O Brasil não está, ele sempre foi corrupto
   9 de maio de 2015   │     22:10  │  4

Por Aprigio Vilanova*

Não há dúvida que a exacerbação dos ânimos, de parte a parte, no debate político nacional em nada ajuda ao país. Muito pelo contrário, causa mais estragos uma vez que esconde ou impede o aprofundamento do combate a corrupção.

Queiramos ou não, a corrupção no Brasil, está estruturada no poder público, desde a chegada de Cabral, passando pelas capitânias hereditárias, pela chegada do Estado Português ao Brasil, pelo processo de Independência, pela Proclamação da República, isso só para ficar em momentos simbólicos da nossa história.

Tudo isto parece não fazer sentido nenhum, mas a herança deixada por séculos de corrupção pariu este país que vivenciamos. O Brasil não está corrupto, antes fosse esse o nosso problema, o Brasil sempre foi um país corrupto com o agravante da relação promíscua com a impunidade que alimentou este estado de coisas.

O famoso jeitinho brasileiro esconde um forte desvio de caráter social. A malandragem, a esperteza, o levar vantagem a qualquer custo, está no DNA brasileiro e muitos se orgulham deste componente nocivo. E na esteira do jeitinho brasileiro tudo é possível e digno de aplausos na hipócrita sociedade brasileira.

O problema é tão grave e escancarado que desafia o bom senso, chegando ao ponto de manifestantes paneleiros levantarem cartazes incentivando a sonegação fiscal.

Vai entender?!

*graduando em Jornalismo pela Universidade Federal de Ouro Preto – MG

COMENTÁRIOS
4

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. Antonio

    O papagaio véio louco quando está de ressaca escala o projeto de jornalista pra escrever besteiras…
    Que linha de raciocínio (e tem???) mais escrota!!!

  2. Joilson Gouveia Bel&Cel RR

    ADÁGIO POPULAR: QUEM É NÃO QUER SER SÓ!
    Joilson Gouveia*
    É conformismo, “coitadísmo”, cinismo ou reconhecimento de sua mea culpa enquanto arauto vermelho sobrinho do não menos arauto vermelho senil? Ou, pelo contrário, quer imputar aos brasileiros e às brasileiras sua conditio sine qua non e seu modus operandi et vivendi enquanto integrante, membro militante e paladino defensor deLLes, os corruPTos e orruPTores PTralhistas VERMELHOS, que desfraldaram bandeiras da Ética, Moralidade, Probidade, Transparência, Publicidade e Legalidade no trato da res publica ou da coisa pública, do Erário, do Tesouro e das Riquezas e do Patrimônio Público Nacionais, para chegarem lá e, ao chegarem, fizeram igual ou pior que aos que diziam combater?
    Assestar que “sempre foi e é” ou que está é dizer que sempre será corruPTo, mormente se continuar a ser “governado” pela govenANTA, inteligentA, competentA e presidentA, que nunca tossiu, nem mentiu, não mente, sobretudo nem mexeu nos direitos trabalhistas, eLLa própria disser ser a corrupção uma “velha senhora” tal qual seu antecessor que dizia: XÔ CORRUPÇÃO! – SEM A VÍRGULA. Ou não?
    Mais ainda: é querer tentar justificar, compensar ou admitir que tão somente, apenas e só fazem aquilo que outros fizeram e fazem; ou seja: todos roubaram, furtaram, desviaram, doaram, aviltaram e espoliaram ao Erário, Tesouro e Riqueza Nacionais, daí porque fizeram igual aos outros e, bem por isso, seriam ou estariam isentos de quaisquer culpas ou responsabilidades enquanto “governo”, pois sequer impediu qualquer apuração ou investigação de corrupção e que nunca se prendeu tanto corruPTos quanto nesse “governo”, mas sequer os defenestra de seus valiosos quadros “partidários” ou seus quadrilheiros mensaleiros condenados, os quais são tidos como verdadeiros “zésróis” e até vaquinhas fizeram para liberarem seus inocentes do xilindró da Papuda. Aforismo: “Todo ladrão pensa que todo mundo o é”!
    Doutro giro, a cada escândalo descoberto, de plano e de logo negam e juram de pés juntos que “não sabia, não ouvia nem via”, ao depois, asseveram que mudaram seus “diretores” e que não há mais nenhum risco de corrupção, daí apresentam e reeditam planos de combate à corrupção ao PTrolão como fizeram durante o mensalão até o surgimento de um outro escândalo de corrupção. Típico!
    Enfim, num país sério, honrado e de Instituições republicanas e democráticas respeitadas de um Estado Democrático, Humanitário e de Direito, que preserva e cumpre e faz cumprir suas leis, já estariam processados, impedidos, cassados, condenados, presos e expropriados todos os seus bens, mormente se amealhados de forma escusa, espúria ou ilícita, imoral e ilegalmente conseguidos, ajuntados ou “adquiridos”; ou não?
    Para mim e por mim, todos os contribuintes e cidadãos honestos, honrados e decentes que neLLa NÃO votaram (mais de 91 milhões de brasileiros e de brasileiras insatisfeitos, indignados e contrariados ou decepcionados) deveriam não somente sonegar impostos, taxas e contribuições, num boicote ou desobediência civil, sobretudo deixar de pagarem ou recolherem aos cofres da SRF, haja vista que eLLes os usam mais para generosas DOAÇÔES; DESVIOS ou FALCATRUAS e FRAUDES que aplicados no nosso País, para sua gente e seu povo, mormente em Segurança, Educação, Saúde, Mobilidade Social Urbana e Rural, hospitais e unidades de saúde, Infraestrutura, vias, estradas e rodovias, ferrovias e transportes públicos, bem como em portos e aeroportos no e do Brasil, nunca em Cuba, Bolívia, Nicarágua, Argentina, Paraguai, Equador, Venezuela e outras tantas tiranias vermelhas mundo afora.
    a) Ou o Congresso Nacional cumpre ao seu dever e impetra o imprescindível, urgente, regular, ético e devido Processo de Impeachment – impedimento do exercício do cargo de Presidente – incontinente cassação, julgamento e condenação e, por conseguinte, expropriação e confisco de seus “bens” ou b) restará medida extrema e de ultima ratio de uma Intervenção Constitucional Militar consoante instado pela vontade do soberano detentor do Poder: O POVO; de fazer uso dos fatores reais de Poder: Forças Armadas!
    Abr
    *JG

  3. CLÁUDIO P. PINHEIRO, O CPP! JUÍZO GENTE!

    GENTE BOA,

    MEUS BROTHERS,

    QUANTA IRONIA! QUE TREMENDA “CARA DE PAU!” DESSES PLAYBOYS BARATOS!

    COM AR IRÔNICO: “EU NÃO MANDEI!” “EU NÃO SABIA!”

    “QUEM SAIU MAIS MACHUCADO FUI EU!”

    ASSIM DIZ O PLAYBOY CRUEL “BETO HITLER!”

    ELE TEM UM EXCELENTE MESTRE NESSE TIPO DE VIOLÊNCIA: O SEU CHEFE MAIOR FHC, MESTRE TAMBÉM DA EMPULHAÇÃO, QUE MANDOU SURRAR UM GRUPO DE IDOSOS APOSENTADOS, QUE PROTESTAVAM CONTRA ATO SEU QUANDO DESGOVERNAVA O NOSSO BRASIL VARONIL!

    D. GLEISI, D. JANDIRA, HONRADAS MULHERES DO MEU BRASIL VARONIL, PODEMOS LHES ASSEGURAR QUE TODO O BRASIL ESTÁ DE LUTO!

    O PARANÁ E TODO O BRASIL ESTÃO DE LUTO D. GLEISI E D. JANDIRA!

    IMAGINEM SÓ ESSES PLAYBOYS BELICOSOS, ATEUS CRUÉIS, E SEUS SIMPATIZANTES, NO GOVERNO DO BRASIL!

    NEM É BOM IMAGINAR!

    QUE TREMENDO RISCO O NOSSO BRASIL VARONIL PASSOU!

    NOSSO BONÍSSIMO DEUS NOS LIVROU DESSE DESASTRE!

    SERIA SÓ TRAGÉDIA!

    “O GOLPE BAIXO “FAIOU!”

    E CONTINUA “FAIANDO!” E VAI “FAIAR” SEMPRE! Ó GLÓRIA AO BONÍSSIMO DEUS DE TODO PODER E DE INFINITA BONDADE!

    ESSES CARINHAS E SEUS INCURÁVEIS SIMPATIZANTES, LEMBRAM E ESTÃO IGUALADOS AOS FANÁTICOS FACÍNORAS EXTREMISTAS DO ESTADO ISLÂMICO!

    SIM, ÀQUELES CARAS QUE DEGOLAM AS PESSOAS VIVAS, SEM DÓ NEM PIEDADE!

    SALVE DILMA DO BRASIL! SALVE! SALVE!

    SALVE LULA DO BRASIL! SALVE! SALVE!

    “LULA DO BRASIL DE NOVO É A VONTADE DO POVO!”

    ATENÇÃO! URGENTÍSSISISSISSISSISSISSISSISSMOOOO…!!!

    DEU NO DATAFOLHA: LULA DO BRASIL, EM PESQUISA RECENTE, É CONSIDERADO PELO POVO BRASILEIRO, O MELHOR PRESIDENTE DA REPÚBLICA DO NOSSO AMADO BRASIL VARONIL!

    SIM, LULA DO BRASIL, O MELHOR PRESIDENTE DO BRASIL!

    SIM, LULA DO BRASIL, O MELHOR PRESIDENTE DE TODOS OS TEMPOS! Ó GLORIA A DEUS! AMÉM!

    MEUS BROTHERS,

    ATENTEM BEM,

    E FOI NO DATAFOLHA/GLOBISTA, GOLPISTA!!!

    TÁ LIGADO? TÁ LIGADA?

    BABADO NÃO É BICO NÃO!

    HOMI! HOMI! ABRA DO OLHO! MUIÉ! MUIÉ! ABRA DO OLHO!

    JUÍZO GENTE E JÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁ…!!!

  4. luciano melo

    Pronto…com uma explicação hiatórica/cultural dessa está tudo
    justificado. …O sangue de Cristo lavou , estou purificado !!

Comments are closed.