Era o sapo dentro do saco e o saco com o sapo dentro…
   19 de fevereiro de 2015   │     11:04  │  6

Brasília – O primeiro contato pessoal que tive com a hoje presidente Dilma Rousseff, obviamente que na condição de jornalista, foi em 2001, em Salvador.

Filiada ao PDT, ela era secretária estadual de Minas e Energia do Rio Grande do Sul e fez a palestra sobre “energia alternativa” no seminário promovido pela Petrobras e do qual participei como representante da GAZETA DE ALAGOAS.

No intervalo para o lanche eu me aproximei dela e depois de me identificar disse-lhe que Alagoas produzia 2 milhões de metros cúbicos de gás natural, dissociado do petróleo, por dia.

Ela me olhou firme e respondeu:

– “Se o seu Estado produz isso mesmo que você está me dizendo e não tem uma termoelétrica, desculpe-me, mas é um Estado de otários!

Não tomei isso como agressão ou falta de educação, até porque também concordo e não entendo como Alagoas manda o gás que possui para mover o desenvolvimento de Pernambuco, Sergipe e Bahia, e nada recebe em troca.

Essa passagem que repito agora serve para explicar a maneira Dilma de ser, e que lhe está causando sérios problemas no relacionamento com o Congresso Nacional. O pior é que, além de não possuir o chamado “jogo de cintura” na convivência republicana, ela escalou o inábil Aloísio Mercadante para tratar dessa relação.

Não está dando certo.

E como não está dando certo, a Dilma mandou chamar o Lula para cumprir a missão que nem ela, nem o Mercadante, conseguiram se desincumbir e não foi por falta de aviso.

Ao vê-la cercada pelo chamado “núcleo duro” do governo, do qual o ministro chefe do Gabinete Civil faz parte, eu me lembro de dois episódios:

– No começo da década de 1980 eu estava aqui em Brasília, acompanhando o então governador Guilherme Palmeira, quando estourou a crise com a demissão do general Golbery do Couto e Silva, o chefe do Gabinete Civil do governo Figueiredo e o mago do golpe de 1964. O Guilherme foi visitar o senador Teotônio Vilela ( o pai ), que lhe disse ter sido informado da reação do general Ernesto Geisel quando soube do pedido de demissão do Golbery. E o conselho do Geisel, segundo o velho Teotônio narrou, foi de que ele ( Golbery ) deveria “engolir sapo”, mas jamais pedir demissão.

– E como a história só se repete em forma de tragédia, o governo e especialmente o ministro Aloísio Mercadante estão fazendo o papel do sapo que o Congresso Nacional não vai engolir. Ou, para repetir Alagoas no caso do gás natural, o otário que pensa que está com todo gás…

COMENTÁRIOS
6

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. Heloísa Coellho

    Entendi que o jornalista acompanhava não o Sr. Guilherme Palmeira, mas a notícia o fato. De toda forma, se ele saiu da direita para o centro fez muito bem. Dom Helder Câmara também evoluiu.

  2. Rodrigo

    Mercenário sem ideologia, mas que textinho chinfrim, resumo da ópera, Dilma uma mal educada, Mercadante um pau mandado como qualquer outro banana que assessora essa Presidenta incompetente e hipócrita.

  3. Amigo do Povo

    O Bob se você acompanhava o Governador Gulherme Palmeira que era Arena na època do Figueiredo, tu tambem trablahavas para a Dierita hein ? Quem diria… Te peguei. Afinal, dinheiro é bom né ? não importa a origem (Que diga o PT).

    1. Joilson Gouveia Bel&Cel RR

      Ao “Amigo do Povo”!
      Note bem! Nem te agastes com o Bob bobice, a saber:
      Todos sabemos – como bem diz ele mesmo no proêmio de seu Blog – que foi feito ou amolgado a fórceps “jornalista” por osmose ou “nas coxas” ou pelo hábito de escrever para os jornais de então – virou blogueiro ou bloguista “pioneiro”, mas sequer o é um jornalista conhecedor dos deveres, obrigações e atribuições ou funções de um repórter ou jornalista (não é cronista nem crítico e muito menos ainda analista político ou econômico) compromissado com a ÉTICA, MORAL e os princípios da boa informação, séria, sincera, escorreita e fundada na verídica e irrefutável VERDADE dos fatos narrados e consoante a realidade ocorrida dos mesmos.
      Notem: ele tenta ser hilário com seu sarcasmo satírico e cínico e até arguto, copiado de raposas política que admira e com quem conviveu e convive como comensal das migalhas do “puder”, sem importar se de centro, direita ou esquerda, o que lhe importa é assegurar o seu “ganho” venha de onde, de quem e como vier!
      Faz malabarismo de contos, fatos, aforismos e falas que ouviu dizer, distorce-os ou escamoteia-os para amolgar à pífia tentativa de justificar que seus ídolos somente roubaram e roubam porque antes fizeram igual, faziam isso antes deLLes, por isso é normal – ainda assevera, como eLLa mesma disse, durante o engodo eleitoral: “todo brasileiro é corruPTo”! lembram?
      Não somos seus reflexos nem suas imagens, caras pálidas!
      Não generalize nem nos impute a todos os seus hábitos espúrios e atitudes ilícitas e costumes vis!
      Já o disse antes, não sendo advogados dos mesmos, defender aos corruPTos e corruPTores é admirar, querer e ter vontade de ser igual a eLLes e se “arrumar” também tanto quanto eLLes.
      Tenho dito!
      Abr
      *JG

      1. Amigo do Povo

        Meu amigo, estava limpando a fossa da casa dele (em Cabo Frio, lá para dentro) e o dinheiro dele caiu na merda. Ele pegou o dinheiro, separou e levou para uma biquinha lá perto. Não é que o cheiro saiu !
        Então mesmo que o dinheiro estiver cheirando a merda e só lava-lo que ele fica limpinho. Já não podemos dizer os mesmo para Ética e Moral, isto quando cheira a merda, fica assim a vida toda. Lembram o Lacerda indo aio Uruguai falar com o Jango para formar a FRENTE AMPLA ? Quem mais sacaneou Jango ? Lacerda cheirava a merda (embora Genial).
        Logo logo, pode ser que o cheiro de merda aumente no PT.

Comments are closed.