Encurralada, Dilma procura urgente uma saída
   5 de março de 2015   │     18:23  │  8

Brasília – A relação da presidente Dilma com o Congresso Nacional sempre foi na base de “tapas e beijos”, e mais tapas do que beijos, porque quem a conhece de perto sabe que não é fácil conviver com ela – exceto para os subservientes que não a contestam jamais.

Na relação com o Congresso Nacional essa subserviência é impossível. A eleição do deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) para a presidência da Câmara e a indicação do deputado Leonardo Picciani (RJ) como líder do PMDB era tudo o que o governo não desejava.

Picciani, por exemplo, fez campanha para o senador Aécio Neves e proclama abertamente que votou em Aécio para presidente.

E no lugar de procurar a reaproximação, Dilma parece cada vez mais se afastar. Ela alijou o aliado do conselho e só agora, por sugestão do Lula, é que incluiu o vice-presidente Michel Temer nesse núcleo seleto criado para ajudá-la a governar – e isto em tese, porque na prática a Dilma não aceita opinião.

É sintomático que o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, tenha se encontrado com o ministro da Justiça, José Eduardo Cardoso, antes de encaminhar a lista dos denunciado na “Operação Lava Jato” ao Supremo Tribunal Federal.

Cardoso integra o “núcleo duro” do governo e a explicação de Janot, para o encontro com o ministro, não convenceu. Janot disse que foi denunciar as ameaças que tem recebido, mas não convenceu, e a versão que prosperou para explicar o encontro com Cardoso leva à combinação dos nomes que deveriam vazar à imprensa e que, não por coincidência, com desafetos do governo.

O pior é que, até agora, o que se sabe tem origem nas delações sem provas. Não basta contar o que sabe, porque o imperioso é provar; sem as provas as denuncias se tornam vazias e é assim que deve funcionar a justiça.

A presidente Dilma se tornou refém de um imbróglio político que ela mesma criou e não foi por falta de aviso. Quando declinou do convite para jantar com a presidente, o senador Renan Calheiros sinalizou com a nova realidade na relação republicana.

Foi um recado sutil, assim como a eleição de Eduardo Cunha para a presidência da Câmara inaugurou a nova era na relação com os aliados.

COMENTÁRIOS
8

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. CLÁUDIO P. PINHEIRO, O CPP! JUÍZO GENTE!

    GENTE BOA,

    MEUS BROTHERS,

    E AO SENHOR JUIZ, SUA EXCELÊNCIA O DR. TEORI ZAVASCKI, COM TODA RAZÃO! ENTENDAM, TEM-SE, À LUZ DO DIA, UMA CRUEL REALIDADE ESTAMPADA!

    UMA ROUBALHEIRA CONTRA O DINHEIRO DO POVO SEM PRECEDENTES NA HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA DO NOSSO AMADO BRASIL VARONIL!

    UMA GATUNAGEM CONTRA O PATRIMÔNIO DO POVO BRASILEIRO E NÃO SE ADMITIRÁ, JAMAIS, PREVARICAÇÃO, FROUXURA DE QUALQUER ESPÉCIE NA LIDA COM A JUSTIÇA ANTE ESSE ESCABROSO GOLPE CONTRA A NAÇÃO BRASILEIRA!
    CUSTE O QUE CUSTAR! DOA A QUEM DOER! CHEGUE AONDE CHEGAR!

    AS LIBERDADES E A PAZ SOCIAL DO POVO BRASILEIRO ESTÃO POR UM TRIZ, POR UM TÊNUE FIO!

    ESTÁ NAS MÃOS DAS INSTITUIÇÕES, MORMENTE, NAS MÃOS DOS ÓRGÃOS DA JUSTIÇA BRASILEIRA, O PAPEL DE SALVAR ESTE PATRIMÔNIO AINDA INFINITAMENTE MAIS VALIOSO, AS LIBERDADES DEMOCRÁTICAS! ESTAS, JÁ UM TANTO AVILTADAS EM FACE DE EPISÓDIOS DE GRAVÍSSIMA MONTA QUE ESTAMOS A EXPERIMENTAR EM PROFUNDO DISSABOR!
    EM PROFUNDA TRISTEZA ALIADA A QUASE INCONTIDA REVOLTA!

    GENTE BOA,

    MEUS BROTHERS,

    FAÇAMOS FÉ NAS INSTITUIÇÕES QUE DEVERÃO CUMPRIR O CONSTITUCIONAL PAPEL DE FAZER COM QUE ESSES LADRÕES DE COLARINHO BRANCO DEVOLVAM OS BILHÕES DE REAIS ROUBADOS DO TRABALHADOR BRASILEIRO, TOSTÃO POR TOSTÃO, CENTAVO POR CENTAVO E QUE OS VERDADEIROS LARÁPIOS, CANALHAS INCURÁVEIS, VEJAM-SE POR TRAZ DAS GRADES, NUMA DURA CADEIA, POR MUITO E MUITO TEMPO, MUITOS E MUITOS ANOS, POIS TRADUZEM-SE EM VERDADEIROS TRAIDORES LESA PÁTRIA! REPETE-SE: DOA A QUEM DOEM! CUSTE O QUE CUSTAR! CHEGUE AONDE CHEGAR!

    TÁ LIGADO (A)?

    BABADO NÃO É BICO NÃO!

    JUÍZO GENTE! JUÍZO MESMO! JUÍZO JÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁ!

  2. Interiorano

    Eu acho é tome! Muitos daqueles que reconduziram ela ao comando da Nação, agora, estão arrependidos! Ver se seu “Lula lá” aparece em público para defendê la de ter aumentado isso e aquilo? A mesma coisa ocorreu em meados de 2013, quando muitos foram as ruas em manifestações por mudanças (que não ocorreram)! Seu “Lula lá ficou se escondendo! O negócio dele (“Lula lá”) é aparecer em cima do período eleitoral, dando uma de “pai da pobreza”, tirando proveito eleitoreiro dos “bolsistas disso e daquilo”, a fim de eleger alguns/algumas “companheiros/companheiras” (dele)! Enquanto isso, o País continua de pior a pior (aumento da inflação, violência, etc.), em todos os sentidos!

  3. Joilson Gouveia Bel&Cel RR

    A RENÚNCIA AINDA É UMA BOA TÁBUA DE SALVAÇÃO; OU NÃO?
    Joilson Gouveia*
    Os leitores “Glorioso” e “Amigo do povo” foram mais que coerentes, procedentes, e até contundentes, porém pertinentes esses seus comentários, mas, ainda assim, nenhum apontou a saída, para eLLa, “a encurralada” como insinuado no texto do arauto petralhista Bob- que estranha guinada do Sir Bob; não? Antes a endeusava, agora lhe atira pedras, escarnece e escorraça (seriam ordens deLLe? Ou do “núcleo duro” PTralhista?) admitindo sua patente, latente e presente desbragada estudantA, incompentA, ineficientA, governantA ou presdidentA – sugerindo, indicando ou instando, nas entrelinhas, sua “honrosa saída” já que o “fantoche ou marionete ou criatura” não mais segue seu mentor ou criador!
    Antes e até então, tudo de ruim, de errado, de mal ou de mau, era atribuído aos idos do grande estadista FHC, outras vezes ao “Cabral” – aquele que teria achado nossa “ilha” – haja vista que o nosso país (assim em minúsculo mesmo devido ao crescimento econômico de dois anos pífios e dois negativos, consecutivos, e de índices inflacionários acima das metas e juros majorados (12,75% SELIC), IOF de 100%, energia 23,9%, gasolina e combustíveis mais caros do planeta Brasil e etc.) é uma grande “maravilha e eLLa a Alice” dos PTralhistas – será que há bolsa-mlitância? Ou seria ignorância? Sei não!
    Vivemos à beira de uma cubanização ou venezuelização sob os auspícios de uma loucura insana de uma “grande pátria socialista bolivariana chavista” UNASUL, como muitos idiotas, imbecis e patifes seguidores do de cujus e do ilhéu moribundo desejam!
    Todo e quaisquer trabalhadores que protestem recebem, ato contínuo, as polícias e a tal FARSA nacional para escorraçá-los debaixo de cacete, gás lacrimogêneo e de spray de pimenta e até MULTAS, mas aos tais “movimentos sociais” o “guverno” nada faz, nada diz, nada fala, nem ouve! Ah! Nem os multam ainda que depredem bens públicos e privados!
    Para mim e por mim, tivesse eLLa o mais mínimo pingo de escrúpulo, iria pro colo de Fidel ou de Nicolás ou mesmo do Mujica, deveria tornar à Cuba que a geriu! Honra tivesse, A RENÚNCIA seria sua salvação! Oxalá! Da Nação!
    Por outro prisma, “Jannot”, se nos antolha ser exímio em PIZZAS GIGANTES!
    Fora disso! Que venham IMPEACHMENT ou INTERVENÇÃO CONSTITUCIONAL MILITAR, para apuração e NOVAS e TRANSPARENTES E IMPRESSAS eleições!
    Abr
    *JG
    P.S.: eleições livres, diretas e impressas. Eleição sem impressão não causa boa impressão, ainda mais com URNAS ELETRÔNICAS cedidas “made of Venezuela”! Comparem as fotos das duas posses e verão que não houve eleição, houve recondução!

  4. Amigo do Povo

    Que núcleo duro é este ? Agora tem o PT do bem e o PT do mal ? Qual foi o PT que durante a campanha eleitoral disse que, não aumentaria as tarifas de energia elétrica, que não aumentaria os combustíveis, que não colocaria nas costas do trabalhador as contas do ajuste fiscal ? Que hipocrisia ! Primeiro tentam colocar o FH como culpado das cagadas que fizeram, agora demonizam uma parte do partido, que autofagia é esta ? tudo pelo poder ?
    Como disse um político ainda esta semana, para a Presidenta Dilma, parte do povo que votou com ela, já não votaria mais.
    Parecem ratos fugindo do barco que afunda, que vergonha.
    Estão colhendo o que plantaram.

  5. Glorioso

    Não entendi, “delação premiada sem provas” não é premiada e a lei não é benevolente, tem que delatar e provar. Aliás o Brasil só será um país sério quando for extinta essa “Raça Política”. Político brasileiro (Municipal, Estadual e Federal) são todos canalhas,ladrões do dinheiro público e assassinos do povo. Deveriam todos sem exceção serem fuzilados.

  6. CLÁUDIO P. PINHEIRO, O CPP! JUÍZO GENTE!

    GENTE BOA,

    MEUS BROTHERS,

    POR QUE NÃO AGRADECER AO NOSSO CARÍSSIMO ROBERTO VILLANOVA, O BOB, POR PERMITIR, DEMOCRATICAMENTE, EXPRESSARMO-NOS, LIVREMENTE, NO SEU NOBRE ESPAÇO DE MÍDIA?

    OBRIGADO BOB!

    PEÇO LICENÇA PARA MANDAR-LHE UM AFETUOSO BEIJO NO SEU CORAÇÃOZINHO!

    DEUS LHE DÊ MUITOS E MUITOS ANOS DE VIDA COM TODA SAÚDE DO MUNDO!

    E FAÇA-LHE MAIS E MAIS TOLERANTE !

    SIM, TOLERANTE A TANTAS E TANTAS ASNEIRAS ESCRITAS POR INESCRUPULOSOS, POR VEZES , ATÉ IMPUBLICÁVEIS BORREIRAS E QUE, POR SEU GENEROSO ESPÍRITO DE FORMAÇÃO DEMOCRÁTICA, ADMITE E AUTORIZA AS PUBLICAÇÕES EM SEU HONRADO E GRANDEMENTE ILUSTRATIVO WEBLOG!

    O REPERCUTIVO E PROFICIENTE “BLOG DO BOB!”

    O BRASIL VARONIL PRECISA E MUITO DE GENTE BOA DO SEU QUILATE CARO BOB!

    PARABÉNS A VOCÊ E A TODA A SUA FAMÍLIA!

    DEUS DE TODO PODER E DE INFINITA SABEDORIA HAVERÁ DE ESTAR SEMPRE A AMPARAR-LHES, BOB E FAMILIARES!

    OBRIGADO MESMO DE TODO O MEU CORAÇÃO POR VOCÊ EXISTIR!
    CARO BOB, SUA NOBREZA INCORPORA A MÁXIMA:

    “DISCORDO DAQUILO QUE DIZES, MAS DEFENDEREI ATÉ À MORTE O TEU DIREITO DE O DIZERES!” (FRANÇOIS- MARIE AROUET, FILÓSOFO FRANCÊS, TAMBÉM CONHECIDO COMO VOLTAIRE! VIVEU ENTRE 1694 A 1778!)!

    MEUS BROTHERS,

    BABADO NÃO É BICO NÃO!

    JUÍZO GENTE! JUÍZO MESMO! JUÍZO JÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁ…!!!

  7. CLÁUDIO PEREIRA PINHEIRO, O CPP! JUÍZO GENTE!

    GENTE BOA,

    MEUS BROTHERS,

    POR QUE NÃO AGRADECER AO NOSSO CARÍSSIMO ROBERTO VILLANOVA, O BOB, POR PERMITIR, DEMOCRATICAMENTE, EXPRESSARMO-NOS, LIVREMENTE, NO SEU NOBRE ESPAÇO DE MÍDIA?

    OBRIGADO BOB!

    PEÇO LICENÇA PARA MANDAR-LHE UM AFETUOSO BEIJO NO SEU CORAÇÃOZINHO!

    DEUS LHE DÊ MUITOS E MUITOS ANOS DE VIDA COM TODA SAÚDE DO MUNDO!

    E FAÇA-LHE MAIS E MAIS TOLERANTE !

    SIM, TOLERANTE A TANTAS E TANTAS ASNEIRAS ESCRITAS POR INESCRUPULOSOS, POR VEZES , ATÉ IMPUBLICÁVEIS BORREIRAS E QUE, POR SEU GENEROSO ESPÍRITO DE FORMAÇÃO DEMOCRÁTICA, ADMITE E AUTORIZA AS PUBLICAÇÕES EM SEU HONRADO E GRANDEMENTE ILUSTRATIVO WEBLOG!

    O REPERCUTIVO E PROFICIENTE “BLOG DO BOB!”

    O BRASIL VARONIL PRECISA E MUITO DE GENTE BOA DO SEU QUILATE CARO BOB!

    PARABÉNS A VOCÊ E A TODA A SUA FAMÍLIA!

    DEUS DE TODO PODER E DE INFINITA SABEDORIA HAVERÁ DE ESTAR SEMPRE A AMPARAR-LHES, BOB E FAMILIARES!

    OBRIGADO MESMO DE TODO O MEU CORAÇÃO POR VOCÊ EXISTIR!
    CARO BOB, SUA NOBREZA INCORPORA A MÁXIMA:

    “DISCORDO DAQUILO QUE DIZES, MAS DEFENDEREI ATÉ À MORTE O TEU DIREITO DE O DIZERES!” (FRANÇOIS- MARIE AROUET, FILÓSOFO FRANCÊS, TAMBÉM CONHECIDO COMO VOLTAIRE! VIVEU ENTRE 1694 A 1778!)!

    MEUS BROTHERS,

    BABADO NÃO É BICO NÃO!

    JUÍZO GENTE! JUÍZO MESMO! JUÍZO JÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁ…!!!

Comments are closed.