Dilma cria dificuldades para o governo, ao peitar o PMDB
   26 de março de 2015   │     14:31  │  4

Brasília – A presidente Dilma está aumentando as dificuldades contra o governo, no Congresso Nacional, ao estimular a criação do PL ( Partido Liberal ) e peitar o PMDB.

O ministro das Cidades, Gilberto Kassab, foi incumbido de criar o PL e embora negue que esteja sendo estimulado pelo Palácio do Planalto, ninguém acredita.

A jogada de Dilma é um risco político que ela decidiu correr incentivada pelo ministro do Gabinete Civil, Aloísio Mercadante.

Coube ao presidente do Senado, Renan Calheiros, falar em nome do PMDB para contestar a manobra do governo. Sem citar diretamente o nome da presidente, o senador lamentou a posição do governo.

Maior bancada no Senado e comandando as duas Casas – Senado e Câmara – o PMDB tem garantido a governabilidade, mas é notório que a relação com a presidente Dilma tem sido sempre com “os pés atrás” – ou seja, há a nítida desconfiança de ambos.

O que pode ter influenciado o governo a estimular Kassab é o comentário de que o PMDB negocia a filiação de pelo menos dois senadores do PT, Delcidio Amaral e Marta Suplicy, que estão insatisfeitos com o partido.

Fala-se em quatro senadores petistas que estariam deixando o partido.

Ao estimular Kassab a criar o PL, o governo estaria contratacando – é o que se diz nos bastidores. Mas, o contrataque pode provocar estragos no próprio governo, que tem propostas importantes para serem aprovadas no Congresso Nacional.

Uma dessas propostas é a renegociação da dívida dos Estados, cujo mecanismo de correção monetária vem sendo duramente contestado.

A proposta de mudança do indexador da dívida dos Estados está na pauta de votação do Senado e deveria ter sido votada esta semana, mas o presidente Renan atendeu ao pedido do ministro da Fazenda, Joaquim Levy, e retirou momentaneamente da pauta.

O governo quer manter o mecanismo de correção da dívida dos Estados alegando que vai perder substancialmente receita, caso o mecanismo seja mudado.

Mas, a insatisfação é generalizada. Alagoas e o Rio Grande do Sul, por exemplo, são os dois Estados mais penalizados e a mudança do indexador que corrige a dívida é questão de sobrevivência. Alagoas, por exemplo, paga quase 50 milhões de reais mensais da divida renegociada na década de 1990.

Ao peitar o PMDB estimulando a criação do PL, o governo pode estar entrando numa verdadeira sinuca de bico.

COMENTÁRIOS
4

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. Joilson Gouveia Bel&Cel RR

    DIFICULDADES E A GOVERNABILIDADE VERMELHA (?)
    Joilson Gouveia*
    Será que “CRIA” ou eLLa é própria DIFICULDADE? Não é eLLa enquanto compententA, eficientA, governanta e presidentA? – ao ERRO todos somos falíveis ou factíveis insistir é que é SER esquerdoPATA; não? – “Quando os que mandam perdem a vergonha os que obedecem perdem o respeito” – George Lichtenberg.
    Ora, o Brasil e todos os brasileiros e as brasileiras amargando e sofrendo com “o pão que o diabo vermelho amassou”, submetidos e sofrendo com os escorchantes, nefandos e nefastos efeitos de uma POLÍTICA ECONÔMICA, FINANCEIRA E FISCAL destrambelhada, descontrolada e irresponsável de MANUTENÇÃO de um “assistencialismo populista” viciante, vicioso, criminoso e degradante haja vista que só o TRABALHO dignifica ao HOMEM (in genere) dá ÓBOLOS à desestimulante e desmotivadora preguiça do ócio remunerado gratuito de BOLSAS – que geraram e geram DESEMPREGOS, INFLAÇÃO acima de 8,0%, juros extorsivos e etc. e sem falar nas suas samaritanas, solidária e fraterna ou generosas benesses de DOAÇÕES SECRETAS (sem ciência, anuência e autorização do Congresso Nacional conforme exige a CF/88, que eLLa teima em descumprir, desrespeitar e espezinhar) sempre DANDO aos seus aliados vermelhos mundo afora, que avilta, espolia e assalta Erário, Tesouro e nossa MAIOR empresa: PTbrás.
    Listem suas OBRAS no Brasil e compare-as com concluídas em Cuba Bolívia, Venezuela, Nicarágua, Guatemala, Moçambique, Argentina e etc. Reitero o desafio!
    Todavia, depreende-se do texto do arauto vermelho, que entende, critica, corrige, aconselha e sugere, reiteradamente, quando não insiste na fritura de seus aliados, sobretudo, do Aloísio Mercadante, e propõe CRIAR outro “partido”, para albergar a todos os demitidos pelo povo ou não reeleitos – parece SER esse o grande busílis porque passa nosso País – e entende por GOVERNABILIDADE senão o conluio urdido do temerário “toma lá dá cá” – que eLLes estejam BEM e o POVO que se exploda!
    Além disto: “Achando que ser roubado pelo PT é melhor que ser roubado pelo PSDB é de uma idiotice descomunal”; como, também, em sendo os outros ladrões ou achacadores, como o disse “El Cid”- consoante alegado pelo arauto vermelho – seus roubos, desvios ou “doações” ANULASSEM, ELIDISSEM, ISENTASSEM ou ELIMINASSEM aos do mensalão, do PTrolão e outros que virão, certamente?
    O que os PTinhas não conseguem entender é que todo e qualquer cidadão ou cidadã decente, direito, de bem, honesto, honrado, contribuinte, trabalhador e consciente de seus deveres, obrigações e direitos, portanto, de exercer e executores plenos de suas CIDADANIAS CONSTITUCIONAIS querem defenestrar, expurgá-los e extirpá-los como se faz com tumores benignos ou malignos sejam de quais cores, matizes ou facções ou quadrilhas – mormente por agiram como tais, porque partidos não são mesmo, não agindo dessa maneira ou da imputada, também, ao PSDB!
    Por que o putê não expulsou aos condenados no mensalão? Ao contrário, foram tidos como “zésróis” e até vaquinhas fizeram para livrá-los das garras da justiça; ou não?
    Bem por isso, transcrevo as brilhantes palavras de Olavo carvalho, a saber:
    “Diz-me quem admira e te direi quem és. Os Lamarcas e Marighelas escondiam bombas em lugares públicos e saiam correndo. Ou, armados de metralhadoras, aterrorizavam indefesas escriturárias de bancos. Ou, como Carlos Eugênio Paz, matavam gente pelas costas e se gabavam disso. Ou, como Carlos Lamarca, esmigalhavam a coronhadas a cabeça de um prisioneiro amarrado. Ninguém, na direita, aplaude ou idolatra o delegado Fleury ou os assassinos de Vladimir Herzog, mas o pessoal da esquerda ama a sua escória como se fosse uma plêiade de anjos. Só nisso já há todo um universo de diferença.”
    Enfim, como dissera outro Olavo, o grande poeta Bilac: “Ao contrário do que se diz, não é a ocasião que faz o ladrão. A ocasião faz o roubo, o ladrão já nasce pronto”.
    Todos prontos, unidos e arraigados ou aparelhados em todos os escalões dos Poderes ou “coalizados” para a GOVERNABILIDADE, “de ocasião” deles e o POVO… bem… CENSURADO! :O
    Abr
    *JG
    P.S.: O povo não a serve nem deve a eLLa servir; eLLa há de nos servir a todos e não aos “coalizados”, de ocasião!

  2. Glorioso

    A política é muito dinâmica, atentai bem, o PMDB ajudou o PT a quebrar o Brasil, ou seja, eram unha e carne, alma gêmea, cara metade, agora após quebrarem o país estão se bicando, um acusa o outro o outro acusa um, ninguém quer assumir a criança parida, digo o país parido por eles quebrado, mais o povo está ligado e vai forçar os dois a morrerem abraçados.

    1. Silva

      Sua última frase é difícil acontecer… Qual a eleição que a gente viu o povo ligado? Qual partido político está acima dos demais em questão de ética? Vão-se os dedos, ficam os anéis.

Comments are closed.