1 trilhão de reais para o superávit primário
   6 de dezembro de 2014   │     15:26  │  9

por Aprigio Vilanova*

A mídia engrossa o caldo da sopa dos tarados no superávit primário. Mas afinal o que é o superávit? Para que ele serve? Basicamente, é a economia que o governo faz para o pagamento dos juros e para a amortização da dívida pública.

Segundo o CIAFE, em 2014,do Orçamento Geral da União, 42,02 por cento serão para pagamentos do superávit primário. Quase a metade do orçamento da União vai direto para o pagamento dos juros da dívida. Um trilhão de reais.

O Fundo Monetário Internacional (FMI) estipula a taxa mínima e máxima para o superávit da economia brasileira. A especulação internacional fica ouriçada com o pagamento no teto da meta. Sob pena de, apoiada nos grandes grupos de mídia, iniciar o processo do terrorismo econômico, este mesmo que estamos vivenciando desde antes a eleição.

Bolsa cai, dólar sobe, risco Brasil aumenta, um monte de indicadores com margens de erro maiores que a dos institutos de pesquisas eleitorais brasileiros.

Os revoltosos de plantão não se preocupam com a metade da riqueza nacional escorrendo para pagamentos de uma dívida imoral, só para ser educado. Os tarados do superávit acham a palavra prolixa e saem com a típica verborragia do economês de ensino fundamental.

Na verdade, num país onde a analfabetização escolar foi política de educação por séculos, o revoltoso que sai a rua para exigir superávit, ou melhor, que consegue pronunciar a palavra superávit é coxinha ou investidor.

*é graduando em Jornalismo pela Universidade Federal de Ouro Preto – MG

COMENTÁRIOS
9

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. Carlos Alberto Barbosa

    CUSTO BRASIL
    Quanto custa anualmente nossa Administração Pública (nas três esferas de poder), com milhares de cargos comissionados, aparelhamento político, desperdício, incompetência, obras para beneficiar empreiteiras, propagandas do governo para acalmar veículos de comunicação, caixa 2, corrupção generalizada etc?

  2. Dantas

    Roberto, cada vez mais sou seu fã!!. Mostrar a verdade é uma arte nesse momento de influência midiática ditada pelos filhotes feudais, que querem voltar ao poder a todo custo, fazendo a cabeça do povo através de reportagens tendenciosas, como sempre faz a revista do Cachoeira(Veja) e apoiadora da ditadura que aconteceu no Brazil deles ou pelo golpe branco que tentam instaurar. Essa “imprensa” que investiga “tudo” só não corre atrás de investigar ou de vazar informações onde o PSDBesta esteja envolvido. É como nosso Zé Ramalho diz há muito tempo….”vida de gado…povo marcado…povo feliz”….abç

  3. luiz santos

    esse blog é uma piada , é um espetáculo circense em 3 ou 4 parágrafos …. recentemente a tia Dilma arranjou 30 bilhões para sanear o BNDES…. e de onde ela tirou tanta grana????

    vendeu títulos do tesouro … ou seja criou mais dívida kkkkkkk

    cumprir o superávit , é assumir compromissos e acordos firmados

    mas acho que agora entraram no trilho essa na verdade é alardeada moratória defendida pelo PT anos 90 !

    1. jonas antônio de freitas

      Esses jornalista são todos chapa branca. Quando vão aprender à ser imparcial??? Com medo de perder a boquinha????

  4. Robson

    O povo sabe o que é, sabe como funciona, mas é mais facil ficar em casa na frente da tv ou do pc vendo tudo de longe, reclamando entre si, vendo a roubalheira rolando solta não só dos PTralhas, Brasil precisa tirar geral do poder, reformular a politica e colocar duras penas para crimes de corrupção, Brasileiro acha o fim do mundo quando quadrlihas roubam um carro forte, e nem ligam quando varios politicos roubam toda uma nação… mandaria todos viver na china:

    Ex-ministro acusado de corrupção é condenado à morte na China
    Liu Zhijun, de Ferrovias, é acusado de receber R$ 22,5 milhões em propina.
    Na prática, ele deve passar o resto da vida na cadeia.

    aqui passa a noite com regalias…estamos de brincadeira…

  5. nivaldo

    COM ESSA ROUBALHEIRA TODA DO PT E A CORRUPÇAO EM TODOS OS ORGÃO,FEDERAL, ESTADUAL E MUNICIPAL, NÓS VAMOS VIRAR UM HAITI.

  6. Robério

    Eu li numa revista chamada Veja (tendenciosa) que a queda do superávit primário tem relação com o aumento dos gastos públicos, a raiz do descontrole econômico que inibe os investimentos no país. Daí a presidenta ter colocado um especialista nesse setor como novo Ministro da Fazenda. Ora, se o Brasil é um dos países que mais arrecadam tributos (para constatar isso não precisa ser economista), como o país consegue ainda ficar com saldo negativo? E aquele embate no Congresso (ação conjunta entre deputados e senadores) sobre as novas regras da Lei de Diretrizes Orçamentárias, que podem dar margens para maiores gastos do Governo? Penso que o problema não é a responsabilidade fiscal, o superavit primário, o risco Brasil etc. Mas como o país está gastando, ou jogando pelo ralo da corrupção. Se se gastar em saúde, educação etc., (investindo no povo = nós) tudo bem. Se não, tudo mal.

Comments are closed.