A crise inventada, mas ainda somos a 7ª economia do mundo
   5 de julho de 2015   │     15:52  │  17

Por Aprígio Vilanova*

A desonestidade intelectual chega a níveis estratosféricos e o porre homérico é de desestabilização contínua do país. Os analfabetos políticos acreditam em qualquer lorota publicada pela nossa mídia mequetrefe.

Vejamos.

Até estourar a crise no segundo mandato de FHC, quando o governo tucano se viu obrigado a flutuar o cambio, vivíamos a falsa valorização da moeda frente ao dólar. Quando esta maquiagem não se sustentou mais, o câmbio flutuou e o Brasil entrou em profunda crise.

E nas antigas crises brasileiras, a primeira medida adotada era a tomada de empréstimos a juros generosos junto ao FMI, ao Banco Mundial e por aí vai. Sempre foi a primeira medida adotada pelos governos no Brasil em tempos de crise.

O site noticioso UOL, publicou nesta semana, (1/7), notícia de que os mesmos 100 reais do inicio do plano real valem hoje 19 reais. E com esse raciocínio pseudocientífico induz os incautos a acreditarem que na década de 1990 o poder de compra do real era altíssimo.

Pura mentira. Na década de 1990 o salário mínimo não chegava a 150 reais, lembro que uma das promessas de Lula na sua primeira eleição era elevar o salário mínimo para o equivalente a 300 dólares. É claro que o salário mínimo ideal seria de quase três mil reais, segundo o Dieese.

Estamos longe disso, mas o salário mínimo mais que quadruplicou nesta última década. A imprensa cria a crise que ela quer e que lhe interessa. O fato é que, com todos os problemas enfrentados, a economia brasileira não perderá o posto de sétima potência econômica. E outra: agora enfrentamos até crises econômicas de fora sem recorrer aos agiotas internacionais. O Brasil é outro e os cegos não querem ver.

*Graduando em Jornalismo pela Universidade Federal de Ouro Preto – MG

COMENTÁRIOS
17

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. José frajtag

    Pode ter sido a setima, quando o dólar estava em torno de dois reai. Agora deve ter despencado para a décima.

  2. Amigo do Povo

    Pô Veio, vc fica clocando estas fantasias e tem gente que gacaba que acreditando, vai devagar.

  3. Joilson Gouveia Bel&Cel RR

    ERRATA!
    Sinceramente, mas não é possível discutir, dialogar ou debater com quem escreve “a níveis de” como um “graduando” em bazófias!
    Ora, se não há crises ou há crises quem mais faz uso delas é eLLa e o homo lusco, para tentarem justificar suas incompetências, falhas, equívocos e erros. Num dado momento, é apenas uma “marolinha” noutro uma “onda”, pois o “mar não serenou”…
    Enfim, ha ou não uma crise? A Vaca tossiu e ainda tosse; ou não? Para Marcelo Madureira – “ainda está de coqueluche”.
    Por que e quais as razões do REAJUSTE FISCAL se não há crise?
    Por que majorou o Fundo Partidário em mais de 1586%, pois era de 786 Mil e passou para 868 Milhões?
    Houve mensalão? Há PTrolão? Ou tentam desviar o foco devido aos pífios “9% de aprovação deLLa” e a iminente prisão do “homo lusco”?
    Ah! Louve-se ao dito (escrito) pela leitora “NORMA”, que arrasou com seu textículo ignominioso, oprobrioso e desbragadamente inverídico!
    Tal tio tal sobrinho, pois, ambos são séquitos do loquaz e mendaz Joseph Goebbels – o maior mentiroso de todos os tempos e do mundo; depois do “homo lusco” e da “muié sapiens”.
    Abr
    JG

  4. Joilson Gouveia Bel&Cel RR

    Sinceramente, mas não é possível discutir, dialogar ou debater com quem escreve “a níveis de” como um “graduando” em bazófias!
    Ora, se não há crises ou há crises quem mais faz uso delas é eLLa e o homolusco, para tentarem justificar suas incompetências, falhas, equívocos e erros. Num dado momento, é apenas uma “marolinha” noutro uma “onda”, pois o “mar não serenou”…
    Enfim, ha ou não uma crise? A Vaca tossiu e ainda tosse; ou não? Para Marcelo Madureira – “ainda está de coqueluche”.
    Por que e quais as razões do REAJUSTE FISCAL se não há crise?
    Por que majorou o Fundo Partidário em mais de 1586%, pois era de 786 Mil e passou para 868 Milhões?
    Houve mensalão? Há PTrolão? Ou tentam desviar o foco devido aos pífios “9% de aprovação deLLa” e a iminente prisão do “homo lusco”?
    Ah! Louve-se ao dito (escrito) pela leitora “NORMA”, que arrasou com seu textículo ignominioso, oprobrioso e desbragadamente inverídico!
    Tal tio tal sobrinho, ambos séquitos do loquaz e mendaz Joseph Goebbels – o maior mentiroso de mundo depois do “homo lusco” e da “muié sapiens”.
    Abr
    JG

  5. Norma

    Que legal! Agora vou comemorar!…

    7ª economia do mundo, com qualidade de vida de país subdesenvolvido….
    7ª economia do mundo, ganhando cinco vezes menos que um estadunidense e pagando infinitas vezes mais impostos que eles! Um carro que eu compro por cem mil reais aqui, um estadunidense paga menos de vinte reais lá…
    7ª economia do mundo com serviços públicos equivalentes aos países da África!
    7ª economia do mundo, pagando impostos extorsivos pra sustentar um sistema de corrupção institucionalizada, e mesmo ganhando pouco, ser obrigada a ter que pagar plano de saúde e escola pra poder ter o mínimo de dignidade.
    7ª economia do mundo, mas sem poder sair nas ruas tranquila por causa do clima de guerra gerado pela falta de segurança pública.

    Ok, vou comemorar…. Onde pego o meu chapeuzinho de otária?

  6. ZELITE BRANCA

    Essa turma do SANDUICHE DE MORTADELA, está cada dia cumprindo bem o papel de defender o INDEFENSÁVEL, com seus corruPTos e seus bandidos.

  7. Antonio

    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK…Papagaiozinho vermelho novo doido!!!!
    A crise é inventada???? é nada???
    Finalmente estão resolvidos os problemas do PIB nacional,das industrias, do comércio, do setor de serviços, dos desempregados, da Petrobras, da saúde, da educação, do minha casa minha vida, da inflação alta, do crescimento negativo, da moeda desvalorizada, da falta de investimentos, da incerteza etc…
    KKKKKKKKKKKKKKK…Nem mesmo quando o larápio dos 9 dedos reconhece a merda em que o país está atolado, os puxa-sacos (idiotas úteis) se conformam e ficam com essas idiotices e insanidades.

    1. Luís Augusto

      Pois é, crise inventada???!! Vá pra rua pergunte como estão os juros nos bancos oficiais ou não, tarifas, energia, etc. Pergunte se os empresários estão demitindo. Pergunte como estão as condições de financiamento, etc. Saia de trás desse computador e questione na rua! Fantasiosa é vossa utopia!

  8. Glorioso

    Ou adorador do Fernando Pilantrel, o seu PT mudou a moeda Real pela moeda Pixuleco sem avisar o brasileiro, me explique se for possível?

    1. Roberto Villanova Post author

      DS! Que é isso, Dê Esse? Tu só pensa nisso, é? Unnnnnn…Freud bem que explicou. Quem disso cuida, disso usa. Mas não tenho preconceito não. O importante é ser feliz. Né não? Desse…

  9. André Ribeiro

    Crise inventada? Intelectuais que acreditam em tudo? A dubialidade ou a debilidade parece ter atingido em cheio o pseudo-jornalista, que ao invés de ter idéias próprias, necessita verbalizar, vomitar o mantra PTralhista… Se não existe crise, como a energia subiu mais que 50%, a água 20%, o combustível é o mais caro de mundo, entre os países que se dizem autossuficientes, a inflação diária dos supermercados é uma lembrança cruel do retorno do dragão, o descontrole das contas públicas, que hoje são avassaladas pelas quadrilhas é péssima gestão dos últimos 13 anos começou a mostrar os resultados… Ou seja, crise inventada, ou crise de indentação é o que o pseudo-jornalista vive???

Comments are closed.