A culpa não é do tubarão
   10 de fevereiro de 2015   │     18:49  │  6

por Aprigio Vilanova*

A praia de Ponta Verde atraiu a atenção, na tarde de ontem (09/02), não pelas suas belezas naturais, mas pelo aparecimento de um tubarão cabeça-chata. O animal foi encontrado morto preso aos ‘currais’ fixados no mar de Ponta Verde.

O tubarão media cerca de dois metros de comprimento, mas animais desta espécie podem passar dos três metros. Esta é a mesma espécie que aterroriza os banhistas nas praias do Recife. O animal é conhecido pelo alto poder destrutivo dos seus ataques.

A questão é que não parece ser um caso isolado e nós humanos somos os únicos responsáveis. Para explicar a alta incidência dos ataques de tubarões nas praias de Recife especialistas apontam a construção do porto de Suape.

A procura por água doce pode ser uma das respostas, a espécie se adapta facilmente a água doce. Eles também são atraídos pelos restos de comida jogados ao mar e seguem as embarcações. As principais vítimas são os surfistas.

Será um caso isolado ou daqui a pouco teremos registros de ataques também nos mares de Alagoas?

O que não pode é colocar a culpa nos tubarões.

* graduando em Jornalismo pela Universidade Federal de Ouro Preto – MG

COMENTÁRIOS
6

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. Leitora

    Ótimo artigo! A intensa ocupação do litoral de Alagoas, inclusive com quebra do Direito Ambiental tem jogado muito lixo tóxico nas praias, alterando o equilíbrio da fauna e flora. Assim, os tubarões precisam procurar comida onde antes não iam, ou seja, perto da areia. Acho que provavelmente haverá mais tubarões e em breve ataques, com declínio do turismo no Nordeste em geral. A especulação imobiliária, eu acho, deve ser a responsável.

  2. nilson

    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK !!!!!!!!!!!! ESSE BLOG ESTA VIRANDO UMA PIADA . BEM FEITO .

    1. alagoas nao merece voces

      AHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAH, EU TAMBÉM….

      PENSEI QUE NO FINAL VIRIA A SENTENÇA , A CULPA É DO FHC HAHAHAHAHAHAHAHAHAHHAAAA

Comments are closed.