O projeto de fracasso, fracassou
   12 de abril de 2015   │     23:29  │  12

por Aprigio Vilanova*

O que fica de lição do ato de hoje (15) é que o discurso demagogo se esgotou. Por mais propaganda, travestida de notícia, é verdade, veiculada incessantemente nos grandes veículos de comunicação, a manifestação serviu para escancarar que o projeto do fracasso, fracassou.

Está sendo difícil para os manifestantes entenderem que este tipo de manifestação não encontra eco na sociedade, manifestação sem povo não é manifestação. A imprensa internacional ironiza o que se passa no Brasil.

Ainda hoje o presidente americano, Barack Obama, rasgou elogios a presidente Dilma. O encontro aconteceu na Cúpula das Américas e Obama fez referência ao combate a corrupção: “precisou uma mulher chegar ao poder, no Brasil, para se combater a corrupção”.

Se a idéia é enfraquecer o governo está funcionando, mas por outro motivo. Enquanto vão as ruas pedindo a cabeça da presidente em nome da moral e dos bons costumes, o congresso nacional governa num parlamentarismo tupiniquim.

E a agenda do congresso é o maior problema, redução da maioridade penal, terceirização são a pautas do momento. Nas manifestações não há um mísero cartaz denunciando o crime que representa as terceirizações.

O fato é que o projeto do fracasso, fracassou.

* graduando em Jornalismo da Universidade Federal de Ouro Preto – MG

COMENTÁRIOS
12

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. Silva

    Quais projetos fracassaram? Vamos falar do projeto social do partido que mais representou os anseios e a esperanças da esquerda brasileira a partir de sua fundação em 1980. Se o partido tinha uma linha ideológica que afrontava o sistema neoliberal, provocando reações diversas de camadas sociais dominantes que o impediram de assumir o poder em 1989, hoje não podemos afirmar mais isso. Foi preciso se unir aos conservadores para assegurar a governabilidade e a própria manutenção no poder. E quando falamos em poder, devemos lembrar que na democracia representativa, teoricamente, ele emana do povo. Se o poder vem do povo, os frutos desse poder deveriam a ele retornar através de justiça social. Mas não volta, pois o sistema ideológico impede, juntamente com o poder econômico capitalista. Como bem dizia o historiador Fernand Braudel, “o capitalismo só triunfa quando se alia ao Estado. Quando é o Estado”. Por isso que o projeto do partido fracassou. Por isso que temos uma falsa representação democrática, pois basta lembrar os grandes financiamentos de campanhas políticas. Por isso as medidas antipopulares, pois basta lembrar o retrocesso nos direitos trabalhistas. Não nos iludamos em afirmar que o projeto oposicionista fracassou, quando não temos mais um governo formado por representantes genuinamente do povo. E oposição? Conservador fazer oposição a conservador?

  2. Luis Lins

    VC NÃO É MAIS IDIOTA PORQUE É UM SÓ!
    VC ACHA CORRETO ROUBAR,FALIR O PÁIS.
    NÃO ESTAMOS TRATANDO DE PSDB OU PT ESTAMOS LUTANDO POR UM BRASIL
    MELHOR.
    SEUS FILHOS IRÃO SENTIR VERGONHA DE VC E SEU TIO DOIS IDIOTAS!

  3. Há Lagoas

    Suas ideologias lhe tornou cego. É seu direito ser partidário de qualquer doutrina, mas, presumo ser importante ter o mínimo de coerência. A negação do “outro” não vai acabar com o problema, pelo contrário… Sua alma de esquerda não admite que este tipo de ideologia começou a morrer junto a URSS. Mas, não estamos atacando a esquerda e sim um partido que traiu todos os brasileiros, principalmente seus eleitores! Fora PT.

  4. Heloísa Coellho

    Quando os partidos de direita votaram a favor do golpe da “Terceirização Safada”, prejudicando os trabalhadores e a classe média, ou seja, PSDB, PV, DEM, PPS, PDT, PMDB, PTB e SDD, e se percebeu que o PT, o PSOL e o PC do B votaram contra a terceirização, ou seja, a favor dos trabalhadores, as máscaras caíram, a ficha caiu, e o povo viu que era manipulado pela mídia, hipnotizado.

    Só meia dúzia de ratos pingados que compareceu, além de alguns ingênuos, muitos ignorantes e pessoas sem instrução ou esclarecimento e vários perversos. Até os vendedores ambulantes voltaram com o estoque inteiro para casa, no maior prejuízo.

  5. lima

    Cara você diz que manifestação sem povo não é manifestação, eu pergunto você é cego. No dia 15 de março tinha gente de sobra e você não disse absolutamente nada e digo mais, manifestação próxima da outra tende a diminuir a quantidade de gente, o que interessa é que 70% do Povo Brasileiro rejeita esse DESGOVERNO, quer mais, ja pensou se todos fossem as ruas. Meu amigo não defenda essa cambada de ladrões do dinheiro público, pois a sua família vai sofrer as consequências no futuro. Dar pra entender isso.

  6. ex-eleitor

    É MELHOR SER COXINHA DO QUE TROUXINHA COMO VC QUE VIVE NESSE BLOG A APOIAR UM PARTIDO E UM GOVERNO DOS MAS CORRUPTOS DO ÚLTIMOS TEMPOS QUE ENGANOU A TUDO E A TODOS.

  7. Barbosa

    Caro bloqueio, o povo está cheio das mentiras da sua presidenta, lembra que na campanha ela disse que não iria mexer nos direitos do trabalhador ” nem que a vaca tussa” ? pois é enganou os tolos que acreditaram nela.

    O pior ainda é saber que ainda tem gente que defende essa mentirosa, de presidenta ela agora só tem o nome, quem está mandando no pais é o Joaquim Levy e o vice Michell Temer, o Drácula.

  8. Joilson Gouveia Bel&Cel RR

    “O PROJETO DO FRACASSO FRACASSOU”
    Joilson Gouveia*
    De fato, ainda bem que estás sóbrio e um tanto lúcido e sensato, para reconhecer que “o projeto do fracasso fracassou”, desde que eLLa foi RÉ-conduzida ao “poder” sem poder nada nem mandar em nada – a despeito de coalizada em conluio com e pela súcia matula vermelha e simpatizantes dessa escória, que diz “governar para os pobres” e os mantém na mísera pobreza e AUMENTA impostos, taxas e contribuições, COMBUSTÍVEIS, ENERGIA, ÁGUA e etc., para sustentar aos comensais de seus aparelhados comissionados nos inúteis, inservíveis e imprestáveis mistérios com seus mais de 137 mil “comissionados”, sem falar na sua imensa popularidade de 13% e rejeição de mais de 67% (dados da última pesquisa e antes do “fracasso” aludido, claro! – que até fez ressurgir a outrora debelada e extinta ou controlada INFLAÇÃO que aflige, sobretudo, aos mais pobres e miseráveis mantidos pelo cabresto famélico num curral escravocrata estomacal, nesses longos treze anos.
    O fracasso é flagrante, como admitido pelo arauto “inteligente”, haja vista que eLLa, a governANTA não governa, a presidentA nada preside, a gerentA nada gerencia e sequer consegue ser respeitada como tal – vide a ordem de veto ao uso de jatinhos da FAB.
    Ah! O exímio diplomata cortês, urbano, sagaz, sarcástico e irônico Obama fez com eLLa o que havia feito com eLLe – ao dizer: “esse é ‘o cara’!” – pois sabe que eLLa em nada manda e o combate à corrupção dos corruPTos e corruPTores são de suas próprias entranhas, interna corporis e intestinos vermelhos cujos presos são de seus asseclas, sequazes e séquitos da mesma súcia que a tem como “rainha” – vejam os custos e as despesas com eLLa que exorbitam ao de uma verdadeira rainha – vide quadros abaixo, ao cabo deste, no Blog.
    Mais prejudicial, malévola, perniciosa, contrária e infensa aos sesquicentenários Direitos Trabalhistas do que a indigitada TERCEIRIZAÇÃO, que existe há vintenos ou mais – são as Medidas Provisórias 664 e 665, de sua lavra, às quais os sindicatos e centrais sindicais são CONTRAS, deixando bem claro que eLLa tossiu e, destarte, nos conduz a todos ao lodaçal, pantanoso e fétido de brejos infectocontagiosos causando não somente DESEMPREGO FORMAL de quase 8,0% d brasileiros demitidos, sobretudo, causando a desesperança de TRABALHO, EMPREGO e RENDA aos que se iludiram com o FIES, PROUNI e PRONATEC e outros quejandos eleitoreiros, no maior ESTELIONATO ELEITORAL DO UNIVERSO.
    De fato, depois de cem dias de desgoverno e desesperanças percebe-se que o “projeto do fracasso, fracassou”!
    Enfim, alegar fracasso em face de um número menor que o anterior, que era desdenhado, achincalhado e contestado seus números tal qual uma avestruz – e reconhecer que ontem fora menor do que antes nem era maior (?) – achando-o conveniente ou profícuo é negar ou tentar negar que eLLa não “governa” (como admitido acima) haja vista o indigitado “parlamento tupiniquim” e que nunca “governou para todos”, mas tão somente para seus sequazes, séquitos e súcia matula vermelha tal qual noutras tiranias vermelhas cubana, venezuelana, equatorianas, bolivianas e demais nações tiranas de repúblicas de bananas”!
    Os mais de três milhões de março ou os de menos de ontem somente demonstram INSATISFAÇÃO, INDIGNAÇÃO, AVERSÃO E REPULSÃO ao que aí está: “um projeto fracassado”, e comandado por seus “aliados coalizados”, onde os interesses do povo, decente, direito, honesto e honrado são e estão desprezados, desdenhados, espezinhados e olvidados!
    O POVO É SOBERANO E DETÉM O PODER E JAMAIS DESISTIRÁ DE SUA PÁTRIA AMADA BRASIL; NOSSA BANDEIRA JAMAIS SERÁ VERMELHA!
    AGUARDEM-NOS!
    Abr
    *JG

  9. Antonio

    O sobrinho do véio louco tem a síndrome do corno cego.
    O que este dublé de jornalista anda fumando?

  10. luciano melo

    O pior cego…é aquele que tambem é doido !!
    Quem diria , comunista de mamadeira rasgando elogios
    ao presidente capitalista. Eu precisava viver para
    ver isso !! É ser muito capachudo !!

Comments are closed.