Por enquanto, 33 indiciados no trensalão tucano
   5 de dezembro de 2014   │     1:55  │  4

por Aprigio Vilanova*

A Polícia Federal indicia 33 pessoas no escândalo conhecido como trensalão tucano. Entre os indiciados estão o presidente, Mário Bandeira, e o diretor, José Luiz Lavorente, da Compainha Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).

O esquema consistia na formação de cartel no setor metroviário de São Paulo e estava em operação desde 1998. O esquema durou pelo menos dez anos e atravessou três governadores tucanos, Mário Covas, José Serra e Geraldo Alckmin.

Além dos dois executivos da CPTM, foram indiciados também funcionários e ex-funcionários de algumas multinacionais (Alstom, Siemens, Bombardier, Mitsui, TTrans, CAF). Os indiciados serão julgados pelos crimes de corrupção ativa, passiva, formação de cartel, lavagem de dinheiro e evasão de divisas.

Parte do processo do trensalão tucano encontra-se no Supremo Tribunal Federal (STF). É a parte do processo que atinge parlamentares denunciados na delação premiada feita a Polícia Federal, pelo ex-diretor da Siemens, Everton Rheinheimer .

Este capítulo do trensalão tucano deve ficar para mais tarde, bem mais tarde.

*graduando em Jornalismo pela Universidade Federal de Ouro Preto – MG

COMENTÁRIOS
4

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. Paulo cesar

    Eita Brasil velho . Minhas esperanças reduzem cada vez mais em viver numa nação justa e progressista . Os escândalos que se sucedem nesse governo não tem igual “na história desse país ” . E nossos parlamentares , digo , a grande maioria ,assina embaixo e embaixo ( no bolso ) colocam mais de 700000. emendas garantidas para seu eleitorado e perpetuação no poder junto com o governo central foram as consequências agradáveis para seus umbigos , o qual só tem olhos para eles . E a “farra” durou até as cinco da matina .

  2. ex-eleitor

    QUANDO VOTEI NO PT PELA PRIMEIRA VEZ, FIZ ISSO POR QUER O PARTIDO REPRESENTAVA A MORALIDADE E A ÉTICA MOÇO, HOJE PERCEBI QUE ELE SÓ QUERIA O PODER E PRATICAR A CORRUPÇÃO NUNCA VISTA NESSE BRASIL, ENTÃO HOJE VC COMPARA ELE COM OS OUTROS, ESCREVENDO EM SEU BLOG QUE TODOS ROUBAM DINHEIRO PÚBLICO E TODOS SÃO IGUAIS.

  3. Barbosa

    Impossível escrever corruPTos sem o PT… Com certeza além dos 33 tucanos, vai aparecer 60 PTralhas neste processo.

    Brincadeira! Como alguns blogueiros tentam legitimar as ações da quadrilha PT; mensalão, petrolão, portão, aerolão, copão e outros tanto ão, jogando no ventilador os roubos de outros partidos políticos. Com a alegria de uma criança com um algodão doce na mão, pensam e querem que os outros pensem..Ser corruPTo é normal.

    Que Fernando Henrique, Aercio, Lula e Dilma sejam presos e julgados… Pouco importa o partido… O meu partido é o BRASIL. E sonho que um dia o dinheiro da corrupção seja utilizado para educação, segurança e saúde deste povo sofrido.

  4. Luiz Alfredo

    Tanto os Tucanos quanto os Ptralhas estão sujos até o último fio de cabelo.O que realmente me preocupa são os crimes cometidos contra a democracia como por exemplo a compra velada dos votos dos parlamentares em votar à favor de leis que acabaram com a responsabilidade fiscal.
    A Dilma e os atuais deputados e senadores não representam o povo brasileiro digo povo honesto e trabalhador.Deixem começar a faltar dinheiro para pagar os salários dos funcionalismo e aposentados.
    Como prometido em campanha a presidente começou combatendo a corrupção usando de mais corrupção ao estilo da velha política do toma lá da cá.

Comments are closed.