Pátria que me pariu
   25 de maio de 2015   │     1:11  │  4

Por Aprigio Vilanova*

O assassinato do médico na região nobre carioca repercute, assim como repercute os casos de violência envolvendo pessoas nobres da sociedade brasileira. Longe de mim achar que o caso não mereça comoção.

Merece, assim como também merece os assassinatos sociais diários dos filhos da nossa mãe historicamente não muito gentil e que não ganham a mídia e nem as lágrimas da nossa sociedade seletivamente emotiva.

Não é muito difícil entender que o problema no Brasil não é apenas de violência, a violência parece compor a carga genética do homo-sapiens. Mas por aqui o problema sério é de criminalidade, dessas de tomar carteira, celular, bicicleta e por aí vai.

O guri que o Chico Buarque tão bem sintetizou é fruto dessa nossa sociedade hipócrita. Construímos diariamente as condições para que essas situações aconteçam cotidianamente. O brasilianista Thomas Skidimore, ao estudar o país, afirmou se referindo as favelas que estavamos criando um Freinkstein.

E criamos, o monstro da ficção cientifica existe simbolicamente no Brasil. Ele é o exercito de miseráveis desprovidos, muitas vezes, de qualquer fundamento de humanidade. O cotidiano vivenciado é de abandono e de segregação. Somos responsáveis e não adianta culpar a vitima.

Estamos a um passo de reduzir a maioridade penal, e tudo isso para saciar a sede hipócrita dos responsáveis pela violência no país. Enquanto tratamos o problema da criminalidade no país desse jeito, só iremos ajudar ainda mais a criminalidade.

Alguém pensou em educação para nossas crianças e adolescentes?

*graduando em Jornalismo pela Universidade Federal de Ouro Preto – MG

COMENTÁRIOS
4

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. alagoas nao merece voces

    80 piulas, 40 pra cada um.
    O governador do pt de minas ofereceu a dois ministros um do stf e outro stj 40 piulas para cada um dá palestras, apenas uma horinha de bate papo, essa turma do pt é tao bozinha… sabe de nada inocente… ,pq vc nao abordou o tema, ja que estuda aí?

    será que foi o fhc?

    1. Antonio

      Sem falar que o (des) governador de Minas (PT) tomou uma atitude inusitada na história do Brasil: Enviou projeto à ALE de Minas criando uma secretaria e alegando que isso não iria aumentar as despesas.
      A assembléia aprovou o projeto.
      O que o governo do PT de Minas Gerais fez???
      Vetou o próprio projeto alegando que criaria despesas!!!
      Se um dia for possível realizar um transplante de cérebro, pode pegar um órgão que pertenceu a um petista: Estará zero quilometro. Não foi usado pra nada.

  2. Glorioso

    Então, até pensei em educação para as crianças, mais aí os PTralhas assumiram o poder e roubaram tudo! Agora chore!

  3. Heleno

    Eita, eu jurava que o texto concluiria dizendo que a culpa pela morte do médico é do FHC. E assim ficaria: “a culpa é do FHC, PORQUE ESSE ADOLESCENTE NASCEU DURANTE O GOVERNO DELE!”… Ufa!

Comments are closed.