Um breve olhar sobre o debate da Globo
   3 de outubro de 2014   │     2:32  │  11

por Aprigio Vilanova*

O último debate para Presidente da República, antes das eleições de domingo (05/10), foi realizado na Rede Globo e terminou na madrugada desta terça (4/10). Vários aspectos podem ser levados em consideração acerca do debate.

O formato que a Globo implementou é bem mais atraente que o modelo engessado de bancada adotado nos debates anteriores nas outras emissoras. O modelo privilegia os bons oradores, o improviso está novamente colocado.

O passeio dos candidatos no estúdio em direção ao púlpito para perguntarem e responderem os questionamentos, sem dúvidas, trouxe a espontaneidade dos antigos debates há tempos perdidas e nesse sentido a importância do marqueteiro fica em segundo plano.

O formato olhos nos olhos deu um tempero ao embate entre os candidatos. Por duas vezes, pelo menos, tivemos trocas de farpas entre os candidatos. Além de outros momentos, no mínimo, engraçados propiciados pela descontração dos candidatos.

O candidato Eduardo Jorge (PV) exigiu que Levir Fidelix pedisse perdão pelo discurso de ódio que proferiu no debate da Rede Record. Em resposta Fidelix, visivelmente nervoso, disse que o candidato do PV não tinha moral para lhe exigir isso. Em seguida Luciana Genro afirmou que se tivéssemos criminalizado a homofobia Fidelix sairia algemado da Record.

Outro momento quente foi protagonizado entre Luciana Genro (PSOL) e Aécio Neves (PSDB). A candidata do Psol pediu explicações sobre a construção do aeroporto nas terras de seu tio-avô no município de Cláudio.

O nervosismo de Aécio Neves ficou evidente. Ao responder, o candidato tucano de dedo em riste chamou Luciana Genro de leviana, que logo exigiu que Aécio baixasse o dedo: “O senhor, não levante o dedo para mim”.

O candidato não só baixou o dedo como respondeu toda a pergunta visivelmente atordoado. A candidata Marina Silva (PSB) parece antever o fracasso que se anuncia com suas chances de chegar ao segundo turno ameaçada.

Marina da Silva, numa típica demonstração de desespero, chegou a prometer o 13º bolsa família, uma espécie de 13º salário só que da bolsa família.

*é estudante de Jornalismo da Universidade Federal de Ouro Preto – MG

COMENTÁRIOS
11

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. "Quem nunca foi estudante, atire a primeira pedra."

    Gente, esse espaço é democrático!
    Todos aqui vêem seus comentários publicados sem edições, demonstrando respeito aos escritores.
    O mundo é visto por prismas diferentes, de acordo com crenças, valores, ideologias, filosofias…
    Que graça teria se não houvesse pontos de vistas diferenciados?

  2. "Quem nunca foi estudante atire a primeira pedra?"

    Gente, esse espaço é democrático!
    Todos aqui vêem seus comentários publicados sem edições, demonstrando respeitos aos escritores.
    O mundo é visto por prismas diferentes, de acordo com crenças, valores, ideologias, filosofias…
    Que graças teria se não houve pontos de vistas diferenciados?

  3. Klistenes Lessa

    Sinceramente, esse blog é o mais pífio que já tive a oportunidade de ler. Um bom jornalista deve ter imparcialidade em seus posicionamentos, o que não é visto por aqui. Lamentável. Você deve ter assistido o debate na lua, ou não sabe interpretar nada. Sou eleitor de Marina Silva, mas, sem sombra de dúvidas, ontem, a participação de Aécio Neves, foi de longe, melhor que a de todos os demais candidatos.

  4. saulo mendes

    Quem é o doido que assina essa coluna? Ele deve está tão constrangido com a surra, que a presidente Dilma levou de Aécio, que ficou desmiolado, pois sequer cita em seu texto o “apagão” Dilma. Aliás, sequer cita Dilma. A atitude de Aécio de dedo em riste em Luciana, foi que deu o tom do debate. A partir daquele momento Aécio foi senhor absoluto. Lembra de alguma boa frase de Dilma e Marina. Para se ter uma ideia, a revista Veja e Estadão, usa a seguinte expressão: “Aécio ganhou de lavada”. E para quem disse, que o PSDB pode acabar domingo, se prepare para a segunda feira, 6. Dilma agora torce por Marina. Aeroportos ou campo de pouso? Foram 29 construídos por Aécio, em MG, com todos os contratos aprovados. O aparelhismo se Estado, está com seus dias contados. Passagens para a Venezuela, paraíso do narcotráfico para o Brasil, para onde Lula levou os milhões roubados do PETROLÃO.

  5. Eleitor

    Aécio Neves nervoso? Qual foi o canal que passou este debate que o pseudo jornalista fala?
    Na Globo/TV Gazeta o que se viu foi um verdadeiro banho do Aécio sobre todos os candidatos.
    Nervosa e irritada ficou a Dilma com todas as denúncia, já confessada, de roubalheira no Petrobras? Veja as pesquisa sobre o debate nos principais site: UOL e Terra.
    Que jornalista você vai ser em, cara?
    Mentindo muito antes de se formar…

  6. Carlos Santana

    Sobre o debate ontem? Um trecho do que escreveu seu colega Blogueiro Marcelo Firmino:

    “Quem assistiu ao debate dos candidatos a Presidente na TV Globo pode perceber que se a eleição dependesse exclusivamente do desempenho dos candidatos no programa, com toda certeza, o tucano Aécio Neves (PSDB) seria o vencedor”.

  7. Julio

    O cara é estudante de jornalismo e já se mostra altamente tendencioso nos seus comentários. Mostrando assim o tipo de profissional que será ao se formar.

  8. José Paulo do Bomfim

    Foi o melhor dos debates. Especialmente por focar alguns temas polêmicos e preconceituosos, como abortamento, GLBT etc., e temas que terão que ser enfrentados com a previdência e assistência social, além da melhoria da escolarização.

Comments are closed.