Viaduto que desabou em MG estava superfaturado
   4 de julho de 2014   │     14:54  │  5

por Aprigio Vilanova*

O viaduto que desabou ontem, (3/7), em Belo Horizonte, teve as contas rejeitadas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-MG) com indícios de superfaturamento. O TCE detectou pelo menos R$ 6 milhões de sobrepreço acima do planejado.

A obra é administrada pela Prefeitura de Belo Horizonte com recursos do governo federal, e faz parte do plano de mobilidade urbana para a Copa do Mundo. Além do superfaturamento a obra está atrasada.

Após a tragédia o que vemos é um jogo de empurra-empurra. O governo culpa a prefeitura, a prefeitura culpa a empresa e daqui a pouco a culpa vai recair nas vítimas. O incidente repercutiu nas redes sociais e aqui em Minas não se fala em outra coisa.

As festas que estavam marcadas na capital mineira foram todas canceladas, a cidade está em luto. A Fifa Fan Fest, evento organizado pela Fifa para a Copa do Mundo, também teve sua programação cancelada.

*é estudante de Jornalismo da Universidade Federal de Ouro preto – MG

COMENTÁRIOS
5

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. Amigo do Povo

    Parece-me que o Sr. não irá ser um bom Jornalista, embora seu papai venha incentivando o Sr. Parece-me que o Sr. quer imputar de forma sub-liminar a responsabilidade da queda do viaduto à prefeitura de BH, o que é no mínimo uma irresponsabilidade profissional. Primeiro deve-se saber o real motivo da queda, segundo, havendo o sobre-preço, primeiro deve-se apurar o porque , aumento de salários durante a obra, aumento do preço do material,etc,etc. Uma vez julgado e com obra embargada, ai sim podemos cair matando como diz o outro. Lembro, que Angra III,teve um grande acréscimo no preço devido a um problema técnico de sondagem do terreno (estamos falando de uma usina Nuclear). Até que sejam esclarecidos e confirmados todos os fatos, um jornalista dito “profissional e ético” (o que o Sr. não está sendo, o que é ruim para sua formação), não deve colocar informações da maneira como o Sr. está colocando. Como meu velho pai dizia, o profissional da pena tem grande responsabilidade para com a sociedade.

  2. Heloísa

    Sem dúvida, a responsabilidade é de quem toca e fiscaliza a obra, ou seja, a prefeitura de BH. O governo federal apenas emprestou os recursos para se fazer a obra, que é importante para a mobilidade social. Não há essa de empurra empurra do erro. Inclusive a fiscalização foi por parte do Tribunal de Contas do ESTADO, e não da União.

  3. jonas freitas

    As obras no Brasil padrão fifa são assim… não exisem mais fiscalizações pelos orgões responsaveis… Isso acontecem em todas obras pelo Brasil afora. Isso um dia tem que acabar…

    As obras no Brasil dos Bananas são assim, só fazem merdas…

  4. nelson

    se fosse no japâo, alemanha, EUA, seria uma surpresa ! mas no brasil, india, china, obras de engenharia cairem, é normal. o mais importante é a seleçâo.

  5. Glorioso

    Todas as obras para copa foram superfaturadas pelos PTralhas. Tenha coragem e publique que o governo que você defende é o mais corrupto desde o descobrimento do brasil. Só falta desabar uma das arenas superfaturadas. Deus livre os brasileiros desses corruptos definitivamente.

Comments are closed.