A dor de cotovelo das viúvas do Aécio Neves
   9 de janeiro de 2015   │     0:33  │  14

Dizem e é verdade, que a República brasileira surgiu de uma dor de cotovelo incurável; o marechal Deodoro da Fonseca não pretendia proclamá-la e só a proclamou na tarde do dia 16, quando o imperador Pedro II não cedeu a exigência para revogar o ato que nomeou o gaúcho Silveira Martins para substituir o Ouro Preto.

O marechal Deodoro não explicou a rejeição ao nome de Silveira Martins, e isto, na ausência de explicação, deixou margem à conclusão de que se deveu a problemas pessoais.

Vamos por partes.

No dia 7 de novembro, o marechal havia divulgado a Ordem do Dia para todos os comandantes militares orientando-os para defenderem o Império e concluiu a mensagem com a célebre frase:

Ruim com ela (Monarquia), pior sem ela (Monarquia).

Mas, o boato de que o Barão de Ouro Preto iria acabar com o Exército para fortalecer a Marinha, e isto influenciado pelos exemplos da Guerra do Paraguai, agitou os quartéis. Pressionado pela oficialidade, o marechal Deodoro exigiu a demissão de Ouro Preto – no que foi atendido.

 Quando soube que o substituto escolhido seria o Silveira Martins, o marechal não aceitou. E sem apresentar o motivo da rejeição exigiu que o imperador escolhesse outro substituto, o que Pedro II se recusou a fazê-lo. Só assim a República foi proclamada, mas na tarde do dia 16 e não no dia 15 como registram os livros de história oficial.

 E por que o marechal Deodoro não gostava do Silveira Martins?

É aí que entra o capitulo dor de cotovelo. Deodoro foi presidente (governador) do Rio Grande do Sul e se apaixonou pela Baronesa de Triunfo. Numa visita à fazenda dela, acompanhado de Silveira Martins, este sofreu um acidente durante a cavalgada e a baronesa o hospedou e o tratou em casa, e o que se comentou depois é que os dois mantiveram um romance.

Deodoro ficou possesso. Daí, a República brasileira ter sido proclamada pelos monarquistas e, se isto não bastasse, com a motivação de uma dor de cotovelo do chefe.

Deodoro tudo devia a Pedro II, e não apenas ele, mas o pai, quando liderou a revolta pela mudança da Capital alagoana para Maceió. Foi o pai de Deodoro que prendeu o governador, para impedi-lo de vir para Maceió, e poderia ter sido condenado à morte, mas recebeu apenas a punição do degredo na Amazônia – o que, convenhamos, ficou barato diante da insubordinação armada que promoveu.

 Esta é a República brasileira, cuja Bandeira Nacional é uma reverencia à Monarquia. Não é verdade que o verde e o amarelo representam as matas e as riquezas (ouro), mas sim a união imperial com a Áustria que nos deu a princesa Leopoldina.

Somente agora, a partir da eleição do presidente Lula, a República brasileira conhece o período presidencial mais longevo para um mesmo grupo político. Nunca, na história deste país, um grupo político ficou mais de 8 anos no poder.

Isto explica o fato de a dor de cotovelo das viúvas do Aécio Neves se igualar a dor de cotovelo do marechal Deodoro. Ou seja: é a dor de quem foi rejeitado – um pela mulher, os outros pelas urnas.

 

COMENTÁRIOS
14

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. Leitor

    Excelente texto. Foi direto na ferida. O mesmo agora se poderia dizer da Marta Suplicy, com dor de cotovelo por não ter sido a escolhida de Lula.

  2. AZUCRINO

    Bob(inho),
    Devo elogiar seu forçoso estudo de história do Brasil nos primórdios da República. No entanto, o fechamento de seu raciocínio leva ao barbarismo ao tentar vender uma ideia neurótica de golpismo frente a mais que evidente baixeza presente no jogo político praticado pelo petismo…

    Usando de seu método, posso me dar o direito de dizer que os terroristas que atacaram o Jornal francês buscaram por meio do banho de sangue praticar a destruição do estado democrático. Você, de modo idêntico, busca seu intento com o uso de conteúdo deste blog.

  3. Paulo cesar

    Essa matérias compradas continuam proliferando em nossa imprensa “livre” . Jornalista antes respeitado se passa em final de carreira a editar matérias tendenciosas é algo comum nos países em que reina o interesse particular e conveniências . Jamais vi nese blog críticas ao escândalo da petrobrás, aos cortes da educação e das mudanças que atingiram o trabalhador nos últimos dias . Algumas dessas mudanças até corretas , porém covardes . A presidente não teve a sensatez de apresentar antes das eleições .fale nisso blogueiro que viro seu fã .

  4. Alfredo Massaranduba

    O blogueiro reproduz alguns traços da história não oficial da proclamação da república para sub-repticiamente enaltecer o reinado petralhista. Sem querer opinar sobre sua velada paixão petista, mas o articulista escolheu um péssimo momento para fazê-lo, logo no auge do maior escândalo de roubalheira da história deste país: o descarado roubo de mais de 10 bilhões da Petrobrás na era Lula-Dilma. As viuvas de Aécio Neves poderiam ser de Marina Silva, Levy Fidelyx, Eymael, Pastor Everaldo, ou qualquer um, nenhum seria tão nocivo ao país quanto a petista eleita.

  5. Silva

    Quanto ao conteúdo histórico, muito interessante. Quanto o momento político atual, irrelevante. Não importa o tempo longínquo que este partido domina o país em sua redemocratização, mas, sim, o legado que deixa para a história da nação e para ele próprio. Na minha opinião, os programas sociais, como Bolsa Família, PROUNI, Luz para Todos, Fome Zero, Mais Médicos (devido a pressão das ruas), as UPAS, a valorização do Salário Mínimo etc., fazem parte de um projeto importante para mudar uma sociedade extremamente desigual como a nossa. Mas esse projeto foi ofuscado pela ganância de um grupo político inescrupuloso (que não tem remorso), pois sabem que os desvios do dinheiro público impossibilitaram, a rigor, que tivéssemos hoje um melhor atendimento médico na rede SUS, que nossos filhos tivessem uma boa educação no ensino fundamental (para disputar de igual com os ricos as vagas nas Federais), que tivéssemos uma descente estrutura no transporte público (para evitar o sofrimento no dia a dia), que tivéssemos, definitivamente, segurança (já que as polícias estão sucateadas). O projeto político transformador necessita de probidade, ética, transparência, zelo com a coisa pública (res pública). Contudo, foi relegado a segundo plano. Lamentável.

  6. Eduardo

    Blog tendencioso e partidário! Blogueiro complexado com um currículo medíocre! Podre! Não sei como não perdeu o espaço ainda! Dá uma aula do que não é ser jornalista!

  7. Igor

    Blog extremamente tendencioso e sem compromisso algum com a imparcialidade. Esse é o nível do jornalismo local.

  8. AYORYA

    Eu tenho dor de cotovelo, mas não é pelo Aécio… É pelo meu país infestado de hipocrisia e de opiniões compradas. Votei e continuo votando no Aécio porque hoje ele representa a renovação política, da mesma forma que outrora o Lula também representou a renovação e votei nele (não me arrependo). Agora chorar por um país represerntado por políticos sujos e hipócritas acho legítimo, pois do contrário viveríamos em uma Cuba da vida onde as pessoas com opiniões contrárias aos grandes irmãos são fuziladas sem qualquer chance de defesa. Por isso, tenho certeza que a saída do PT seria muito bom ao Brasil pq a renovação é o grande oxigência de uma democracia. Assim, Tenho pena dessas opiniões compradas…

  9. nelson

    pronto, ontem o BOB fez um exelente texto sobre a loucura dos mulçumanos extremistas, mas hoje ja teve uma recaida, chamem freud para medica-lo.

  10. Amigo do Povo

    Ouvir dizer, não foi do povo, que quanto mais se afirma uma tese, mais esta atrai sua antitese. É o seu caso, Os nomes AECIO, PSDB, FERNANDO HENRIQUE, etc vem se repetindo neste blog, de forma constante, repetitiva, da mesma maneira como a camarilha petralha insiste em bater na mesma tecla. Essas partes devem estar muito agradecidas, pois como dizia o mau carater, embora poeta CAZUZA, ” A realidade não corresponde aos fatos”. O Sr. deve ter notado (acho dificil) que várias pessoas se repetem a critica-lo neste blog não ? O Sr. deve estar orgulhoso e pensando, embora não concordem eu estou lá ! Pois está errado, pois a realidade não é bem esta (procure raciocinar um pouquinho).Assim como em sua falta, o Sr. põe seu filho (COPY DESK) para “bloguear”, copiando textos e concluindo os mesmos com ideias equivocadas, sem expressão ou conteúdo. Jornalismo moderno não é isto, não é se expor ao ridículo, escrevendo bobagens simplesmente por escrever, o Sr. nem ao menos fala a verdade de forma distorcida (gosto de pessoas assim), o Sr. inventa, associa fatos a fantasias. Na sua idade, estando em fim de carreira, uma vez que nem para a academia de letras de jacaré dos homens o Sr. seria eleito, deverias se preservar mais, deixando ao sair desta profissão, uma imagem mais de pessoa mais respeitada. Do nosso lado, continuaremos a nos divertir lendo seus artigos, assim como lemos KIBE LOCO (mais serio do que isto aqui); ALLADIN e outros.

  11. CARLOS EDUARDO A. R. CALHEIROS

    Meu caro blogueiro ultimamente vem fazendo postagens de caráter partidário. Respeitando a liberdade de expressão, e fazendo valer da referida liberdade, venho humildemente propor que ao invés de explanar palavras “chulas”e frases sem graça sobre política, porque o respeitado blogueiro não comenta sobre o descaso que o governo federal vem tendo com o trabalhador brasileiro, comenta aos leitores que o STF, numa decisão catastrófica e claramente política, diminuiu o prazo prescricional de 30 para 5 anos para depósitos do FGTS, comenta que o Ministério da Previdência social vai alterar o sistema do seguro desemprego, que só terá direito ao benefício o trabalhador que no mínimo 18 meses de trabalho, e não mais 6 meses. Lamentável companheiro, vê um governo que se dizia popular atacar tanto o cego trabalhador que consegue enxergar os “benefícios” do Bolsa Família e não conseguem vê seus direitos “evaporando”.

Comments are closed.