Não, não, não! Não à redução da maioridade penal!
   10 de junho de 2015   │     18:30  │  14

Brasília – Enquanto os deputados discutiam na Câmara Federal a redução da maioridade penal, um grupo de jovens protestava gritando:

Não, não, não! Não à redução!

Os jovens estão certos e os deputados que apoiam a proposta estão errados. E por que os que apoiam a redução da maioridade penal estão errados?

Porque a violência que transformou as cidades brasileiras numa verdadeira cilada para os incautos urbanos não é uma questão de idade – é uma questão de justiça.

De justiça social, econômica e togada. Ou seja, é um problema de ausência dos três poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário.

A educação virou negócio com as escolas públicas sucateadas, que é para favorecer as escolas particulares, e isto do ensino fundamental à faculdade.

A saúde pública é o caos que se conhece, porque também virou negócio lucrativo. Você sabia que o Brasil tem o dobro do número de faculdade de Medicina que os Estados Unidos?

Essa é a prova maior e mais traumática da realidade brasileira, e isto sem contar que, nos Estados Unidos, não existe curso de Medicina particular, ou seja, pago.

Sem acesso à educação e à saúde, o próprio sistema que se encarregou de segregar as famílias se torna agora refém do mecanismo perverso que criou.

Propõe-se reduzir a maioridade penal de 18 para 16, e não se resolve o problema, depois se propõe reduzir de 16 para 14 e assim sucessivamente até se condenar o feto no pressuposto de que será mais um quadro na violência.

E a sociedade permanecerá refém dessa violência anunciada.

A falta de oportunidade é o combustível da violência atual. De ordinário, ao deixar os morros e favelas para atacarem nas chamadas regiões nobres das cidades os infratores abordam a vítimas assim:

Perdeu playboy! Passa o celular, a carteira e o carro!

E este é o refrão nacional sem sotaques, assim como os presídios são igualmente “faculdades nacionais” de aperfeiçoamento de crimes. Tanto faz em Alagoas como em São Paulo; no Rio de Janeiro ou no Acre.

E o que se pretende com a proposta da redução da maioridade penal não é resolver o problema da violência, mas empurrar a sujeira para embaixo do tapete.

E o tapete não suporta mais esconder tanta sujeira.

NR – Faleceu nesta quarta-feira, aos 91 anos de idade, o ex-vereador de Coruripe, José Bertoldo Sobrinho, mais conhecido por Dezinho Bertoldo. O sepultamento será nesta quinta-feira, em Jequiá da Praia. Meus pêsames à família.

COMENTÁRIOS
14

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. Constant Ramos

    16, 17, 18 são apenas números. Não é de agora que a juventude brasileira, da base da pirâmide social, tá sem rumo que nem o governo e suas instituições desacreditadas. Taí os presídios abarrotados deles. E muitos que andam nas ruas também sentem-se presos sem perspectivas de estudo, trabalho, vida simples, digna. São vítimas de um estado que não sabe o que fazer com eles. Os bons costumes foram corrompidos. Os maus exemplos partem de cima. O descalabro social está a um passo de rasgar o tecido que ainda controla a vida de quem sonha por um país melhor. Mas tá difícil. Falta compromisso, destemor, persistência e vontade de mudar o Brasil. Aquela vontade que fez de um Lincoln um ícone do povo americano mesmo pagando com a própria vida ao acabar com a escravidão. Qual o governante deste país que daria sua vida para que amanhã o povo se orgulhasse de ser brasileiro?

  2. Roberto

    Sim ,SIm ,SIm, Sim ,sim,sim,sim,sim,sim,sim,sim,sim,sim,sim a redução da maioridade penal, lugar de bandido é na cadeia e não no meio da sociedade cometendo crime.

  3. Glorioso

    No dia que a mulher, a filha ou o filho de um político, de uma autoridade, de um jornalista ou de quem quer seja, tiver a vida ceifada de forma brutal e cruel por esses vermes bandidos mirins, aí sim vão acabar com esse blá, blá, blá, em defesa dos vermes “di menor”.

  4. carlos silva

    Meu Deus porque a gazeta não tira logo ess bob. Para de deixar esse cara ta falando merda neste site. Eu nunca mais vou acessar esse site da gazeta. Nao aguento nem olhar a imagem desse cara! Meu irmao vc é um ridiculo com essa conversa mole de lula de fhc. Vai tomar banho! Da raiva de saber que vc e um hipocrita, pois sei que é a favor da rdução, mas que por receber didin de pt e cia, fica falando merda aqui. Porra

  5. RODRIGUES

    Bobagem! É só deixar o jovem completar 18 anos e como num passe de mágica ele já começará a ter noção da gravidade dos atos que está praticando. Até aos 17 anos, 11 meses e alguns dias, o coitadinho não sabe de nada. De volta o surrado discurso de que só a educação resolve o problema. Basta ver como a “pátria educadora” trata o assunto, mesmo com o famigerado ajuste fiscal, não cortou um tostão sequer do orçamento destinado à educação. Tenho uma sugestão para acabar com a controvérsia: caberia aos familiares da vítima de crime grave praticado por menores, decidir se seria aplicado o ECA ou o Código Penal. Assim, os Zé Bonzinhos não perderiam a oportunidade de demostrar o quanto são magnânimos.

  6. RODRIGUES

    Bobagem! É só deixar o jovem completar 18 anos e como num passe de mágica ele já começará a ter noção da gravidade dos atos que está praticando. Até aos 17 anos, 11 meses e alguns dias , o coitadinho não sabe de nada. De volta o surrado discurso de que só a educação resolve o problema. Basta ver como a “pátria educadora” trata o assunto, mesmo com o famigerado ajuste fiscal, não cortou um tostão sequer do orçamento destinado à educação. Tenho uma sugestão para acabar com a controvérsia: caberia aos familiares da vítima de crime grave praticado por menores, decidir se seria aplicado o ECA ou o Código Penal. Assim, os Zé Bonzinhos não perderiam a oportunidade demostrar o quanto são magnânimos.

  7. Barbosa

    Roberto, até que fim você resolveu escrever algo sério e importante para o leitor, ´PARABÉNS” pelo texto, sem saúde e educação não se faz uma nação digna. Mas é preciso mais, é preciso você explicar que a violência aumentou em todo país, que essa garotada que está na criminalidade e tem na faixa de 14 a 16 anos de idade, eram bebê quando o Presidente Lula assumiu a presidência do pais. Então fazendo uma breve análise do que você escreveu sobre saúde e educação, percebe-se que nada foi feito, e o pior ainda está por vír com as medidas do governo federal em cartar verbas destinada para educação. As cotas para os negros ingressarem nas universidades é uma prova da falta de investimentos, e como você menciona no seu comentário a falta de investimento na educação, impossibilita que o pobre e o negro tenham as mesmas condições de aprenderem. Resumindo, se o estado cumprisse com a obrigação com educação de qualidade, se o pobre e o negro tivesse a mesma condição de aprender igual as classes média e alta, certamente teríamos vários juízes, desembargador, promotor, advogado, médico e etc. negros no pais. Finalizo dando-lhe novamente PARABÉNS pelo texto. Isso sim é serviço de um jornalista.

  8. Glorioso

    Este tema é controverso, pois nos países desenvolvidos não existe a dúvida de o que fazer com o menor que comete crimes, é prisão perpetua ou até pena de morte. Isto sim era o que devia ocorrer neste país subdesenvolvido e movido a corrupção. Aliás o velho coronel Amaral já dizia Bandido bom é Bandido morto. Agora que é contra a redução leva os marginais prá suas casas. O que assistimos todos os dias é muita hipocrisia dos políticos, das autoridades e dos formadores de opinião.Tenho dito!

  9. Ton Oliver

    Eu acho que tudo deve fica como está, pois o País está uma porcaria, o povo escolheu esse tipo de vida , devemos assim sofrer as consequências. Afinal, porque prender pobres estrupadores, homicidas de 16 anos; besteira, eles só acabam com muitas famílias. É só mais uma desgraça!

  10. bebeto

    Os traficantes estão comemorando a não aprovação da maior idade, só assim eles conseguem manter seus exércitos com menores que estão a seus servicos, e viva os POLÍTICOS PICARETAS DESSE PAIS.

  11. Joilson Gouveia Bel&Cel RR

    SIM, À REDUÇÃO DA MAIORIDADE PENAL, PELA NOSSA SALVAÇÃO!
    Joilson Gouveia*
    Sim, sim, sim, sim à redução! Este é o refrão de mais de 96% de população! – várias e inúmeras pesquisas apontaram de 87% a 96% favoráveis. Ainda que não seja a solução é um alento à redução dos crimes e delitos e nossa salvação!
    A hipocrisia patética, idiota, imbecil, ridicularmente risível de uns patifes e Palermas Traidores do Brasil, que tentam opor, contrariar e obstaculizar à vontade da imensa maioria da população brasileira, que se sente impotente, acuada e reclusa em seus lares, casas e residências – que já fora seu asilo inviolável (que virou belo texto literário constitucional) abrigo seguro do cidadão e de sua família – ou em seus ambientes laborais, que não suporta mais tanta violência praticada pela juvenil delinquência, albergada, abrigada, protegida, tutelada e encoberta pelo manto da impunidade, desde o advento do tal ECA – uma lei copiada de países nórdicos na década de noventa, que mais serviu para recrudescer a violência que regenerar a infantil adolescente delinquência – vide aqui, em nosso blog alguns textos sobre a violência e sobre a PENA MORTE imposta ao CIDADÃO, pelos meninos e meninas assassinos em idade juvenil ou ainda crianças e adolescentes, a saber:
    a) http://gouveiacel.blogspot.com.br/2011/08/o-brasil-acaba-com-o-tal-de-eca-ou-ele.html ;
    b) http://gouveiacel.blogspot.com.br/2013/11/ao-cidadao-ja-ha-pena-de-morte-e-sem-do.html ;
    c) http://gouveiacel.blogspot.com.br/2015/04/maioridade-ou-menoridade-penal.html ;
    d) http://gouveiacel.blogspot.com.br/2015/04/a-quizila-da-maioridade-ou-menoridade.html ;
    e) http://gouveiacel.blogspot.com.br/2015/05/dois-medicos.html .
    Onde a lógica? Como podem defender aos pueris, ingênuos e “inocentes seres” ou a tais crianças ou serem contra a redução da maioridade penal, se eLLes mesmos são favoráveis ao ABORTO e à MUDANÇA DE SEXO assegurada e garantida e protagonizada pela Saúde às crianças, que sequer sabe sobre o certo e errado, mas que, para eLLes, são INCAPAZES de assumir a responsabilidade pelos seus desatinos e ATOS CRIMINOSOS e das SENTENÇAS DE MORTE IMEDIATA, por uma bicicleta, um tênis, um relógio ou celular, que ceifam vidas e imolam cidadãos e cidadãs; ou não? – São os “excluídos sociais do Estado” – dirão! Sim, são!? O que o Estado fez ou tem feito nesses longos anos de ECA e de desgoverno comunapetralhistas, que não se lhes assegurou: Saúde; Educação; Emprego; Trabalho e Renda e Segurança, preferindo mantê-los reféns escravizados de BOLSAS, num curral eleitoral estomacal ou famélico? Ou não?
    A redução vai acabar com a violência e os crimes perpetrados por esses delinquentes juvenis? Não, não vai mesmo – é o que eLLes vociferam – vá lá que assim seja e que estejam certos; tudo bem! – Porém, de uma coisa precisamos ter e teremos certeza, esses mesmos delinquentes e assassinos adolescentes e juvenis, pensarão mais de uma vez antes de delinquirem; isso é certo!
    Por quê? Porque, doravante, serão presos em Flagrante Delito e não mais “APREENDIDOS”, processados, julgados, condenados e trancafiados – coisas que o tal de ECA não permite e quando muito se lhes aplicam medidas socioeducativas ou regenerativas ou ressocializadoras (como ressocializar ou regenerar ou reeducar a quem nunca fora sequer educado?) Já dissera Beccaria: “não é gravidade da pena que reduz ou inibe o crime e sim a CERTEZA de sua aplicação”. E, doravante, eles terão essa certeza; claro!
    Todavia, ainda assim, eLLes irão bradar, gritar, esbravejar ou vomitar: “os coitadinhos irão para faculdades do crimes nas cadeias, presídios e penitenciárias”! Isso é verdade, né? Como evitar que isso ocorra? Simples, claro, preciso, conciso, direto e positivo: basta não delinquir; né?
    Recalcitrarão: mas isso só irá piorar a situação desses “inocentes”; até pode ser! Mas servirá de alento, alívio e paliativo aos cidadãos e cidadãs aterrorizados com seus delitos e crimes. E o governo é o culpado direto disso tudo, haja vista que paga auxílio-reclusão maior que o Salário-Mínimo ao honesto, honrado e decente trabalhador! Convenhamos que, além de acinte ao trabalhador, é um incentivo ao delito e delinquente; ou não?
    Os presídios e penitenciárias são verdadeiras faculdades do crime, bem por isso que aquele partido fundado e composto por ex presos políticos irá acabar com todos seus políticos presos –são os ex presos na ditadura e atuais presos, também, na democracia! A questã não é o presídio é o caráter que lhes faltam. Ou não? Tanto os USA e Cuba têm maioridade penal reduzidas, aquele oscila entre 6 e 18 anos; esta é de 16 anos – vide quadro infra sobre a menoridade penal no mundo.
    Enfim, o cidadão brasileiro não pode nem deve ficar refém de assassinos e delinquentes juvenis; “pior do que tá não fica” – já que o blogueiro é fã daquele deputado mais votado em SP!
    Abr
    *JG

Comments are closed.