Canal do Sertão ou Canal da Irresponsabilidade?
   13 de novembro de 2014   │     14:28  │  12

Brasília – O governo de Sergipe precisou de 1 terço do tempo que o projeto do Canal do Sertão se arrasta em Alagoas, para implantar o Projeto Califórnia, que irrigou o semiárido sergipano.

O que é que Sergipe tem que Alagoas não tem?

Vamos por partes:

1) Alagoas é o único Estado banhado pelo Rio São Francis que não possui irrigação no semiárido. O Canal do Sertão, que seria a redenção, ainda se arrasta e agora inundado num mar de lama antes de verter água para a produção.

2) Alagoas é o único Estado banhado pelo Rio São Francisco que suspendeu a obra de irrigação do semiárido alegando que teria de rever o projeto. E o prejuízo foi enorme.

3) O projeto do Canal do Sertão foi paralisado em 1995, e o governo do Estado na época não cumpriu a promessa de retomá-lo caso a “Comissão de Alto Nível” criada para estudar o projeto concluísse pela sua viabilidade.

4) Primeiro não precisava da tal comissão; segundo, a comissão concluiu pela viabilidade, o que não poderia ser diferente, mas o governo na época não cumpriu com a obrigação e o projeto não foi retomado.

Além do prejuízo financeiro, tem também o prejuízo econômico e social para uma região tão carente. Nenhum governo responsável e efetivamente comprometido com o desenvolvimento do Estado paralisaria uma obra de tal magnitude.

De 1995 para 2014 são 19 anos! Em apenas 4 anos o governo sergipano irrigou Canindé do São Francisco ( governo João Alves, atual prefeito de Aracaju) e com mais dois anos estendeu a irrigação para Poço Redondo.

Quando o João Alves era o governador de Sergipe eu fui a Aracaju com o empresário Luiz Carlos Barreto e o entrevistei. Eu perguntei-lhe porque em Alagoas não tinha irrigação no semiárido e ele me respondeu:

Na época eu sugeri ao governador ( de Alagoas ) fazer o mesmo do lado de lá ( de Alagoas ) com a água represada de Xingó (hidrelétrica), mas ele ( governador de Alagoas ) não se interessou.

Triste, não?!

Observem na Hidrelétrica de Xingó que, do lado sergipano, tem uma saída d´agua com quase 1 metro de diâmetro; e do lado de Alagoas, nada.

Quase 20 anos depois e o que se tem sobre a irrigação no semiárido alagoano são essas denuncias de irregularidades no projeto do Canal do Sertão. Irregularidades essas que começam com a irresponsabilidade da paralisação da obra em 1995 e se arrastam enxovalhando um Estado que jamais poderia se queixar da falta de água, porquanto tem águas até no nome.

É triste, mas é verdade.

COMENTÁRIOS
12

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. DOIS PRA MIM E UM PRA VOCÊ...

    Roberto e só está funcionando porque passa perto das terras de certos políticos alagoanos que são caciques ai em Brasília.

  2. nelson

    canal responsavel é a transposiçâo do sâo francisco do projeto, dilma, lula, PT, mais de cinco bilhões sumiram e nenhuma gota dagua nas torneiras. esses sim é um projeto que merece nossos aplausos né BOB hehehehehehe.

  3. jonas antônio de freitas

    Falta de governo e falta de representante no congresso que alagoas nunca teve… Esses congressistas alagoanos só representam à eles mesmo… Ponto final.

  4. ALAGOANO

    estamos precisando de Senadores e Deputados federais presente e não ausente diante de Governo federal que so do nordeste ela só que os votos. E os nossos Deputados e senadores só aparecem no tempo de eleição isso sem exceção.

  5. Sérgio Carneiro

    Indo para Brasília certa vez, fiz esta pergunta ao ex-governador Divaldo Suruagy, fiquei surpreso com a resposta, que os empresários não se interessaram, me falou…Claro,sem infra-estrutura , projetos,estradas, energia, não atrai nenhum grupo empresarial. A minha comparação foi sobre Sergipe, Estado do mesmo tamanho e vizinho, não foi com Pernambuco e o Vale do São Francisco que é show!!

  6. Carlos Soares Novais

    Caro Roberto Vilanova,
    Creio que está havendo um grande equivoco, pelo se sabe as obras do canal do sertão estavam paralisadas durantes todos esses anos. Ora, a construção deste canal sem dúvidas foi viabilizada neste governo seja na esfera federal como estadual. Os primeiros 50 km estão em funcionamento, quanto aos projetos de irrigação terão de serem viabilizados através das forças políticas, pois é de conhecimento público para se utilizar da água do velho Chico é necessária à famosa outorga d’água gerida pela ANA (Agencia Nacional de Águas). Creio que não faltará empenho dos nossos senadores para viabilizar mais essa luta. Claro espero que o rio ainda esteja vivo.

    1. Hélio Augusto

      Prezado,

      De muito pouco adiantará apoio dos nossos senadores se não houver projetos que apresentem viabilidade técnica, econômica, social e ecológia. Entretanto, para isso, istoricamente nunca houve muita vontade em Alagoas.

  7. SEVERINO FEIJÓ DE MENDONÇA

    ANTONIO CONSELHEIRO ERROU NA FILOSOFIA AO AFIRMAR QUE O SERTÃO VAI VIRAR MAR E O MAR VIRARIA SERTÃO.ACONTECE QUE O VELHO CHICO ESTÁ AGONIZANTE COMO UM DOENTE ANÊMICO,SANGRANDO SEM TER SANGUE À DOAR.VEJA QUE AS OBRAS NÃO FORAM AINDA CONCLUÍDAS E JÁ FALTA ÁGUA SUFICIENTE NO SÃO FRANCISCO PARA ABASTECER OS MUNICIPIOS PELO MENOS DE PERNAMBUCO.SE ENCONTRA EM PERCENTUAIS BEM ABAIXO DO NORMAL,O NÍVEL DE ÁGUA CERCA DE 20%,E DAÍ AONDE DEVEREMOS TRNSPOR MAIS LIQUÍDO PARA ABASTECER O VELHO RIO.

Comments are closed.