Quando o jornal só serve para enrolar sabão
   22 de setembro de 2014   │     14:51  │  2

Brasília – O jornal impresso não vai acabar; não é verdade que o jornalismo eletrônico sepultou o jornalismo impresso. Basta o exemplo do Japão, que tem o domínio da comunicação tecnológica concomitantemente com um dos jornais de maior tiragem no mundo.

Ao fechar o Jornal da Tarde, que era do mesmo grupo de O Estado de S. Paulo, a alegação no editorial de despedida na última edição foi da concorrência com a comunicação tecnológica, especialmente a Internet.

Balela. Isso é desculpa de incompetente procurando um culpado para o seu fracasso.

Relento o “Papel do Jornal”, o livro de cabeceira do grande Alberto Dines, está lá: todo meio de comunicação existe para atender aos sentidos – visão, audição, tato…

Logo, enquanto houver visão, audição e tato haverá rádio, televisão, internet e jornal ou revista.

Mas, sinceramente, não dá mais para ler jornal com notícia velha – pior, com notícia dirigida e mal dirigida.

Na edição do antigo “Estadão”, o exemplo do mau jornalismo é escancarado de forma digamos assim extremamente burra. E quem quiser pode comprovar – é só abrir o caderno onde o jornal expõe a sua falta de respeito ao leitor.

Sem nenhum disfarce o “Estadão” expõe uma matéria sobre Murici, em seguida uma matéria contra o senador Renan Calheiros e na página seguinte uma matéria contra o Jader Barbalho – e não por coincidência, ambos com os filhos na disputa pelo governo dos seus Estados.

Coincidência?

Não; coincidência não existe. Trata-se de mau jornalismo mesmo. É por essas e outras que o Estado de S. Paulo foi obrigado a fechar o Jornal da Tarde; é por essas e outras que a tiragem do Estado de S. Paulo é hoje igual à tiragem de folhetins.

É por essas e outras que o velho e bom “Estadão” só serve hoje para enrolar sabão.

COMENTÁRIOS
2

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. FELIPE BRAGA

    BOB CADÊ MEUS COMENTÁRIOS ?????????????????? A DILMA COMEU rsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsr

Comments are closed.