Lava Jato é notícia, HSBC não
   21 de fevereiro de 2015   │     21:40  │  8

por Aprigio Vilanova*

A seleção nada despretensiosa que a mídia promove na agenda do que será veiculado e repercutido nos meios de comunicação revela o velho um peso, duas medidas costumeiramente adotados por nossa imprensa.

A revelação de nomes de pessoas que estão sendo investigadas na Operação Lava Jato é diária. O bombardeio dos nomes denunciados nos acordos de delação premiada não obedece o mínimo cuidado da apuração jornalística.

É a velha crítica feita pelo jornalista Caco Barcelos a pouco ortodoxa prática do denuncismo irresponsável. A mídia e a grande maioria dos jornalistas brasileiros praticam um jornalismo declaratório e fazem das declarações verdades verdadeiras.

Mas a seleção das declarações obedecem a interesses escusos, para não dizer criminosos. O escândalo do HSBC não repercute na grande mídia brasileira, a lista de nomes de pessoas possivelmente envolvidas está sendo preservada.

A questão é que quando é conveniente a mídia preserva, quando não defenestra.

*é graduando em Jornalismo pela Universidade Federal de Ouro Preto – MG

COMENTÁRIOS
8

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. CLÁUDIO P. PINHEIRO, O CPP! JUÍZO GENTE!

    GENTE BOA,

    MEUS BROTHERS,

    FIGURINHAS COMO ESSES TAIS “ BOIILSON BOIVEIO FH&C, FERNANDO HENRIQUE NEVES, JOAQUIM TARBOSA, ANTONIO, WILTON, PEDRO FILHO, SANTOS, JOÃO SIMÃO JUNIOR, JOSÉ P. FERREIRA ETC.”, POR VEZES, AQUI ALI, BUSCAM UM ESPAÇOZINHO NA MÍDIA, OU MESMO O ANONIMATO, CHEIOS DE INCURÁVEIS RECALQUES, COMPLEXOS E INVEJA DE DERROTADOS, PARA OFENDER A HONRADEZ E A INTOCÁVEL DIGNIDADE DA MULHER BRASILEIRA!

    DILMA DO BRASIL É HONRA E GLÓRIA DA MULHER BRASILEIRA!

    CARA! NUNCA NA VIDA SE ENFRENTOU, EFICAZMENTE, A CORRUPÇÃO COMO ESTÁ ACONTECENDO NOS GOVERNOS POPULARES E DEMOCRÁTICOS DE DILMA DO BRASIL!

    TUDO NA ESTRITA FORMA DA LEI!

    NOSSA PRIMEIRA PRESIDENTAAA DO NOSSO BRASIL VARONIL!

    DILMA DO BRASIL, ELEITA E REELEITA, DEMOCRATICAMENTE, PELO NOSSO HERÓICO POVO BRASILEIRO! LEMBREM-SE JÁÁÁÁÁÁ! ESTA PALAVRA (POVO) TEM ABSOLUTO PODER! A DEMOCRACIA REPRESENTATIVA NOS IMPÕE ESTA REGRA BÁSICA E INEXPURGÁVEL!

    DILMA DO BRASIL, CHEIA DE CHARME!

    “A ONÇA BEBEU ÁGUA!”

    “A COBRA FUMOU!”

    COM DILMA DO BRASIL É CADEIA CERTA PARA OS CORRUPTOS, EM DEFESA, IMPLACÁVEL,
    DO PATRIMÔNIO DO POVO!
    DOA A QUEM DOER! CUSTE O QUE CUSTAR! CHEGUE AONDE CHEGAR!

    TUDO NA ESTRITA FORMA DA LEI!

    ESSES TAIS ANÔNIMOS, COM CERTEZA, SÃO UNS DESSES BABÕES DERROTADOS DO PLAY BOY BARATO, AÉCIO CARDOSO E DO VELHINHO TRANSVIADO DA PRIVATARIA FERNANDO HENRIQUE NEVES!

    INVEJOSOS INCURÁVEIS!

    CARA! SEUS BABÕES, VOCÊS NASCERAM DE MULHER OU DE UM “PUM” DE UMA MULA?

    DEFENESTRADOS QUE FORAM NAS URNAS PELO POVO BRASILEIRO E NÃO QUEREM ACEITAR A DERROTA QUE LHES É IMPOSTA EM ELEIÇÕES LIVRES, LIMPAS E DEMOCRÁTICAS!

    MACHISTAS INCURÁVEIS!

    GOLPISTAS TEIMOSOS! GOLPISTAS PUERIS!

    GLOBISTAS GOLPISTAS BARATOS, INCONSEQUÊNTES, IRRESPONSÁVEIS!

    CARA! GOLPE BAIXO! NEM A PAU DE ARARA!

    VÃO CHORAR E ESPERNEAR BEM LONGE DO NOSSO POVÃO!

    CARA, A MULHER BRASILEIRA MERECE TODO E ABSOLUTO RESPEITO!

    CARA! RELAXEM, ARREGANHEM-SE BEM E ACEITEM NUMA BOA QUE DOI MENOS NOS RESTOS DE SEUS ORIFÍCIOS ANAIS (POPULAR C……………UUUUUU)!

    CARA! VÃO CHUPAR UM PUNHADO DE PREGOS ATÉ VIRAR PARAFUSOS DE 100mm!

    ESSES TAIS BABÕES, COM TODA CERTEZA, SÃO DOS DERROTADOS INCURÁVEIS DA TURMINHA DO PLAY BOY BARATO AÉCIO CARDOSO E DO TRANSVIADO FERNANDO HENRIQUE NEVES!

    CARA! A INVEJA MATA!

    CARA! SEJAM HOMENS!

    CAIAM DE PÉ!

    AO TRABALHO CARA! A FARRA ACABOU!

    TÁ LIGADO (A)?

    BABADO NÃO É BICO NÃO!

    HOMI! HOMI! ABRA DO OLHO! MUIÉ! MUIÉ! ABRA DO OLHO!

    DILMA DO BRASIL, A FADINHA MADRINHA DO POVÃO!

    JUÍZO GENTE! JUÍZO MESMO! JUÍZO JÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁ…!!!

  2. Carlos Alberto Barbosa

    O jornalismo brasileiro é sério ou não deve ser levado a sério; inclua-se essa matéria acerca do HSBC. Parece (não estou afirmando) que alguns ‘sábios escribas’ são movidos a droga misturada, maconha com forragem ou cocaína com pó de arroz. Sinto-me um tupiniquim burro ou papa-farinha seca. Brincadeira, meu!

  3. Heloísa Coellho

    Ah, esqueci. Não se contente lendo a “Veja”. Acredite na sua capacidade de ler alguma coisa que preste.

  4. Heloísa Coellho

    Mozart, por que você não volta a estudar? Ensino primário é insuficiente para compreender um texto como o meu. Você precisaria pelo menos completar o nível fundamental. Vá, não desanime, você tem capacidade. Só não descobriu ainda o seu potencial. Lembre do seu xará, Wolfgang Amadeus Mozart.

  5. Glorioso

    Caro blogueiro, mude o tema! Cursou uma faculdade de jornalismo e só aprendeu a endeusar PTralhas e condenar Tucanalhas. Escreva sobre as coisas boas brasileiras são poucas mas vale a pena destacar. Porque os políticos brasileiros são todos iguais, “Ladrões Gloriosos” só muda o “modus operandi”. Tenho dito!

  6. José Carlos de Oliveira Simões

    O artigo assinado por Aprígio Vilanova, que não sei de quem se trata, ou se é o mesmo Roberto, isso não interessa, o que interessa mesmo, é o repúdio que todos os leitores desse blog (embora não sejam muitos),terão de mostrar e até mesmo se indignar com um artigo tão medíocre, onde essa figura insiste em esconder que o PT e sua quadrilha são as pessoas mais honestas que já passaram na República. Meu Deus, quanta ingenuidade, ou até mesmo maldade, querer mascarar o óbvio, e fazer a cabeça dos alagoanos menos instruídos, aqueles que reelegeram D.Dilma e seus anões. Pobre da Gazeta, se passar a publicar tamanha imbecilidade, que saudade do Dr. José Barbosa, que já teria defenestrado esses dois blogueiros, ou um não sei, só sei que eles nada sabem, ou são cegos por conveniência. Senhor, afasta de mim esse cálice.

  7. Heloísa Coellho

    Para mim, muitos dos que defendem impítiman são beneficiários do “Suíçalão”, corruptos que depositaram bilhões na Suíça, fruto de crimes como Privataria, compra de reeleição. Cadê o Procurador-Geral da República que está demorando a mostrar o que está sendo feito nesse caso? Ele tinha que convocar uma entrevista coletiva na TV e repercutir muito, para prestar contas à sociedade. Cadê a cobertura da Goebbels, da Inveja, da Bolha e do Estado de Coma? Já não basta a Goebbels ter tentado censurar que a corrupção na Petrobrás começou em 1997, foi denunciada na época pelo Paulo Francis na Globonews e passou pelos anos eleitorais de 1998 e 2002? Quais políticos e partidos foram beneficiados? O presidente FHC na época sabia do que acontecia? Ele foi beneficiado? Por que os delegados da PF e Procuradores não interrogaram o Barusco sobre isso? Por que essa grave omissão? O que está por trás disso? É o que o povo está comentando nas ruas. E ainda vem uns baderneiros falar em impítiman. Ora, tenham paciência!!! Acham que todo mundo é burro e manipulado pela Goebbels?

    http://bancariosal.org.br/noticia/28241/por-que-mil-contas-de-brasileiros-no-hsbc-da-suica-nao-sao-noticia-no-jn

  8. Jone Mozart Amorim

    Primeira vez que vejo isso.(blog). Parece-me assunto de pessoa delirando e perdido por uma causa(?). As evidências juridicas vão te fazer calar.

Comments are closed.