Esqueci de esquecer que esqueci…
   12 de fevereiro de 2015   │     16:31  │  11

Brasília – Estava na dúvida sobre se o Fernando Henrique Cardoso que fala é o mesmo Fernando Henrique Cardoso que foi presidente da República.

Estava na dúvida, mas aí me lembrei desse episódio:

O ano foi 1993. O deputado federal José Thomaz Nonô deu uma carona ao Fernando Henrique Cardoso até o Congresso Nacional e no trajeto observou que ele ( Fernando Henrique Cardoso ) estava com as meias trocadas; a meia do pé direito era branca e a meia do pé esquerdo era preta.

Aí o Nonô observou:

Fernando! Que é isso, rapaz?! Que moda é essa?

É que o Fernando Henrique Cardoso é tão esquecido, que pensou em trocar as meias e em seguida se esqueceu, e saiu assim mesmo para o Congresso Nacional.

Daí, quando o ouço ou o leio criticando a corrupção na Petrobras eu me lembro desse episódio das meias de duas cores. Ou seja: o Fernando Henrique Cardoso “esqueceu” que tudo começou com ele.

Investigar a corrupção na Petrobras a partir de 2002 é a mesma coisa que investigar os efeitos sem cogitar das causas.

Em 2002 o bonde já estava andando. E o motorneiro que deu a partida estava com as meais trocadas.

COMENTÁRIOS
11

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. Leitora

    Se a corrupção começou em 1997 e passou pelos anos eleitorais de 1998 e 2002, e como corrupção é corrupção, tudo tem que ser investigado exemplarmente. Do contrário, será PREVARICAÇÃO. Aliás, pelo que disse o Barusco, a corrupção começou com o governo FHC. Sintomático que num e-mail a diretora da Globo tenha proibido o Jornal Nacional de mencionar a corrupção durante o governo FHC. Muito estranho. Onde tem fumaça tem fogo. Por que a Censura??? Paulo Francis, nos anos 1998, já denunciava a corrupção de diretores da Petrobrás, com contas na Suíça. O que FHC fez??? Certamente dirá que não sabia de nada, quando for interrogado. E a corrupção ligando o doleiro Youssef à CEMIG, por que os delegados e Procuradores não investigam? Desse jeito fica parecendo marmelada e campanha contra o PT, ou seja, uso do aparato de Estado para perseguição política. E então eu pergunto: Onde é que existe aparelhamento e qual é o partido que realmente estaria aparelhando a PF e o MPF???

  2. Alfredo Massaranduba

    Claro, claríssimo, a culpa é do FHC, não fosse ele o PT não teria roubado da Petrobrás os bilhões que roubou. Esse FHC é um larápio, cadeia nele!

  3. nilson

    A SOLUÇÃO È SIMPLES : PRIVATIZAR , SÓ ASSIM ACABA COM A ROUBALHEIRA E CORRUPÇÃO !
    COMO EXEMPLO A VALE DO RIO DOCE . IMAGINO ESSA EMPRESA NAS GARRAS DO PT !!! ARMARIA !!!!

  4. Marcio

    Notícia da VEJA.COM

    “No petrolão, Dirceu era ‘Bob’. E recebeu dinheiro sujo”.

    Pivô do maior esquema de corrupção da história, o doleiro Alberto Youssef afirma que o ex-ministro mantinha relações com Julio Camargo, um dos operadores dos desvios para o Partido dos Trabalhadores.

  5. Carlos Soares Novais

    Villanova,
    Creio que a apuração das irregularidades deve ser ampla, geral e irrestrita, frase essa tal repetida nos anos 70. A podridão nunca foi nem será exclusividade de uma única bandeira política. Isso é o que penso e você?

    1. Amigo do Povo

      Pô Bob,continuas seguindo a orientação do falcão velho e usando o nome do FH, Eu entendo, só que ficar afirmando isto para a plateia que lê e se diverte com este BLOG bobão (afinal você nunca foi, vamos dizer assim : Um Jornalista na essência da palavra), de Jornal Brasiliense de R$ 1,00, não cola.Começou com FH, que seja, eu não gosto dele, acho muito prepotente, assim com o seu falecido pai, o General Cardoso. Começou no Regime Militar, que seja, eu também não gostava (era jovem) dos milicos, diferente de você que ficava aqui tomando água de coco, eu corria na candelária, jogando rolhas e bolinhas de gude nas patas dos cavalos e respirava gás e levava porrada, no intuito de defender a Democracia. Lia o Jornal opinião e Pasquim e quando podia lia a voz operária, escutava a radio central de moscou no transglobe philco que eu e meu irmão compramos juntos.De vez em quando encontrava o Prestes na Rua Venscelau no Meier aonde morava a sua irmã (poucos sabem que Prestes, não ficou o tempo todo lá fora). Isto passou, eu amadureci, li mais, tive filhos, tenho netos, estou aposentado, vi o tal Partido dos trabalhadores ser criado em São Paulo, fazer um monte de promessas. E o que temos agora : 12 anos de Governo PT, mantiveram o que o FH fez, tirou do aposentado e do trabalhador. e tiraram mais ainda, voces do PT, e tentam tirar, de forma covarde e mesquinha mais direitos ainda. Somente se vê e se escuta escândalos, no rádio, na tv, no face,em todos os lugares. Vivem dizendo, como você diz, que “começou no governo FH”, como se fosse muito natural e certo, continuar com a sacanagem e a roubalheira e amplia-la, tornando-a sistêmica, nos últimos 12 anos.
      Você pode continuar com esta bobagem, se fosses um pouco mais profissional ou inteligente, saberias que também existe um ditado que diz : Quanto mais se afirma uma tese, mais esta atrai a sua antítese. É, parece que é o que acontece. As contas de Luz chegaram ao consumidor com aumentos, O risco de apagão é claro, os combustíveis aumentaram, a inflação está de volta (e nunca antes neste pais, administrado pelo PT e seus capangas, os bancos tiveram tanto lucro), Medidas provisorias sacaneando o trabalhador (nenhuma ditadura neste pais, sacaneou tanto)e por ai vai e por ai vem mais. Falam de golpe, que golpe ? A galera está apenas revoltada com as mentiras pregadas durante a campanha eleitoral. Ganharam por pouquinho e no momento perdem esta vantagem, porque quem não votou no PT, já estava puto e ficou mais puto, mas quem votou, grande parte já cruzou a fronteira do arrependimento. Que estratégia esquizofrênica, autofágica é esta ?

      1. Joilson Gouveia Bel&Cel RR

        EIS QUE SE PASSARAM MAIS DE DOZE LONGOS ANOS…
        Joilson Gouveia*
        Meu caro “Amigo do Povo”, assim desse jeito, tu aniquilas e nocauteias ou arrasas e “omilhas o ômis”, faça isso não! Tenha dó desse infeliz! Assim tu acabas de vez com o superado, arcaico e debilitado ou ultrapassado “jornalista” ou bloguista, que vive lá onde quase todos nós estivemos – nós os homens e mulheres sexys, claro! (SEXAGENÁRIOS) e nunca mais tornaremos: no passado! Fomos felizes e como fomos felizes!
        Aliás, do passado que tanto cultuam e de onde nunca esquecem nem dele saem, haja vista que o FHC ainda está presidente – contra quem, também, disse-lhes eu algumas verdades, em quem nunca votei, mas, ainda assim, é imperioso reconhecer seus valores éticos, culturais e saberes científicos e de um grande estadista (reconhecido até mesmo por eLLa! E todos eLLes) que debelou o monstro que eLLa ressuscitou: A INFLAÇÃO!
        FHC foi (ou ainda o é!) o molde, a esquadria, o esquadro e o compasso e ou modelo a quem tanto se opuseram os petralhistas, mas que nunca o superaram nem mesmo o imitaram a despeito de tanto e em tudo o copiarem-no. Ou não? Ou é um imenso caso de AMOR ou de incurável ÓDIO ou de degradante, desprezível e degenerada INVEJA. Ou não?
        Ou seria o FHC um ás, exímio, esperto, inteligente, astuto, arguto e sagaz “ladrão” inescrupuloso e desonesto, mas que o molusco e os petralhas não conseguiram superar ou imitar ou copiar, nem mudar o que fora feito pelo FHC, seja de bom ou de ruim ou até mesmo de medíocre!
        E o que é pior e muito mais grave e mais cruel e danoso: SEM PROVAR QUE ELE SUJOU SUAS MÃOS EM MARACUTAIAS, NEGOCIATAS E ESPÚRIOS CONLUIOS COM NEFASTOS ESCROQUES SALAFRÁRIOS DO JAEZ, QUILATE E NAIPE DOS QUE SE TEM VISTO NESSES ÚLTIMOS DOZE ANOS CHAFURDANDO NO LODAÇAL PANTANOSO E FÉTIDO DE DESVIOS E DOAÇÕES GENEROSAS. OU NÃO?
        Noutras palavras, mutatis mutandis – se o FHC se portou de modo desonesto, desonrado e degradante ou deprimente ou desviado de seus deveres, obrigações e atribuições isso tudo seria bastante para COMPELIR, OBRIGAR, COARCTAR E COAGIR aos petralhistas agirem de modo semelhante, igual e idêntico, ainda que, no passado (quando conseguiu enganar a mim e a tantos outros milhares de brasileiros e de brasileiras e tenham desfraldado bandeiras da ÉTICA, PROBIDADE, LEGALIDADE, SERIEDADE, PUBLICIDADE E TRANSPARÊNCIA PARA TODOS) seria ou o é?
        Há doze anos ou mais defraudam e não mais desfraldam nenhuma bandeira senão daquela estrelinha ridícula! Somos culpados por acreditar e nos deixar trair! Ou não?
        Encerro com duas brilhantes frases, a saber: a) “Podeis enganar toda a gente durante certo tempo; podeis mesmo enganar algumas pessoas todo o tempo; mas não vos será possível enganar sempre toda a gente” – Abraham Lincoln, e; “Aquele que não conhece a verdade é simplesmente um ignorante, mas aquele que a conhece e diz que é mentira, este sim é um criminoso.” Bertold Brecht
        Não sejamos mentirosos nem criminosos, Bob!
        DIA 15MAR2015, será o dia D! Se eLLa não cair antes!
        Abr
        *JG

        1. Leitora

          Por uma questão de coerência histórica, de tradição, família e propriedade também, a data dessa baderna aí deveria ser mudada para 31 de março.

          1. Joilson Gouveia Bel&Cel RR

            É bem possível, sim! Mas, anelo que eLa e a corja vermelha se arrebentem muito bem antes de 15MAR2015.
            A data sugerida fica para uma não descartada imprescindível e urgente INTERVENÇÃO CONSTITUCIONAL MILITAR; claro! Aliás, desejo maior do povo brasileiro!
            Abr
            JG

Comments are closed.