Na Bolívia sem analfabetos, no Brasil 13 milhões
   2 de agosto de 2014   │     18:55  │  4

por Aprigio Vilanova*

A Unesco divulgou esta semana que a Bolívia conseguiu erradicar o analfabetismo. A Bolívia tem uma população de pouco mais de 10 milhões de habitantes. Com isso é o terceiro país latino americano a extinguir o analfabetismo.

No primeiro governo de Evo Morales a taxa de analfabetos era de 15% da população. Em menos de 10 anos a frente da Bolivia, Evo Morales entra novamente para a história. “Sim, eu posso” é o método utilizado, desenvolvido em Cuba.

O “sim, eu posso” leva em consideração a realidade dos alunos, o contexto em que estão inseridos os estudantes é fundamental para o processo de aprendizagem. A relação estabelecida é horizontal e me parece bem próximo a pedagogia pensada por Paulo Freire.

A realidade no Brasil é bastante diferente, somos o oitavo país com o maior número de analfabetos adultos, numa avaliação feita pela Unesco em 150 países. Existem pelo menos 13 milhões de analfabetos no Brasil, segundo dados divulgados ano passado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Quando poderemos noticiar a erradicação do analfabetismo no Brasil?

*é estudante da Universidade federal de Ouro preto – MG

COMENTÁRIOS
4

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. Amigo do Povo

    Realmente Bob, não entendi a sua comparação bolivariana ! administrar um pais com a população do Grande Rio, deve ser muito mais fácil do que a de um pais com nossas dimensões não achas ? Temos cidades aonde a TV é comunitária, na pracinha e isto não é vergonha nenhuma. Você ja foi à Bolivia, se não foi deveria ir para ver a tal “educação” a qual você se refere. Você deveria saber que em vários lugares da Bolivia, as pessoas fala-se e entendem-se por dialetos e portanto esta alfabitazação que você elogia não e tão alfabetização assim. Brasil por outro lado, em qualquer parte do território fala-se e entende-se o portugues, em um pais deste tamanho, isto e motivo de imenso orgulho.Vá a Bolivia e verifique este tal avanço.

  2. ANALFABETO

    É este o país cujo presidente (ou seria presidenta?) você e seu amado pai puxam o saco (ou seria sacola?).
    A sua crítica mostra o quanto vocês são incoerentes (ou seria analfabetos) político!
    Fui… estudar!

Comments are closed.