Debate não é futebol
   15 de outubro de 2014   │     1:45  │  14

por Aprigio Vilanova*

Não acredito, sinceramente, em vitoriosos ou derrotados em debates políticos. Entendo que o julgamento dessa pretensa vitória ou derrota de algum candidato não se sustenta com a mínima argumentação, afinal não estamos numa partida de futebol.

Podemos avaliar os desempenhos dos candidatos, o poder de oratória e de carisma. Mas o mais importante é o que está embutido nos discursos políticos dos presidenciáveis. O que deve ser compreendido são os modelos de governo que estes dois campos representam.

Não precisamos ir muito longe para entendermos o que representou para o país o governo do tucano Fernando Henrique Cardoso. Em oito anos de mandato tucano a frente da presidência a única menção que o candidato Aécio Neves faz a esse tempo é sobre o Plano Real.

Esquecendo-se de propósito de Itamar Franco, o verdadeiro pai do Plano Real. Não há nada além da estabilidade da moeda que possa ser mencionado do governo tucano para alavancar a campanha de Aécio. Todos os indicadores brasileiros desta época são dramáticos.

Aécio Neves se orgulha dos indicadores do ensino fundamental de Minas Gerais. Outra vez, esquece de explicar que o responsável constitucional pelo ensino fundamental é o município. Por tanto, deve se creditar a melhoria ao empenho das prefeituras.

Aécio Neves nada fala sobre o ensino médio mineiro do qual foi responsável constitucionalmente por oito anos em Minas. E pior se perdendo na própria retórica reconheceu como um dos problemas na educação brasileira justamente o ensino médio.

Ora, ele foi governador de Minas por oito anos, mas não tem números agradáveis do ensino médio para mostrar. Casos gravíssimos de corrupção envolvendo os tucanos estão ainda hoje para serem investigados, aqui em Minas Gerais os casos são diversos.

No campo da segurança pública Aécio Neves não coloca para o publico o projeto de privatização das penitenciárias implementado por ele aqui em Minas Gerais e como era de se esperar é outro fracasso.

Não dá para esperar a intenção em diminuir a criminalidade com uma medida como esta, muito pelo contrário, no bojo dessa articulação está a redução da maioridade penal. A lógica da privatização das penitenciárias é transformar presos em mercadorias, é a lei do mercado.

Sobre a candidata Dilma Rousseff e o Partido dos Trabalhadores a grande mídia, a mesma que articulou o golpe militar em 1964, está recheada de notícias. Os escândalos envolvendo petistas estão sendo investigados, e os culpados serão punidos.

Para compreender o que representa cada candidatura é só comparar alguns índices representativos para entendermos o país que tínhamos e o no que se transformou. A extrema pobreza, o número de famintos, o número de desempregados, o índice de analfabetismo, só para começar a entender a diferença.

*é estudante de Jornalismo da Universidade Federal de Ouro Preto – MG

COMENTÁRIOS
14

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. ASSIS

    Raiolive seu comentário é uma piada, Grupo Folha, Estadão, Globo, Época, Veja, os blogueiros desses veículos de comunicação e de algumas redes de tv, são paus mandados dos patrões, todos do PIG. Tipos: JABOR, BOECHAT, JOSÉ REINALDO AZEVEDO e muitos outros.Você sim é que é desinformado ou então tendencioso.

  2. Observador

    Não sou simpatizante nem do PSDB e muito menos da Dilma, Lula e a turma do PT mas, nota se em todos os artigos dos Vilanova que há uma tremenda puxação para o lado da Dilma! E isso é inaceitável que numa matéria jornalistíca, o editor fique tentando direcionar o voto do eleitor! É isso que se percebe claramente nesses artigos. Ficam transformando o Aécio Neves, num bode expiatório! Eu fico preocupado é o Aécio Neves ganhar e a turma de Dilma, Lula e Companhia começar a bagunçar pelo País inteiro, a fim de prejudicar um novo governo! Apesar de não votar nela, caso ela ganhe, se for o desejo da maioria da população, tomara que ela faça um novo e bom governo pelo bem do País! Isso sim é que é democracia! O fato é que o negócio dos petistas são eles e eles mesmos! São radicais! Só interessa a opinião deles! Quando alguém do grupo diverge/discorda de algumas coisas, começa a perceber e se afasta/distancia! Só quem já conviveu com alguns deles, sabe quem são as peças!

  3. Moraes Júnior

    Olá, Aprígio!

    Eu também sou estudante de jornalismo na Ufal. Acho mesmo que o jornalista deve assumir posição crítica. E as pessoas precisam entender que um blog é um espaço para opinião mesmo.

    Não voto na Dilma e nem no Aécio. Mas, o discurso de ódio do qual até alguns comentários estão impregnados preocupa e muito. Mas, o que mais me preocupa, é a incapacidade de enxergar que o que é bom para o Sul maravilho não é necessariamente bom para os nordestinos. Porém, há os que sonham em ser como as pessoas das novelas globais. Eu digo, acordem e olhem a realidade a sua volta.

    1. Roberto Villanova Post author

      Estou na sua linha Moraes Junior,

      Acontece que esses comentários de ódio estão impregnados de interesses escusos. Blog é, como vc bem falou, um espaço de opinião. Tenho aprendido com o Bob a importância de divulgar as opiniões contrárias.

      Saudações!

    2. Amigo do Povo

      Se prestasse maia atenção, entenderia que o pessoal do Sul Maravilha, está muito mais preocupado com o bem estar do Nordeste do que o próprio pessoal que aqui habita. É uma conta de matemática simples. Como podemos votar no smmesmos políticos que nos esfolam, como podem os chamados partidos de vanguarda, se aliarem a eles ou pior ainda, serem tão omissos como o PT AL ? Nunca vi ninguém no Sul se queixar dos subsídios que são dados ao Ne, muito pelo contrário, o que deixa o pessoal revoltado lá embaixo, são os desvios e as mazelas que são perpetradas pelos políticos locais, que mesmo assim se perpetuam em seus cargos. Para os abutres, quanto mais carniça mais alimento. Para o necessitado não existe esquerda ou direita, isto não importa, importa é moradia, agua potável e rendimento resultante do trabalho honesto. A esperança abandonou a muito tempo o entorno miserável da cidade de Maceio, ela anda longe e aqui ficamos falando de barões e duques.

  4. Raiolive

    Definitivamente, vou deixar de acessar o site da Gazeta enquanto esses dois incompetentes, devem ser pai e filho, continuarem a escrever tamanhas barbaridades. É impressionante como o diretor de jornalismo do grupo ainda não tenha atentado para as sandices escritas por esse dois desinformados. CONTRASTES: um, porque deve estar bastante idoso e o outro por inexperiência e total desconhecimento dos fatos. Aconselho-o a ler o UOL, do grupo Folha, o Estadão, os sites da Globo, etc.,,,

  5. Glorioso

    Caro jornalista, o nosso Brasil varonil não tem dono. Aliás nosso país precisa de políticos comprometidos com o fim da reeleição em todos os níveis, do vereador ao presidente, bem como o fim dos herdeiros políticos, aí sim, o Brasil começará a se tornar um país sério. tenho dito!

  6. Fernandinho

    Um estudantezinho, mequetrefe, querendo dar lição de política, ainda mais com um discurso dilmista como esse. Bob, primeiro deixe seu filho virar homem para depois liberar ele para escrever.

    1. Cínthia da Silva Melo

      Que Coisa Feia Fernandinho, dizer que o filho do Jornalista precisa “virar homem”… Vocês criticam tanto o Partido dos Trabalhadores, mas as baixarias que estão surgindo, mostrando o que são mesmo é do PSDB, por isso, não voto em vocês, porque são mais fingidos do que o PT… Burgueses vestidos de cordeirinhos… Desde quando esse PSDB pensa no povo, eles só pensam em meia dúzia de empresários pobres de rico…Acorda!

      1. Fernandinho

        E quem disse que sou do PSDB? Sou anti DILMA. Não me compare a político, só não quero essa bruxa de novo no poder. Voto em quem tire essa bruaca da presidência. Sua petista filha DILMA figa.

Comments are closed.