Enfim, os Estados Unidos redescobriram Cuba
   1 de julho de 2015   │     14:57  │  5

Brasília – Mais de 50 anos depois de ter rompido relações diplomáticas com Cuba, os Estados Unidos anunciam que vão reabrir a embaixada norte-americana em Havana e reatar as relações diplomáticas e comerciais com o governo cubano.

O que mudou? Ou melhor: quem mudou?

O presidente Barack Obama, primeiro negro a assumir a presidência dos Estados Unidos, entra para a história pela sensatez das suas decisões. Não é fácil para ele, um negro presidindo um país preconceituoso, tomar essas decisões.

Ao ser recebido na Casa Branca pelo presidente dos Estados Unidos, o presidente cubano Raul Castro deu esse passo histórico na direção da reconciliação depois de uma disputa e entreveros que duraram mais de 50 anos e mostraram que o tempo é mesmo o senhor da razão.

E quem está com a razão?

O Brasil. Sim, o Brasil. Cabe lembrar que tudo começou com o presidente Fernando Collor, quando atendeu ao pedido do Fidel Castro para ajudar a delegação cubana que iria participar dos jogos Pan-Americano em 1991.

O Collor encontrou o meio legal de liberar a ajuda, ao firmar parceria esportiva com os cubanos. E os cubanos vieram para o Brasil e muitos deles ficaram aqui.

Escreve-se outra página da história. Rompe-se definitivamente o lacre da Guerra Fria, que durante décadas manteve o mundo em suspense, e tudo isto sob os auspícios da dúvida sobre quem afinal tem razão?

O tempo, sem dúvida, que é o senhor da razão.

Quando o secretário norte-americano John Kerry desembarcar em Havana para reabrir a embaixada dos Estados Unidos na ilha que já foi o seu quintal, é imperioso que se reconheça o pioneirismo brasileiro – que sempre enxergou muito mais à frente para entender que, um dia, inexoravelmente, as barreiras seriam derrubadas.

E é espetacular entender com um País pequeno e boicotado pode desenvolver a melhor Medicina do mundo, a verdadeira Medicina de Hipócrates.

Salve Cuba e salve o presidente Collor, que foi o primeiro a enxergar o que os Estados Unidos até o ano passado ainda não queriam enxergar.

COMENTÁRIOS
5

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. Nietzsche Jr.

    Bob. Continuas a cada dia mais lúcido e esplêndido. O POVO CUBANO é de uma singularidade inédita na história da humanidade. Desde a partida de um grupo de jovens obstinados, muito bem formados politicamente, do porto de Tuxpan no México, o mundo conheceu o que é resistência à intempéries sem a perda de dignidade. Enquanto isso, nos entristece ver um monte de cagões imbecis que não são da classe abastada economicamente mas repetem seus discursos para desta sentir-se parte. Lêem tudo o que não presta e se informam em fontes que difundem distorções com o adrede fim de escamotear a verdade. Outra coisa Bob: num dos posts (Arrecadar para o Aécio pode…) um cidadão de nome João Mané em resposta a comentários de dois falastrões contumazes, faz uma acusação séria. Será que é contra quem estamos pensando??? Se for, é muita cara de pau do cidadão. Vamos apurar.

  2. Silva

    Novamente essa história de “Guerra Fria”? Nem fria, nem quente. Foi uma jogada de mestre dos EUA e da antiga URSS. “Ambos interpretavam os problemas internacionais em termos bipolares, e com frequência maniqueístas, sua rivalidade os levara a uma crescente corrida armamentista de que nenhuma outra potência era capaz” (Paul Kennedy, Ascensão e queda das Grandes Potências). Dá uma olhadinha no Conselho de Yalta.

  3. bebeto

    QUE BOM ISSO TENHA ACONTECIDO, SÓ ASSIM O GOVERNO AMERICANO VAI CONTRATAR MÉDICOS CUBANOS E CRIAR O MAIS MEDICO.

Comments are closed.