os gênios do xadrez Karpov e Kasparov, se encontrou comigo e indagou:

Você tem um blog?

– Tenho.

Na Gazetaweb, é isso?

– Exatamente.

E aí ele contou o que aconteceu. Claro que me orgulhou saber, mas, mais do que isto, comprovou o poder da Internet. Deu-se o seguinte:

O Lincoln foi a Cuba em junho passado para participar de um torneio de xadrez e lá encontrou o jornalista cubano Frank Giñod, seu velho conhecido desde quando esteve em Moscou participando de um torneio internacional de xadrez que o inspirou a escrever o livro. E o Frank estava cobrindo o evento para a imprensa cubana.

E o cubano o indagou:

Você já esteve com o comandante ( Fidel Castro)? Como nunca me disse isto?

E o Lincoln explicou que o encontro se deu em 1991, quando Fidel Castro pediu ajuda ao então presidente Fernando Collor para a delegação cubana participar dos Jogos Pan-Americanos, e o Collor ajudou.

Eu escrevi aqui no blog, sobre isto, no ano passado. O Lincoln era assessor do ministro dos Esportes e por ser poliglota foi enviado a Cuba para participar da negociação da ajuda financeira e foi recebido, junto com o ministro Bernardo, por Fidel.

Pois não é que o jornalista cubano Frank Giño leu na Internet a postagem da Gazetaweb.com? Rendi-me: o poder da Internet é de fato incomensurável, porque quando alguém em Cuba poderia ler um texto escrito no Brasil e isto ato continuo?

COMENTÁRIOS
12

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. HERBSON MAX

    Aloprados entre os quais o blogueiro pago com nosso suado dinheiro já comprou a passagem para Cuba! A farra acabou! Vão ter que trabalhar os inimigos do trabalho”

  2. Joilson Gouveia Bel&Cel RR

    GAVETAS VERSUS TAPETES E OUTROS QUEJANDOS
    Joilson Gouveia*
    Supondo-se verdadeira a hipótese levantada pelo “Leitor Observador” sobre o “período terrível de oito anos” e de apenas “48 operações”, da Polícia Federal, supostamente, “engavetadas ou postas debaixo de um tapete”, aliás, as quais, nesses mais de treze anos, estão imaculadas, intactas, preservadas, invulneráveis, intocáveis ou imexíveis, por quais razões, a saber:
    a) nunca abriram as gavetas nem levantaram o tapete ou, ainda; b) abriram as gavetas e levantaram o tapete e viram ou constataram tudo que fora elencado pelo “leitor observador” e, invés de apurarem, processarem, julgarem e condenarem, usarem-nos como “moeda de troca” ou para inibirem a inexistente ou “tíbia oposição”, numa espécie de um “cala boca” ou de um “quem cala consente”; ou, ainda, c) nada abriram nem levantaram; ou, d) se o fizeram nada viram nem encontraram – igual às bravatas dos “porões da ditadura”, que diziam vasculhar; ou não?
    Ou será que eLLa, a “santa do Stédile”, a paladina “muié sapiens”, a “madona da mandioca”, “a vaca de coqueluche”, do Marcelo Madureira, ou a governANTA criada pelo seu mentor, o Homo Lusco, quem mandou apurar a tudo isso, para limpar nosso País dos corruPTos e corruPTores daquela “velha senhora”? Ou seríamos todos os brasileiros um bando de néscios? Palermas? Patifes? Imbecis? Idiotas? Ou tudo junto ainda que separados!
    Ora, sinceramente, tenha paciência! E, ainda assim, há quem questione, a saber:
    Como assim, “se o putê roubou”?
    Acaso, pararam?
    Ora, o verbo não pode ser usado nem conjugado no pretérito se ainda estão e são presentes com todos os indicativos e indícios suficientes de suas digitais comunapetistas apontando-os em suas autorias. Ou não?
    Já dissemos: impedimento; defenestração, cassação e prisão não bastam; urge a urgente expropriação de tudo que amealharam e do que doaram e desviaram ao espoliarem nossa combalida Nação. Ou não?
    Fora corja canalha comunapetista!
    Abr
    *JG

  3. Joselito

    Quanta imbecilidade nesses comentários. São de uma ignorância srm tamanho. Os jericos coxinhas sofrem de lavagem cerebral da Veja racista, apoiada pelo grupo africano que apoiou o aparteide.

  4. Amigo do Povo

    Dia 06 , grande panelaço, em horário nobre, horário de propagando do PT, não se esqueçam. Para quem não tiver a oportunidade de ter uma panela (estando em transporte coletivo, no carro, na escola, etc), tem o aplicativo PANELAÇO no google APP, participem. e DIA 16 VEM PARA A RUA, mostrar seu desprezo para com este govrno mentiroso, que destruiu a economia do Pais (depois de tanto sacrifício), trouxe a inflação de volta, trouxe o desemprego de volta,etc). Aló pvp CUBANO, o fim da opressão se aproxima !

    Para os esquerdopatas esquizofrênicos, mal educados, frustrados e em descrédito mais uma do Dr. Merval, e é claro, no O GLOBO.

    Provocação
    POR MERVAL PEREIRA02/08/2015 08:00
    Por mais que os petistas e seus apaniguados nas redes sociais queiram transformar em grave ato terrorista a bomba caseira que atingiu a sede do Instituto Lula em São Paulo, é preciso ter cautela para caracterizá-lo dessa maneira. O filme da explosão, feito por uma câmera de segurança, é impactante. Mas quando se vê o resultado do “atentado”, a sensação é de que o teor explosivo do artefato era mínimo.
    O buraquinho na porta de metal da garagem do prédio é tão ridículo que, se não soubéssemos que foi provocado por uma bomba, poderíamos achar que um motorista desastrado causou a mossa ao realizar uma manobra de marcha à ré.
    Mas não façamos como o próprio PT que, na campanha eleitoral de 2010, tentou desmoralizar uma agressão sofrida pelo então candidato tucano José Serra, menosprezando uma clara ação contra a pessoa do candidato oposicionista.
    Ao agir assim, o PT estimulou a agressividade de sua militância, em vez de coibi-la. Assim como Lula comparou o candidato do PSDB à Presidência da República ao ex-goleiro da seleção do Chile Roberto Rojas, que simulou ter sido atingido por um rojão em partida válida pelas eliminatórias da Copa do Mundo, em 1989, no Maracanã, adversários do PT já estão comparando a “bomba caseira” a um simples rojão atirado contra o Instituto Lula.
    Não importa se foi um rojão ou uma bomba caseira, nem mesmo se o estrago feito foi pequeno ou grande. O que importa é que aparenta ser uma clara agressão a um símbolo do PT e ao próprio ex-presidente Lula, e essa atitude não deve ser tolerada em uma democracia.
    A Polícia Federal deve investigar a fundo para identificar os agressores. Mas também não é aceitável querer transformar o episódio em um grave atentado terrorista da direita odienta, nem aproveitá-lo para tentar reverter o ambiente político desfavorável aos petistas.
    Se persistirem nessa toada, vão estimular a versão de que se tratou de uma ação auto-infligida justamente com o fim político de angariar apoios num momento em que o PT, e mesmo o ex-presidente Lula, estão em situação delicada diante das diversas delações premiadas que estão em curso.
    A negociação que está sendo feita pelo ex-diretor da Petrobras Renato Duque, homem de confiança do ex-ministro todo poderoso José Dirceu, confirmada por seus advogados, é a que mais se aproxima do PT. Enquanto permanece a possibilidade de o ex-diretor da empreiteira OAS Leo Pinheiro realmente fechar um acordo com o Ministério Público Federal para uma delação premiada em que a figura central seria o ex-presidente Lula.
    Assim como são minoritários os que seguem o deputado Bolsonaro e pedem a volta dos militares nas manifestações contra o governo da presidente Dilma, também esses “terroristas” de bombas caseiras não representam a imensa massa que saiu às ruas no início do ano, e se prepara para voltar a ela em 16 de agosto.
    Fez bem, portanto, o governo de não dar a dimensão política que os petistas gostariam, embora, a começar pela presidente Dilma nas redes sociais, tenha repudiado o indício de intolerância na disputa política. Mesmo que essa intolerância seja uma marca registrada dos militantes petistas, não pode ser a característica permanente de nossa luta política.
    Vamos aguardar as apurações policiais para ver onde está a origem desse “atentado”, e circunscrevê-lo ao que realmente representa, uma provocação. Basta ver o “estrago” causado para ter certeza de que o “atentado” não passou de uma ação premeditada para criar uma repercussão política sem causar danos maiores.

    1. Joselito

      Amigo do povo, você está invertendo os fatos. Ninguém de esquerda agride ou joga bomba, agora vocês que agridem, jogam bombas e se fazem vítimas é que são perigosos, fanáticos e terroristas. Voteiano Lula e na Dilma. Não sou ladrão, não dependo do PT, pago meus impostos em dias. Não sou um Zé Mané que passou anos e mais anos mamando nas tetas fo Estado e agora não podem mais mamar ficam assim revoltados.

      1. Amigo do Povo

        Me angana que eu gosto, 12 anos não é 12 dias ! Daqui a pouco vão acusar Pedro II.

        Faça um favor dia 16 vamos para as ruas ! e dia 06 panelaço.

        O Dr. Merval, é academico da ABL, Professor de Harvard (que coisa ruim para certas pessoas), etc,etc,etc de títulos, acho que você é ou se faz de analfabeto funcional ao ler o texto e não interpretar ( e muito comum entre certas pessoas). Enfim, fazer o quê ? Se você acredita em saci perere e mula sem cabeça , que bom para você. Manda uma graninha para o JD que voltou para a cadeia.

  5. amorim

    Caro Roberto Villanova

    Sòmente, em Cuba, seus comentários podem ser transmitidos. Isto demonstra que seus comentários ecoam em regimes ditatoriais. O seu papel é: agradar ditadores e seus imitadores aqui no Brasil, como Lula e quejandos.

  6. nelson

    o ilustre blogueiro precisa fazer umas viagens para os estados unidos, alemanha, inglaterra, psises nordicos, japâo, canadá, malasia, coreia do sul, para ver como é o mundo fora dessa porcilga chamada CUBA DE FIDEL esse carniceiro que pariu o lula e o PT.

  7. fred sem ser o flintistone

    Vc comentou na coluna passada,que Romário(aquele que para resolver as dores dele,nao foi homem o suficiente para brigar sozinho e USOU dois guarda-costas para agredir um torcedor insatisfeito do time que ele jogava,o fluminense) e o MULA(esse dispensa comentários pq um ex companheiro de fundação do PT já falou publicamente do caráter do mesmo),estão processando a VEJA.Esqueceu de dizer,Bobinho,que processos assim a VEJA já sofreu vários,e quem sempre ganhou,ao final,foi a revista.Uma revista de tradição como essa,que construiu seu nome como principal veículo de comunicação do país,de coragem,e de se assumir com sua linha editorial,não vai ser desmentida por dois vagabundos da estirpe desses dois que hoje vc defende.Ah,e quanto ao jornalismo de cuba,que importância isso tem para o mundo?

  8. Joilson Gouveia Bel&Cel RR

    O progressista, evoluído e produtivo “socialismo cubano” sempre pedinte, carente e necessitado da grana alheia, mormente da brasileira, para realizar seus “grandes feitos”, sobretudo desportivos, para glória de seu “el comandante em chefe supremo”! Ou não?
    Onde andará Yoane Sanches, que quase foi escalpelada pelos comunapetistas?
    Abr
    JG

Comments are closed.