Oxi! O Aécio perdeu a eleição em Minas, foi?
   14 de outubro de 2014   │     18:42  │  10

Brasília – Uma das piadas mais criativas que se conta na Capital Federal diz que o Tancredo Neves ajudou a matar o Getúlio Vargas, só para ficar com a caneta.

É a piada.

Mas, antes da piada, tem a realidade histórica; na crise política fatídica com a morte do major Vaz, da Aeronáutica, o Tancredo propôs ao Getúlio fechar o Congresso Nacional e dar o golpe. E o Getúlio respondeu:

Pode não, Tancredo. A situação agora é outra.

Getúlio optou por se matar à capitular diante dos abutres que lhe cercavam com virulência. E o Tancredo Neves, a última pessoa a estar com ele antes do gesto tresloucado, não conseguiu salvá-lo, mas “salvou” a caneta.

Grande Tancredo

Lembrei-me de outra passagem, lá no começo da década de 1980, quando o grande jornalista Cláudio Humberto Rosa e Silva propôs ao senador Teotônio Vilela, o pai, disputar a presidência da República.

O velho Teotônio, depois de cofiar o bigode, deu aquela gargalha estridente e respondeu:

Posso não. Primeiro eu teria de derrotar o Tancredo Neves.

Tancredo se elegeu presidente pela via indireta, mas morreu antes de tomar posse e prestar o juramente constitucional, logo, era o presidente do fato que ainda não havia gerado direto e, por conseguinte, o colégio eleitoral teria de se reunir novamente para decidir numa nova eleição.

Infelizmente, para a vergonha geral, o Direito Constitucional foi rasgado e o Sarney foi empossado presidente, mesmo sendo o vice-presidente do nada, ou seja, do fato ( Tancredo) que ainda não havia gerado direito.

Agora temos o Aécio Neves, o primeiro candidato a presidente da República que perde a eleição no Estado de origem – e, o mais grave, onde foi governador duas vezes e é senado.

Nunca, na história deste país, aconteceu algo igual; e isto dá margem a que se diga: quem conhece o Aécio não vota no Aécio.

É isso?

Se for verdade, tal fato faz lembrar o presidente Figueiredo quando o Tancredo Neves, que se reunia secretamente com o general Golbery do Couto e Silva, tentava o seu apoio para ser presidente da República.

E o Figueiredo respondeu:

Apoiar o Tancredo?!Tancredo, NEVER! (Nunca, jamais)

COMENTÁRIOS
10

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. FELIPE BRAGA

    VALEU ABEL E HENRIQUE.O BOB TÁ SENDO DESMASCARADO PELA MENTIRAS DA SUA CANDIDATA DILMINTIRA ! rsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsr

  2. Observador

    Isso é relativo! Quantos governadores e/ou senadores de vários partidos, pelo País afora, não fez o seu candidato? Eu não sou simpatizante nem do PSDB e muito menos do PT e sei que o Pimentel (PT) fez um bom governo a frente da Prefeitura de Belo Horizonte e isso, contribuiu para a sua eleição no Estado! Lula e Dilma fizeram um governo razoavel, apesar das corrupções! Vejam que pela minha explanação, eu reconheço os méritos de um ou outro candidato de qualquer partido! Eu não sou radical, coisa que os petistas e os simpatizantes do PT não vão deixar de ser nunca! O negócio deles, são eles e eles mesmos! Só quem conviveu com alguns deles é quem conhece! Descanse em paz, saudoso Dr. Tancredo Neves!

  3. FELIPE BRAGA

    OXI !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! OS BABAS OVOS DO PT ESTÃO DESESPERADOS PORQUE O AÉCIO SERÁ O NOVO PRESIDENTE DO BRASIL É ???????????????????????????????????????????????????????????????

  4. FELIPE BRAGA

    OXI !!!!!!!!!!!!!!! A PAU MANDADA DO LULA PERDEU A ELEIÇÃO EM SÃO PAULO FOI ???????????????????????????????????????????

  5. Abel

    Sr. Bob vou clarear suas ideias e colaborar com o seu comentário sobre a “derrota” do Aécio em Minas Gerais. Para seu conhecimento o Aécio ganhou de Dilma na grande Belo Horizonte e perdeu na zona norte de Minas onde por “coincidência” grande parte sobrevive das bolsas sociais do governo Federal. Agora vou te dizer onde a PETISTA DILMA PERDEU VIU? PERDEU NO BERÇO DO SINDICALISMO PAULISTA EM CIDADES COMO:SANTO ANDRÉ,SÃO CAETANO DO SUL( cidade das grandes montadoras de veículos do País)e PASMEM SENHORES NA TERRA ONDE NASCEU O BARBUDO LULA, SÃO BERNARDO DOS CAMPOS ,OU SEJA , NO BRÇO DO SINDICALISMO ….KKKKKKKKKKKK OUTRO FATO PARA COLABORAR COM O SEU TEXTO É QUE DAS 68 CIDADES COMANDADAS POR PETISTAS MEU CARO BLOGUEIRO A DILMA SÓ GANHOU EM APENAS 10 CIDADES,EM 58 CIDADES COMANDADAS POR PETISTAS O AÉCIO GANHOU , EU VOU DIZER MAI O QUE MEU AMIGO ,OS NÚMEROS FALAM POR SI…..KKKKKKKKKKK ESPERO QUE O SR. TENHA A NOBREZA DE COLOCAR A MINHA HUMILDE OPINIÃO ,OBRIGADO E VAMOS AO BOM COMBATE….

Comments are closed.