As pesquisas e os 20 por cento
   28 de agosto de 2014   │     22:09  │  1

Por Aprigio Vilanova*

A pesquisa para presidente divulgada, ontem (27/08), pelo instituto CNT/MDA encomendada pela Confederação Nacional dos Transportes – CNT, mostra o mesmo cenário da pesquisa feita pelo IBOPE antes do debate. Dilma está na frente, Marina agora é a segunda colocada e Aécio ficou para trás.

Foram entrevistados 2 mil e dois eleitores, em 137 municípios, de 24 unidades federativas, das cinco regiões do país.  Mas acontece que destes 100 por cento da pesquisa só 20 por cento da amostragem colhida são levados em consideração.

Ou seja, de cada 10 eleitores consultados só dois são contabilizados na pesquisa. É mesmo difícil de acreditar em pesquisas eleitorais, essa divulgada pelo CNT/MDA foi contratada pela Confederação Nacional dos Transportes e custou aproximadamente R$ 180 mil.

O resultado de qualquer pesquisa está sujeito a manipulação dos números, a premeditação de cenários de amostragem que possam atender a esse ou aquele candidato, a seleção  dos dados brutos pesquisados também é outra maneira de maquiar o processo.

Nas pesquisas eleitorais realizadas recentemente o que não falta é incoerência. Os números mostram vários cenários e enxergar esses cenários é o que deve ser feito. É conveniente entender qual o universo pesquisado.

Afinal, quem são esses 20 por cento? Em que regiões do País moram? O que fazem? Por que esses 20 por cento? Mas e outros 80? Alguém arrisca?

clique e veja os 20 por cento na íntegra

*é estudante de Jornalismo da Universidade Federal de Ouro Preto – MG

COMENTÁRIOS
1

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. Carvalho

    Deixa eu ver se entendi: quando a pesquisa mostra vantagem da PTezada, não há críticas, mas quando ela mostra que Dilma não será reeleita, ela é duvidosa? Vou dar uma dica a Ptralhada e esquerdopatas em geral (inclusive ao jornalista deste blog, que é militante PTista confesso), aceita que dói menos, Dilma vai perder, o Brasil irá se livrar dessa praga esquerdista.
    #ForaDilma

Comments are closed.