A República de Bananas e a banana à República
   7 de julho de 2015   │     17:18  │  7

Brasília – O marechal Deodoro da Fonseca proclamou a República devido a uma dor de cotovelo daquelas que faz o homem cometer loucura.

E a loucura de Deodoro, com a dor de cotovelo incurável, foi trair o seu protetor esquecendo que dez dias antes havia jurado fidelidade a ele. Refiro-me a Pedro II, o maior estadista brasileiro.

Pedro II deu a Deodoro o cargo de presidente do Rio Grande do Sul, o que equivaleria hoje à nomeação de governador, sem imaginar que isto levaria Deodoro a trai-lo no dia 16 de novembro de 1889.

Sim, 16 de novembro de 1889, que é a verdadeira data da proclamação da República brasileira, mais precisamente às 14 horas,  quando Pedro II foi humilhado e embarcado à força no paquete chamado Alagoas.

Quanta ironia desta República de Bananas, não é mesmo? Alagoas!…

Deu-se o seguinte: quando estava no Rio Grande do Sul, o Deodoro se apaixonou pela quarentona Maria Andrade Neves Meireles, mais conhecida como Baronesa de Triunfo, mas esta preferiu o senador Gaspar Silveira Martins.

Isto foi em 1883.

Deodoro voltou para o Rio de Janeiro amargando a dor de cotovelo e em 1889 quando espalharam o boato de que Pedro II iria acabar com o Exército para investir e reforçar a Marinha, Deodoro se levantou pedindo a demissão de Ouro Preto, no que foi prontamente atendido.

Isto, no dia 15 de novembro. À noite, Deodoro soube que o substituto de Ouro Preto seria o senador gaúcho Gaspar da Silveira Martins e aí ficou possesso.

Na manhã do dia 16 de novembro disse a Pedro II que não aceitava a indicação e pediu para o imperador escolher outro nome; Pedro II perguntou-lhe o motivo de não aceitar a indicação de Silveira Martins e Deodoro, envergonhado, não lhe respondeu – apenas insistiu que não aceitava a indicação do senador gaúcho.

Diante da recusa de Deodoro em dizer o motivo do veto ao nome de Silveira Martins, o imperador manteve a indicação do gaúcho e, dessa forma, a República brasileira foi proclamada às 14 horas do dia 16 de novembro de 1889.

De 1889 a 2015 esta República de Bananas vem historicamente dando banana à República. E, agora, querem reverter o resultado soberano das urnas para impor à presidente Dilma a derrota que ela não obteve pela maioria dos votos livres.

A diferença é que, em 1889, foi fácil para os covardes e traidores humilharem Pedro II, cuja reação também é histórica; ao ver que estava sendo embarcado à força num paquete chamado de Alagoas, Pedro II enquadrou os sacanas:

Já que estão me levando para Alagoas, me deixem em Penedo

A República brasileira nascida de uma traição e covardia é esta que temos até hoje, com uma bandeira cujas cores verde e amarela reverenciam a Monarquia, e o slogan Ordem e Progresso repete o refrão do Positivismo de Augusto Comte.

Não é uma República que merece respeito, por certo, mas é a República que se tem. E para fazer desta vergonha uma nação ainda vai ser preciso de muita luta porque uma República que nasceu de um golpe causado por uma dor de cotovelo está condenada à instabilidade emocional.

Espera-se que a presidente Dilma reaja para que se possa proclamar a verdadeira República e sepultar este blefe do dia 16 de novembro de 1889, que a história oficial envergonhada registra como se tivesse sido no dia 15.

COMENTÁRIOS
7

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. CARLOS NAVARRO

    VOLTE PARA O BANCO DA ESCOLA, ANTES DE ESCREVER UM MONTE DE BABOSEIRAS DESSAS SEM O MENOR CONHECIMENTO DE HISTÓRIA DO BRASIL, PSEUDO JORNALISTA SEM DIPLOMA.

    1. Roberto Villanova Post author

      Carlito: eu sou Matemático, Carlito. Jornalista nasce jornalista, não se forma não, Carlito. Crie juízo na sua vida. Grato pela participação.

  2. nelson

    a banana de verdade está a caminho ! vem no mesmo carregamento junto com a mandioca, a macacheira, e um rolo de fumo de arapiraca.. as pregas vâo voar longe e pt saudaçôes kkkkkkkkk

  3. marcelo

    Bob, você sabe tanto quanto eu e o Brasil inteiro, a dinheirama ilícita que financiou a campanha de sua Dilma à reeleição. Então não venha justificar o injustificável.

  4. ZÉ MANDIOCA

    Dilma Mandioca começou a reagir, pois já cota com o expressivo apoio de 9 % da população brasileira.

    Em quatro anos de governo já vai conseguir 36 %, aí é só colocar o Exército de Lula e Stédile ( o democrático MST ) na rua e está pronta a reação para uma verdadeira guerra.

    Avante Mulher Sapiens.

Comments are closed.