Senado devolve dinheiro, pela primeira vez em 190 anos de existência
   29 de dezembro de 2014   │     13:31  │  5

 

 Brasília – Nos quase 200 anos de existência, o Senado Federal pela primeira vez devolveu dinheiro ao tesouro nacional.

A instituição parlamentar mais antiga da República brasileira surpreendeu na gestão do presidente Renan Calheiros, e surpreendeu a própria presidente Dilma.

O valor economizado no biênio 2013/14 superou a estimativa inicial, que tinha sido fixada pelo senador Renan em 300 milhões de reais, e superou os 500 milhões de reais.

Em 2013 a economia foi de 288 milhões e 500 mil reais e, em 2014, a economia atingiu 242 milhões e 500 mil reais, o que totalizou 530 milhões de reais.

Surpreendida com a informação de que o Senado iria devolver dinheiro, quando o comum era a suplementação orçamentária, a presidente Dilma pediu à ministra do Planejamento, Mirian Belchior, que se informasse diretamente com o senador Renan sobre o fato inédito na história do Senado.

– Senador, estou ligando por recomendação da presidente Dilma para que o Senado indique as rubricas economizadas e os valores exatos, pois vamos editar uma Medida Provisória para utilizar os recursos – informou a ministra do Planejamento.

Renan sugeriu que o dinheiro economizado no Senado e devolvido à União seja empregado no financiamento dos programas sociais.

Para chegar a essa economia histórica de gastos, o senador Renan Calheiros adotou medidas de austeridade que incomodaram – afinal, a prática perdulária baseava-se no princípio absurdo de que dinheiro público é para se gastar à vontade.

Vamos a alguns exemplos:

Em 2012 o Senado gastou com papel 42 milhões e 376 mil reais; em 2012, primeiro ano do mandato de Renan na presidência, o gasto caiu para 32 milhões e 205 mil reais e em 2014 foi de 21 milhões e 667 mil reais.

Energia elétrica. Em 2012 o Senado gastou 229 milhões e 550 mil reais com energia elétrica, em 2013 caiu para 218 milhões e 920 mil reais e, em 2014, o consumo foi de 200 milhões e 160 mil reais.

Com a água o consumo foi ainda mais significativo. Em 2012 o Senado gastou 292 milhões e 70 mil reais e, em 2014, o gastou caiu para 160 milhões e 200 mil reais.

Mas, foi o gasto com horas extras dos servidores o que mais se destacou no biênio presidido pelo senador Renan. Em 2010, o Senado gastou 63 milhões e 726 mil reais com o pagamento de horas extras e, em 2013, o gasto caiu para 9 milhões e 286 mil reais.

Em 2014, a economia com o pagamento de horas extras no Senado foi ainda mais significativa, pois somou 4 milhões e 908 mil reais.

Com o pagamento de diárias e passagens a economia foi ainda mais significativa. Em 2010, o Senado gastou 16 milhões e 225 mil com o pagamento de diárias e passagens, em 2013 caiu para  5 milhões e 28 mil reais, e em 2014 foram apenas 2 milhões e 839 mil reais.

Outro destaque foi a execução orçamentária, que em 2014 alcançou o recorde histórico de redução nos últimos cinco anos. Isto, concomitantemente com o ato de ter sido 2014 o ano em que o Senado mais investiu.

A prestação de contas apresentada pelo senador Renan Calheiros, e que é intitulada “Contas Abertas”, o que chamou a atenção foi a alusão que ele fez aos relatórios do escritor Graciliano Ramos, quando foi prefeito de Palmeira dos Índios.

Foram esses relatórios endereçados ao governador Álvaro Paes, que levaram Graciliano Ramos a ser descoberto como escritor.

– Novamente sigo o exemplo desta prestação de contas e amparo-me – também no estilo, em primeira pessoa, embora me incomode bastante – no conterrâneo, Graciliano Ramos, que foi prefeito da cidade de Palmeira dos Índios entre 1928 e 1930. Quando falo em Graciliano, obrigo-me a uma concisão e impaciência com a imperfeição que me é muito difícil. Naquele cargo, Graciliano Ramos produziu, com inventividade rara, seus célebres relatórios administrativos que detalhavam ao governador de Alagoas, Álvaro Paes, em minúcias, tudo o que era feito com o dinheiro público em sua cidade. Na conclusão do primeiro relatório, e a ele, mais uma vez, me somo, o autor de Vidas Secas sintetiza sua enorme vontade de acertar: Procurei sempre os caminhos mais curtos. Nas estradas que se abriram só há curvas onde as retas foram inteiramente impossíveis – escreveu o senador Renan.

 

COMENTÁRIOS
5

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. nivaldo

    EITA PARECE QUE AGORA A VACA VAI TOSSIR, POIS EM CAMPANHA A DILMA DISSE QUE NÃO MEXIA NOS DIREITOS DOS TRABALHADORES “NEM QUE A VACA TUSSA”,E AGORA O PARTIDO QUE SE DIZIA DOS TRABALHADORES,BOTOU PRA QUEBRAR EM CIMA DOS QUE GANHAM MENOS, OS TRABALHADORES.

  2. Lucas Tenório

    Devolveram migalhas a fim de continuar enganando o povo!
    Com os trilhões de reais desviados em todos escandalos da gestão petista, com certeza o Brasil estaria em outras águas.
    Novamente a bomba estoura na mão dos trabalhadores que começam um novo ano com 4o% aumento na tarifa de energia e mais 7,48% em janeiro,aumento nos combustíveis.
    O preço da farra será -50% na pensão da família em caso de morte,dificultação no seguro desemprego,negativa de acionar o INSS judicialmente.
    ESSES BANDIDOS DEVERIAM DEVOLVER OS RECURSOS ROUBADOS DO TRABALHADOR BRASILEIRO
    Sou trabalhador assegurado do INSS e detesto futebol e estou agora pagando a COPA das Copas e toda maracutaia desses parlapatões.Será que isso é política social?

  3. Há Lagoas

    Em que pese suas argumentações sobre este fato, a figura em questão tem um desgaste imensurável como político profissional, mas está de parabéns, isso pontua a seu favor!
    Pena que a imprensa nacional dificilmente vai divulgar isso…
    Aí eu pergunto: o preconceito é contra o senador, ou com Alagoas?

  4. Amaro da Silva Xavier (Xavier)

    BELO EXEMPLO, espero que a moda pegue e que o filho dele faça o mesmo para com esse povo do pior IDH do Brasil, não vote e jamais daria meu voto a esse lobo com cara de cordeiro.ele tem que dar explicação da roubalheira da PTrobras, ha qual o reelegeu, acorda Alagoas.

  5. alagoas nao merece voces

    Papo furado, isso só mostra à avidez pelo dinheiro desses políticos insanos e o descaso com o dinheiro público, pois se o executivo e o legislativo fossem organizados , sabiam o quanto iriam gastar. Houve muito farra sim, mas o dinheiro foi muito, mas muito mesmo a ponto de não ter como justificar. E ainda querem fazer marketing com isso,enganar o povo. No fundo você como bom jornalista deveria saber disso.

Comments are closed.