Universidade do Rio cria o Manchetômetro
   5 de agosto de 2014   │     13:29  │  1

por Aprigio Vilanova*

O Laboratório de Estudos de Mídia e Esfera Pública (LEMEP), grupo de pesquisas com registro no CNPq, sediado no Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), criou o Manchetômetro com o intuito de avaliar a aparição dos presidenciáveis na mídia e como é direcionada a abordagem para cada candidato.

O LEMEP avalia as manchetes dos jornais impressos Folha de S. Paulo, Estado de S. Paulo e O Globo e do televisivo Jornal Nacional. A página do web site esclarece que não existe nenhuma filiação partidária e nem ligação com grupo econômico do laboratório de estudos.

O critério utilizado para avaliação é o levantamento das manchetes e (ou) chamadas de capa destes três jornais sobre os três candidatos (Dilma Rousseff, Aécio Neves e Eduardo Campos). Para os que acompanham diariamente os noticiários da grande mídia não há novidade no resultado do levantamento.

É escancarada a desproporcionalidade no tratamento dado aos candidatos. A presidente Dilma vem sendo diariamente bombardeada por todos os lados. A imparcialidade não existe, nunca existiu e nunca existirá; mas o que se constata é uma articulação criminosa em minar o governo de Dilma.

Os escândalos envolvendo o candidato tucano, o helicóptero de aliados de Aécio apreendido com 450 quilos de pasta base de cocaína, a construção do aeroporto nas terras do tio-avô e que está localizado a 14 km da fazenda onde o helicóptero foi apreendido, tudo isso foi e continua sendo mascarado por esses mesmo jornais.

Clique aqui e veja o site do grupo de estudos

*é estudante de Jornalismo da Universidade Federal de Ouro Preto – MG

COMENTÁRIOS
1

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. Pedro

    Dai se extrai que a grande imprensa tem um lado político (anti-PT), e deseja, de qualquer modo, retirar Dilma do poder, ou qualquer outro que seja do PT, a exemplo do ex-presidente Lula.

Comments are closed.