Os números da eleição que preocupam e ninguém falou ainda
   27 de outubro de 2014   │     17:09  │  7

Brasília – O recado que veio das urnas, até  mesmo a página do Tribunal Superior Eleitoral na Internet censurou.

Tem gente discutindo o escore apertado na vitória da presidente Dilma Rousseff e outros discutindo mais uma vez o Nordeste – que garantiu a reeleição de Dilma.

Todavia, ninguém até agora atentou para o número preocupante. E qual é esse número preocupante?

O número dos eleitores que não foram votar e que é chamado de abstenção. É surpreendente esse número porque revela a indiferença – o que é péssimo numa democracia.

No primeiro turno foram mais de 26 milhões de eleitores que não foram votar e no segundo turno subiu para 29 milhões. Estes, optaram por pagar 3 reais e ficarem quites com a Justiça Eleitoral, a terem de escolher um candidato.

E isto, sem falar nos que decidiram votar em branco e anular o voto; se somarem com os que s abstiveram o total ultrapassa a 33 milhões de eleitores, o que é muito mais da metade dos votos que os dois candidato a presidente da República obtiveram.

É tão grave que, talvez por isso mesmo, o TSE não disponibilizou os números na sua página na Internet nem os veículos de comunicações trataram do assunto.

É esse número dos que se abstém de votar que preocupa; a diferença no resultado da vitória da presidente Dilma não importa porque uma vitória por 1 a zero é vitória. O que importa são os milhões que não estão nem aí para as urnas nem para o Brasil. São alienados ou rebeldes?

Pense nisso.

COMENTÁRIOS
7

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. antonio

    TÔ fora, enfrentar uma fila de mais de 2 hrs pra votar nessa cambada? Vc não acha q é querer demais não BOB?

  2. Glorioso

    Que democracia é esta que lhe obriga a votar! Os políticos brasileiros todos sem exceção são corruptos! O brasileiro é obrigado a votar e ser conivente com corrupto? Não. Ao votar o eleitor está um cheque em branco aos canalhas políticos, está referendando o crime político que a justiça não pune. Portanto, votar nulo ou se abster é mais gostoso, é menos constrangedor! Abaixo a “Ditadura Civil Já”.

  3. edvan

    Eu em especial, fui e vou votar, sempre que a saúde me permitir, porém, não concordo com a obrigatoriedade do voto, não acho que democracia seja dessa forma. Onde, se o cidadão ou cidadã, não exercer o direito do voto, será punido com multas, proibição de inscrever-se em concursos públicos, não ter o direito de retirar o passaporte, ter o CPF bloqueado e outras tantas punições que o eleitor sofre. As autoridades tem que repensar com urgência sobre a obrigatoriedade do voto, ai sim, vou acreditar em democracia.

  4. Santos

    E com certeza são esses eleitores que deixaram de exercer a sua cidadania e escolher um dos candidatos, que estão agora culpando os pobres e nordestinos pela vitória da Dilma

  5. Há Lagoas

    Parafraseando o grande escrito Ariano Suassuna: “Eles são realistas pessimista”.
    Onde existe altruísmo entre nossa classe política?
    Fiz o possível para arregimentar votos para o Sr. Aécio, o que percebi é que alguns eleitores simplesmente não acreditam em nossa República, muito menos em partidos ou seus representantes…
    Preferem a neutralidade e até se irritam pela “obrigação” de votar!
    É algo que serve de alerta para os politiqueiros de plantão.
    O sistema político não os representam…

  6. Cesar campos

    Roberto,
    Tem uma questao importante que pode ajudar a responder o porque dessa abstencao alta. Nas eleicoes de prefeito e vereador, assim como nas eleicoes de deputados, senadores e governador e presidente no primeiro turno, ha o interesse das partes envolvidas em buscar os eleitores das zonas rurais o que faz com que as coligacoes paguem boa parte dos custos de transporte de eleitores, o que nao acontece na eleicao de presidente no segundo turno haja vista que apenas os transportes das prefeituras sao disponibilizados.

Comments are closed.