As pedaladas da Dilma, que acunhou o Cunha
   21 de julho de 2015   │     14:14  │  18

Brasília – Todos os governos, sem exceção, praticaram as chamadas “pedaladas fiscais”, que é a ginástica contábil que é feita inspirada na Matemática Moderna – que tem até Conjunto Vazio.

Certo ou não, se trata de prática usual.

Mas, é também o meio pelo qual se pode perturbar o governo quando há má vontade em relação ao governo e, especialmente, quando o derrotado nas urnas nutre morbidamente o desejo de revanche fora de época.

Na teoria, a lei serve para enquadrar o transgressor; na prática, a lei serve para livrar o aliado e punir o adversário.

Tem sido assim.

No momento atual, quando a presidente Dilma está sendo encurralada, o desejo de vingança que se materializa no presidente da Câmara, Eduardo Cunha, coloca em risco a estabilidade política porque a República brasileira tem a peculiaridade de ter sido proclamada por uma dor de cotovelo.

Não foi nada de filosófico nem racional. Foi por uma dor de cotovelo mesmo, que acometeu o marechal Deodoro da Fonseca, na disputa com o senador Silvério Martins pelo amor da baronesa de Triunfo.

Tem algo mais bizarro?

Pois o Brasil, que só a partir de 1990 conheceu a mais longeva República, vive agora o sobressalto causado pelo ineditismo de uma operação conduzida pela Justiça, o Ministério Público e a Polícia Federal do Paraná.

No paralelo, surge o questionamento sobre o comportamento do ex-presidente Lula ao trabalhar favoravelmente a uma empresa brasileira arranjando-lhe obras no exterior.

Querem porque querem enquadrar o Lula por fazer o que os ex-presidentes dos Estados Unidos fazem até como tarefa patriótica, que é ajudar a expandir a economia e fortalecer as empresas.

As pedaladas da Dilma, o lobby do Lula e a reação de Eduardo Cunha é o que ficaram na berlinda como contrapeso da Operação Lava Jato. É como se estivessem a tramar: se não for por aqui é por ali que se pega o governo.

E nessa trama diabólica, o que menos importa é o País.

COMENTÁRIOS
18

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. Pablo Manoel

    Parece que quando se fala dos mesmos casos de corrupção do governo tucano quer-se livrar o governo petistá, quer-se que haja o mesmo procedimento: divulgação dos nomes dos políticos envolvidos, independentemente do partido político a que pertencem, investigação para saber a participação de cada um, enfim, que seja um processo igual para todos. Não deveria acontecer o que está acontecendo como se apenas o partido do governo fosse CULPADO por tudo.

  2. Barbosa

    Roberto, olha o que estão falando do seu “Deus” Lula nos Estados Unidos: Não é o PSDB nem o Aécio não.

    A diplomacia americana monitorou os negócios da empreiteira brasileira Odebrecht no exterior e apontou para suspeitas de corrupção em obras espalhadas pelo mundo na segunda gestão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (2007-2010). Telegramas confidenciais do Departamento de Estado americano revelados pelo grupo WikiLeaks relatam ações da empresa brasileira e suas relações com governantes estrangeiros. Lula é citado em iniciativas para defender os interesses da Odebrecht no exterior.
    Outro alerta se referia às condições do empréstimo do BNDES ao mesmo projeto. “O posto também ouviu preocupações de um funcionário do Banco Central sobre termos desfavoráveis nos empréstimos do BNDES que apoiariam o projeto de irrigação”, diz o telegrama. Segundo os EUA, ambos os problemas teriam ocorrido em 2006, no último ano do governo de Alfredo Palácio.
    Em 30 de outubro de 2007, outro telegrama apontou para a relação da Odebrecht com políticos estrangeiros. O caso se referia à viagem de Lula a Angola, naquele ano. “A visita de Silva [Lula] ajudou a concluir um acordo entre a gigante construtora brasileira Odebrecht, a paraestatal angolana no setor do petróleo Sonangol e a Damer, até então desconhecida empresa angolana, para construir uma usina capaz de produzir não apenas etanol para exportação, mas gerar 140 megawatts de eletricidade por ano”, diz o texto.

    Isso é o que você chama de serviços prestados ao Brasil.

  3. Joilson Gouveia Bel&Cel RR

    À MULHER DE CÉSAR NÃO BASTA SER HONESTA
    Joilson Gouveia*
    Todo néscio, insano e mentecapto usa dessa lógica do hábito de antigamente ou do “costumeiro uso do cachimbo, que entorta a boca”, ou como diz o adágio popular, a saber: “é o hábito que faz o monge”; ou a surrada cantilena, ladainha e lengalengas comuns aos mesmos: “sempre faziam ou fizeram assim”! Todo patife, salafrário e vigarista, calhorda, canalha e imbecil procede assim, pois estão sempre buscando pífias esfarrapadas explicações mirabolantes como “justificativas” aos seus próprios malfeitos fundados nos malfeitos alheios ou nos erros dos outros!
    Aliás, se há culpa esta nunca lhe cabe haja vista ser sempre dos outros, a saber: a) “fala o sujo do mal lavado”; b) “fala o aleijado do coxo”, e; c) “fala o míope do vesgo” ou do estrábico, mirolho, zarolho e do zanolho” ou até mesmo do cego. Uma certa feita, ouvi de um douto escolado: “o erro já vem de longas datas, nada se pode fazer para remediar”- comodismo ou mau-caratismo?
    Mutatis mutandis – É como se o erro se tornasse correto pela prática rotineira ou contumaz ou costumeira! Ouvi, também, de um vulgo: “deixa de ser besta: cargo público ou comissionado é para se arrumar e roubar como os outros roubaram também”; – Disse-lhes: “não é porque fulano deu o olho-cego que você vai dar o seu também, né”? Ao que retrucou de chofre! – era a única forma de ele entender, naquele momento, pois, às vezes, urge falar a “língua” deles, para ser entendido.
    Não podemos nem devemos ser igual ao fulano que fez ou deixou de fazer um malfeito, ainda que para eLLa todos nós, os brasileiros, sejamos corruPTos; como vociferara na sua verídica campanha. Não, cara pálida! Somos semelhantes enquanto seres humanos, mas com sutis diferenças, ainda há mais de 91 milhões de brasileiros que primam, cultuam, pautam e praticam seus atos e condutas pelos norteadores, rectus, diretos, direitos e retores Princípios, Valores e Bons Costumes, mormente dentro dos liames dos Preceitos Legais, do Bem, do Bom, do Probo, do Honrado e do Honesto dentro da decência da Ética e da Moral Públicas!
    No entanto, há aqueles desmemoriados, que olvidaram e, ainda, se olvida que a bandeira mais forte desse partido (que age tal qual, pois se porta e se comporta, como uma quadrilha mafiosa) era a Ética, a Probidade, a Democracia, a Legalidade, o devido zelo esmerado à coisa pública e em defesa do trabalhador; diziam: “Xô corrupção!” – puras bravatas, bazófias e falácias é o que se há de inferir de suas condutas, pois fizeram iguais ou pior aos que diziam combater! Estão, há mais de treze anos, no “puder” e não disseram a que chegaram ou a que e por que foram parar lá; salvo o que se vê nas páginas policiais dos principais jornais! Saíram das primeiras páginas política para as de todo caderno policial. Fato!
    Talvez, quem sabe lá, tenha esquecido ao velho brocardo, axioma ou aforismo de que “não basta à mulher de César ser honesta; ela é e tem que parecer honesta”, um governo há de proceder tal qual “a mulher de César”, por ser seu DEVER-PODER!
    Enfim, “quando quem manda perde a vergonha aquele que obedece perde o respeito” daí as sonoras vaias, vociferados apupos de aclamada ovação ou repúdios acalorados ou hostilizados às presenças deLLa e de integrantes desse “partido” e desse “governo”. Ou não?
    Abr
    *JG

  4. João bobão

    O Governo não privatiza, faz parcerias.
    O governo não deixa de cumprir a Lei de responsabilidade Fiscal – Faz pedaladas(?!)
    A roubalheira da Petrobras é desde o governo FHC.
    O mensalão, o FHC também fez.

    Parece até que estamos tratando com uma criança quando surpreendida pelos pais, e após ser repreendida.

    Diz, apontando para o irmão:
    – Mas fulano também fez.

    Isso não é defesa, isso é confissão, além do mais, parece que o pessoal do governo há mais de uma década, nunca ver nada, e nunca sabe de nada.

    1. Joilson Gouveia Bel&Cel RR

      São desmentidos, desmacarados, desmoralizados e até “confessam”, como o disse o leitor alcunhado de “João Bobão”, mas sequer querem, anuem e aceitam cumprir ou sofrer as sanções e penas legais!
      Patéticos, patifes, palermas traidores do Brasil!
      Abr
      JG

      1. Joilson Gouveia Bel&Cel RR

        ERRATA!
        São desmentidos, desmascarados, desmoralizados e até “confessam”, como o disse o leitor alcunhado de “João Bobão”, mas sequer querem, anuem e aceitam cumprir ou sofrer as sanções e penas legais!
        Patéticos, patifes, palermas traidores do Brasil!
        Abr
        JG

  5. Amigo do Povo

    Bob, quando o Marcehal proclamou a república, ele já não dava uma (muito menos duas) a muito tempo, foi um problemão colocar o coroa encima do cavalo e também tira-lo de lá, o cara estava de pijama. Ele já não era nada a muito tempo. Foi um golpe de estado da maçonaria positivista. Trabalhar favoravelmente para uma empresa Brasileira é louvável, o que não é louvável é tráfico de influência e é isto que está sendo verificado. Reze para o TCU aprovar as contas de madame !

  6. José Santos

    Ainda bem que não vivemos eternamente, sabiamente o homem volta ao pó, varrendo do mundo
    presidentes, jornalistas, blogueiros, políticos, etc… ficam só as lembranças boas e más, que fim medíocre para quem é arrogante e senhor da verdade que se apega a um partido ou defende um político e se agarra a ele como tábua de salvação. Varre para debaixo do tapete todos os seus erros como se nunca existissem. Carência afetiva pela falta e amor de uma pai? Talvez, mas ainda há tempo de reconsiderar estamos sempre nos reinventando.

  7. CLÁUDIO P. PINHEIRO, O CPP! JUÍZO GENTE!

    GENTE BOA,

    MEUS BROTHERS,

    O REPROCHÁVEL COMPORTAMENTO DESSE TAL DE EDUARDO NEVES CUNHA CARDOSO É, INCRIVELMENTE, REVELADOR DO TIPINHO DO CARÁTER DESSE CIDADÃO!

    O POVO ESTÁ LIGADO E ANTENADO!

    PODE-SE CONCLUIR QUE OS EMPRESÁRIOS DELATORES JÁ SOFRERAM HORRORES NAS GARRAS DESTES TIPINHOS DE POLÍTIQUEIROS!

    “FORA EDUARD AÉCIO CUNHA NEVES CARDOSO!”

    “CUMA É MERMO?”

    “VÔTI!”

    “ARRI ÉGUA!”

    “AH! COMO ERA GRANDE!”

    BABADO NÃO É BICO NÃO!

    HOMI! HOMI! ABRA DO OLHO! MUIÉ! MUIÉ! ABRA DO OLHO!

    JUÍZO GENTE E JÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁ…!!!

    “AO TRABALHO MINHA GENTE!”

    NADA DE ENTRAR NO JOGO DOS TAIS GOLPISTAS BARATOS! SUPERBACTÉRIAS OPORTUNISTAS! ANTIPATRIÓTICOS VAGABUNDOS INCURÁVEIS, DO QUANTO PIOR MELHOR PARA ELES!

    FORA CORRUPTOS!
    CADEIA NELES!

    NADA DE CRISES E CRISES! SÓ O TRABALHO CONSTRÓI MINHA GENTE!
    PRA FRENTE É QUE SE ANDA!

    DILMA DO BRASIL, CHEIA DE CHARME!

    DILMA DO BRASIL, HEROÍNA VIVA DO MEU BRASIL VARONIL!

    SALVE, SALVE, A MULHER BRASILEIRA! SALVE, . SALVE, A PRIMEIRA PRESIDENTAAA DO MEU BRASIL VARONIL!

    MEUS BROTHERS,
    TODAS AS HOMENAGENS AOS NOSSOS GARBOSOS ATLETAS BRASILEIRINHOS E BRASILEIRINHAS DOS JOGOS NO PAN!
    O BRASIL VITORIOSO EM DESTAQUE NO CONCERTO DAS NAÇÕES, COMO NUNCA OCORRERA!
    GRANDIOSOS EXEMPLOS PARA TODOS OS BRASILEIROS E BRASILEIRAS!

    JÁ ESTAMOS ENTRE AS TRÊS MAIORES POTÊNCIAS DAS AMÉRICAS!
    OH GLÓRIA!

    AO TRABALHO MEU POVO!

    CRISE É COISA DE PREGUIÇOSOS!

    SIM, SOMOS TODOS GUERREIROS DE NASCENÇA!

    JUÍZO GENTE! JUÍZO MESMO! JUÍZO JÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁ…!!!

  8. bebeto

    Bob, gostaria saber de você, se e o que vc. ensina a seus filhos que e justo ser um MARGINAL porque outros o são? Parece que o que você escreve leva acreditar que e verdade.

  9. ARTHUR MATARAZZO

    3º ATAQUE ORQUESTRADO PELOS GOVERNO MAIS CORRUPTO DA HISTÓRIA CONTRA CUNHA
    Estão atacando pela 3ª vez Eduardo Cunha por meio da operação Lava Jato.
    1º – Foi a “mala de dinheiro” durante sua campanha para presidente da Câmara. Foi desmentida a denúncia pela imprensa, pelo delator e pelo doleiro Yusseff.
    2º – Nome entra na Lista de Janot com a mesma denúncia. Alvo era o Senador Antonio Anastasia…
    3º – Júlio Camargo MUDA suas afirmações no 4º depoimento e acusa Cunha de ser destinatário de 5 milhões de “petroreais”. Há muitos pontos suspeitos na denúncia.
    com certeza é uma grande armação!

  10. Aldo

    Bob, liga não, veja o que o cara escreveu ” Vi no Jornal Nacional” , precisa falar mais alguma coisa???

  11. Antoniobrasil

    O Bob é um Petralha lunático defensor do Lula,do PT,dos Mensaleiros,dos ladrões da Petrobras,do Eletrolão e dos meliantes em geral?! confirma?! ( SIM ) Fim

  12. nilson

    Sr. Roberto, qual é a sua intenção com esses comentários de proteção a esse governo que esta acabando com o pais, será que é difícil pra você ser honesto com a seu próprio ponto de vista, ontem eu assisti no JN são quase 700 mil pessoas que perderam seus empregos, isso que está sendo contabilizado e ainda vem você com essa ideologia de defesa de um governo corrupto, por favor faça uma reflexão dos seus conceitos.

  13. Barbosa

    Roberto, chega me dar pena do Lula você falando assim, coitado viajando pagando tudo do seu bolso e querem acusar o coitado, ele só recebia uma ajudazinha de custo quando dava uma palestra para as empreiteiras, uma minxarinha r$ 350,000,00

    Roberto, você tem todo direito de adorar, ser fã de quem quiser.quiser, más respeite brasileiro, esse canalha defendeu o Zé Dirceu e o Jenuino dois ladrões condenado no mensalao.

Comments are closed.