Eleição na OAB/AL terá chapão
   29 de junho de 2015   │     12:19  │  0

A oposição a atual diretoria da OAB de Alagoas tem conversado bastante. Antigos adversários nos embates internos e nas eleições da entidade como Omar Coêlho, Fernando Maciel, Marcelo Brabo e Welton Roberto agendam reuniões para aparar rusgas e fechar um chapão.

Brabo seria o candidato a presidente tendo Fernando Maciel como o seu vice. Omar e Welton sairiam candidatos a Conselheiro Federal. Ambos também poderão disputar as eleições de 2016.

Filiado ao PT Welton Roberto avalia disputar o cargo de vereador por Maceió. Já Omar, que na última eleição concorreu ao Senado, quer ser candidato a Prefeito da capital. O chapão segue o modelo político de reunir lideranças antes divergentes com votos para alcançar o poder.

Na situação, o atual presidente da Ordem em Alagoas, Thiago Bomfim, não vai concorrer à reeleição. Para o cargo foi indicada a advogada e Conselheira Federal Fernanda Marinela. Ela já anunciou que, caso eleita, cumpre o mandato de três anos e não concorre a um novo mandato.

Os atuais comandantes da OAB avaliam que um único mandato é suficiente para realizações, impede que o cargo seja usado para promoção pessoal, além de haver uma tendência nacional contra a reeleição e a favor de menos política em todos os setores da sociedade.

Nas redes sociais a guerra entre os grupos já começou. Falta pouco para a disputa ganhar as ruas numa eleição que promete ser dura entre o chapão e a situação.

A eleição na OAB está marcada para novembro.