O dia do trabalhador contra as terceirizações
   1 de maio de 2015   │     19:39  │  8

Por Aprigio Vilanova*

O dia do trabalhador é marcado por mobilização e protestos em várias cidades do país. A principal bandeira do momento é da luta contra a aprovação da Projeto de Lei (PL)4330 que amplia a prática da terceirização.

A presidente Dilma Rousseff se pronunciou pela internet e falou sobre a política de valorização do salário mínimo, as terceirizações e os protestos pelo país. O momento é de atenção para a classe trabalhadora, o PL4330 que regulamenta as terceirizações pode representar um retrocesso nas relações trabalhistas no país.

A perda de direitos consolidados desde o governo de Getulio Vargas é o principal desserviço da regulamentação das terceirizações, assim como deseja o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ).

Em seu pronunciamento a presidente Dilma ressaltou a importância de regulamentar as terceirizações, mas deixando claro que a regulamentação tem que servir para garantir os direitos trabalhistas e previdenciários dos trabalhadores terceirizados.

Nos bastidores a crítica é direcionada aos assessores de Dilma que sugeriram a presidente não se pronunciar em cadeia aberta de Televisão. Isso para evitar um possível panelaço das panelinhas brilhosas de teflon das regiões nobres do país.

Fica evidente o erro da estratégia de comunicação da presidente. Mesmo com o grande alcance da internet, o pronunciamento na TV não pode ser descartado. Era o momento de esclarecer a posição da presidente sobre as terceirizações, sem as edições tendenciosas e os enquadramentos maliciosos de alguns veículos de imprensa.  

*graduando em Jornalismo pela Universidade Federal de Ouro Preto – MG

COMENTÁRIOS
8

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. CLÁUDIO P. PINHEIRO, O CPP! JUÍZO GENTE!

    GENTE BOA,

    MEUS BROTHERS,

    D. GLEISI, PODEMOS LHE ASSEGURAR QUE TODO O BRASIL ESTÁ DE LUTO!

    O PARANÁ E TODO O BRASIL ESTÁ DE LUTO D. GLEISI!

    IMAGINEM SÓ ESSES PLAYBOYS BELICOSOS ATEUS CRUÉIS NO GOVERNO DO BRASIL!

    QUE TREMENDO RISCO O NOSSO BRASIL VARONIL PASSOU!

    NOSSO BONÍSSIMO DEUS NOS LIVROU DESSE DESASTRE!

    SERIA SÓ TRAGÉDIA!

    ESSES CARINHAS ESTÃO IGUALADOS AOS FANÁTICOS FACÍNORAS EXTREMISTAS DO ESTADO ISLÂMICO!

    SALVE DILMA DO BRASIL! SALVE! SALVE!

    SALVE LULA DO BRASIL! SALVE! SALVE!

    “LULA DO BRASIL DE NOVO É A VONTADE DO POVO!”

    ATENÇÃO! URGENTÍSSISISSISSISSISSISSISSISSMOOOO…!!!

    DEU NO DATAFOLHA: LULA DO BRASIL, EM PESQUISA RECENTE, É CONSIDERADO PELO POVO BRASILEIRO, O MELHOR PRESIDENTE DA REPÚBLICA DO NOSSO AMADO BRASIL VARONIL!

    SIM, LULA DO BRASIL, O MELHOR PRESIDENTE DO BRASIL!

    SIM, LULA DO BRASIL, O MELHOR PRESIDENTE DE TODOS OS TEMPOS! Ó GLORIA A DEUS! AMÉM!

    MEUS BROTHERS,

    ATENTEM BEM,

    E FOI NO DATAFOLHA/GLOBISTA, GOLPISTA!!!

    TÁ LIGADO? TÁ LIGADA?

    BABADO NÃO É BICO NÃO!

    HOMI! HOMI! ABRA DO OLHO! MUIÉ! MUIÉ! ABRA DO OLHO!

    JUÍZO GENTE E JÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁ…!!!

  2. Joilson Gouveia Bel&Cel RR

    Onde aquela tal “coração valente”?
    Joilson Gouveia*
    Onde andará aquela “velha senhora”, que se dizia capaz de solucionar aos problemas que afligem aos brasileiros e às brasileiras, que garantira jamais mexer nos direitos trabalhistas, nem mesmo que a vaca tossisse, mas tossiu feio – estaria de coqueluche, segundo Marcelo Madureira, EX Casseta&Planeta – ao apresentar seu “pacote de maldades”, em janeiro de 2015. Fato!
    Eis a verdade: pior que seu “pacote de maldades”, as suas Medidas Provisórias 664 e 665 são ainda mais graves, prejudiciais, piores e maléficas aos trabalhadores que o indigitado PL 4330, leiam aqui, a saber: http://gouveiacel.blogspot.com.br/2015/04/a-democracia-tupiniquim-esta-na.html
    Enfim, há mais de longos TREZE ANOS que não são gerados empregos, trabalhos e rendas, salvo aos aparelhados arraigados nas tetas desse desgoverno vermelho e nos mais de 39 ministérios e centenas de “agências” mais empregadoras que reguladoras que a nada resolvem nem solucionam, sem falar nos mais de 139 mil comissionados comensais da súcia matula de sequazes vermelhos incrustados em valhacoutos desse desgoverno, além de sustentar centenas de ONG`s – organizações NÃO governamentais – remuneradas pelo governo (?) e aos tais movimentos sociais dos SEM – inclusive vergonha, claro – que invadem, esbulham, agridem, depredam, espoliam e aviltam patrimônios públicos e privados aos olhos míopes e ouvidos moucos e/ou omissos, inanes, inermes e imóveis polícias e “forças” de seu Cardozo, que até multa trabalhadores que reivindicam ou protestam contra a tal “coração valente”! Ora, com o tal PL4330 se tentará otimizar, mobilizar e regulamentar, sobretudo criar e gerar mais empregos, trabalhos e rendas, coisas que essa “velha senhora”e aquele etilizado molusco deixaram de fazer.
    Vamos ao PR – Curitiba, Centro Cívico: desde quando inteligentes, cultos, doutos, urbanos, pacatos e pacíficos professores enfrentam, afrontam e agridem às forças uniformizadas, legais e constitucionais, para reivindicarem seus direitos? Por que se mascararam e se aliaram aos Blacks Blocks e aos cães raivosos integrantes de radicais de centrais infiltradas da CUT, CGT e de outros quejandos?
    Há meios mais racionais, legais e constitucionais de se defender direitos legais; ou não?
    Ou os nossos briosos seriam a “Geni” da canção daquele vermelhinho comunopetista de botequim vivente em Paris às custas de incentivos da lei Rouanet?
    Toda ação gera imediata reação! Ou não?
    Abr
    *JG

  3. CLÁUDIO P. PINHEIRO, O CPP! JUÍZO GENTE!

    GENTE BOA,

    MEUS BROTHERS,

    D. GLEISI, PODEMOS LHE ASSEGURAR QUE TODO O BRASIL ESTÁ DE LUTO!

    O PARANÁ E TODO O BRASIL ESTÁ DE LUTO D. GLEISI!

    IMAGINEM SÓ ESSES PLAYBOYS NO GOVERNO DO BRASIL!

    SERIA SÓ TRAGÉDIA!

    SALVE DILMA DO BRASIL! SALVE! SALVE!

    SALVE LULA DO BRASIL! SALVE! SALVE!

    “LULA DO BRASIL DE NOVO É A VONTADE DO POVO!”

    ATENÇÃO! URGENTÍSSISISSISSISSISSISSISSISSMOOOO…!!!

    DEU NO DATAFOLHA: LULA DO BRASIL, EM PESQUISA RECENTE, É CONSIDERADO PELO POVO BRASILEIRO, O MELHOR PRESIDENTE DA REPÚBLICA DO NOSSO AMADO BRASIL VARONIL!

    SIM, LULA DO BRASIL, O MELHOR PRESIDENTE DO BRASIL!

    SIM, LULA DO BRASIL, O MELHOR PRESIDENTE DE TODOS OS TEMPOS! Ó GLORIA A DEUS! AMÉM!

    MEUS BROTHERS,

    ATENTEM BEM,

    E FOI NO DATAFOLHA/GLOBISTA, GOLPISTA!!!

    TÁ LIGADO? TÁ LIGADA?

    BABADO NÃO É BICO NÃO!

    HOMI! HOMI! ABRA DO OLHO! MUIÉ! MUIÉ! ABRA DO OLHO!

    JUÍZO GENTE E JÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁ…!!!

  4. Glorioso

    PTralhas mentirosos, passou a campanha mentido para o povo brasileiro só prá ganhar a eleição, agora não tem coragem de falar a verdade que quebraram o país, devem ser todo encarcerados por roubo.

  5. Barbosa

    O que dizer de uma presidenta que se acovarda e se recusa fazer um pronunciamento ao povo que o elegeu. Só os leigos e apaixonados não ver que essa mulher está perdida, sem rumo, atordoada. Roberto, Marta Suplicy já pulou fora, Collor e Renan também já mandou o recado, só falta você Roberto.

  6. Heloísa Coellho

    O PSDB, PPS, PV, DEM, SDD, PSB, PTB e PSC votaram basicamente A FAVOR da terceirização. O PT, PC do B e PSOL votaram totalmente CONTRA. Ontem, no pronunciamento da Presidente Dilma, na internet, ela se posicionou CONTRA a terceirização da área-fim. Foi uma manifestação equilibrada, sóbria, como cabe à liturgia do cargo. O grande destaque, negativo, ficou pelo governo do Paraná (PSDB), que reagiu com brutalidade de barbárie contra protesto de professores, cujo fundo de aposentadoria seria saqueado para pagar a bancos privados as dívidas enormes do governo do Estado, que administra mal o erário, num acinte a direitos adquiridos para a aposentadoria desses trabalhadores. Uma vergonha. Aécio Neves, como sempre, se omitiu e, a meu ver, de forma covarde e vergonhosa, não condenou o massacre de Curitiba, ocorrido às vésperas do Dia do Trabalhador. Quanto á terceirização, na minha opinião, é a maior sacanagem contra os trabalhadores, desde que foi criada a CLT, no governo de Getúlio Vargas. Felizmente, no Senado Renan Calheiros se pôs contra a agenda irracional de Eduardo Cunha. Vamos acompanhar o posicionamento de cada um dos senadores. É isso aí, Bob.

  7. Carlos Henrique

    A presidente errou mais uma vez ao discursar utilizando somente a internet como veículo.
    A TV ainda tem grande peso no Brasil.
    Era necessário pronunciar-se no dia 1º de maio. De uma forma ou outra ela iria receber críticas, uma vez que o país passa por uma grave crise política e econômica.

Comments are closed.