Até quando Alagoas vai continuar nessa dança sinistra?
   16 de setembro de 2014   │     17:09  │  3

Brasília – Em 2001 eu era repórter da Gazeta de Alagoas e participei em Salvador do seminário sobre energia alternativa, promovido pela Petrobrás. Uma das conferencistas era a secretária estadual de Minas e Energia do Rio Grande do Sul, Dilma Rousseff.

A Dilma falou sobre a sua experiência como secretária de Energia no Rio Grande do Sul e os investimentos que realizou em termelétricas. No intervalo para o lanche das 15 horas eu me aproximei dela e me identifiquei.

Disse-lhe que era alagoano e que Alagoas produz 2 milhões de metros cúbicos de gás por dia, com o detalhe: é gás dissociado do petróleo, praticamente puro, o que reduz substancialmente o custo de produção.

A então secretária Dilma Rousseff olhou para mim e respondeu com aquele seu jeito direto e curto de ser:

Se o seu Estado produz isso mesmo que você está me dizendo e não tem uma termelétrica, desculpe-me, mas é um Estado de otários.

Concordo, mas em parte. Acho que é mais grave ainda.

Em 1981 eu viajei para Brasília com o então governador de Alagoas, Guilherme Palmeira, e fui à audiência com o ministro de Minas e Energia, Camilo Pena. Também estava presente o secretário estadual de Planejamento Evilásio Soriano.

O Guilherme lutava pela concessão da planta de PVC e MVC e sugeriu que o ministro autorizasse a divisão da planta com o Rio Grande do Sul. As alegações favoráveis a Alagoas eram muitas e a principal delas a abundância e a pureza da matéria-prima ( sal-gema).

O Evilásio propôs que, para obter o Dicloretano, a matéria-prima do Policloreto de Vinila (PVC) e do Monocloreto de Vinila (MVC), seria usado o Eteno produzido a partir do álcool, outro produto abundante em Alagoas.

O ministro Camilo Pena ouviu a explanação e depois abriu a gaveta do birô e virando-se para o Guilherme Palmeira entregou-lhe um dossiê produzido por um tal de Movimento pela Vida.

Governador, leia isso aqui que me mandaram.

Esse tal de Movimento pela Vida mandou um documento mentiroso, sacana e covarde dizendo que o Polo Cloroquímico de Alagoas tinha sido construído numa área de mangue, em Marechal Deodoro, e que não tinha consistência.

Diante dessa declaração covarde e mentirosa produzida por maus alagoanos, Alagoas perdeu a planta de PVC e MVC para o Rio Grande do Sul.

A presidente Dilma tem razão em parte; Alagoas tem sido um Estado onde predomina a covardia. Otário não é sinônimo de covarde, mas covarde tem sido a tônica desses maus alagoanos que nos empurram para essa dança sinistra da vaca leiteira que produz leite para os outros beberem.

Até quando Alagoas vai continuar dançando?

COMENTÁRIOS
3

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. Há Lagoas

    Os covardes, estão mais atuantes do que nunca!
    Que o diga o embrolho em torno do estaleiro Enor…
    A questão política se sobrepondo a questão técnica, e tudo isso com um único objetivo, desgaste político de um determinado grupo, em beneficio de outro!
    E Alagoas? Ora, “somos um Estado de otários”.

  2. Glorioso

    Dilma presidente, Renan Filho Governador, Collor Senador e Ciço Almeida voltará a prefeitura em 2016 nos braços do povo. Chupa essa Biu maleta, Prefeito RUIMzinho e a vereadora candidata dos Usineiros.

Comments are closed.