Puro sangue tucano e a massa cheirosa
   1 de julho de 2014   │     6:00  │  7

por Aprigio Vilanova*

A decisão em escolher o senador Aloisio Nunes do PSDB-SP vice de Aécio Neves revela que era a última carta da manga. O anúncio da escolha no limite do prazo permitido pela legislação se deveu ao desejo do PSDB de que aparecesse algum cacique político de outro partido.

O que aconteceu foi justamente o contrário, o cacique não apareceu e a escolha foi do senador Aloisio Nunes, que na última eleição foi eleito com pouco mais de 11 milhões de votos em São Paulo.

A chapa é de puro sangue tucano, segundo expressão usada pela mídia. Na verdade, um misto de paulistas e mineiros juntos querendo voltar para onde sempre estiveram. No inicio da República tivemos a famigerada política do café com leite, alternância entre Minas Gerais e São Paulo.

Ainda hoje vivemos as mazelas implementadas por esses grupos no poder. Mais recentemente, para a História é claro, tivemos a experiência do governo Fernando Henrique Cardoso e que trágica experiência.

O que tem de bom num governo tucano?

*é estudante de Jornalismo da Universidade Federal de Ouro Preto – MG

COMENTÁRIOS
7

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. Santos

    O papai dessa criança deve ter ensinado tudo errado pra ela, o coitadinho vai ter que voltar para o ensino fundamental para tentar aprender História do Brasil, que em seu artigo mostrou que não sabe nada.

  2. Carlos

    Não existiu e não existe nada de bom para o povo brasileiro decente. Os políticos do nosso país só pensam neles, sempre neles, independente da sigla partidária. Aliás, quando um determinado governo assume, é pior do que o anterior, cada um vem com uma forma diferente de levar o dinheiro público. E nós temos que viver sem segurança, sem saúde e sem educação e sabe por quer? Por quer está tudo contaminado.

  3. Daniel Melo

    Roberto , sempre te respeitei e li seus comentários alguns eu concordo , outros não, mais esta foi demais …Voce(agora) e o PT são uma vergonha…

  4. Há Lagoas

    A famigerada política do “Café com Leite” foi uma anomalia criada após a passagem de dois ilustres alagoanos na chamada: República das Espadas. Os dois velhos marechais se meteram a “proclamar” e o outro a consolidar o nascimento da mal fadada República, já que não houve participação popular na instituição do novo regime.
    Sem a participação da sociedade (plebe), as elites assumiram este papel, e os dois Estados mais ricos da Federação despontaram como comandantes de nossa republiqueta!
    Deodoro e Floriano entregaram aquilo que era nosso por direito, porque ocuparam um lugar sem legitimidade alguma, lugar de soldado é na caserna.
    E a proposito, não reconhecer as virtudes da gestão tucana, é incorrer em um erro crasso como futuro jornalista.
    Não permita garoto, que sua paixão por determinado partido ou corrente venha a minar seu futuro como profissional…
    O PSDB tem seus percalços e devem ser evidenciados, mas dizer que o mesmo representa o atraso, é ser incoerente com os fatos!

  5. Amigo do Povo

    Aprigio, você já está sofrendo do famoso “mal da condessa” , você não sabe e talvez seu pai não saiba, mas era assim que a galera do Última hora, correio da manhã, Globo, etc. chamavam as “barrigas” do pessoal do JB. Embora diferente de OGLOBO, JB que fazia editoria em qualquer notícia e por isso, mesmo com todo o esforço do Nascimento, faliu. Sei que é um Blog, Sei que você tem a liberdade de expressar suas opiniões pessoais, mas ao qu parece, você não viu o Suruagy como lider do governo na câmara dos Deputados em Brasilia no Governo Geisel, Não viu o Teotonio Vilela Pai apoiar o golpe militar de 64,destituindo um governo eleito democraticmante pelo povo, não viu o Sr. teotonio votar nesta época projetos do executivo ditatorial, na verdade você não viu nada e se nada viu, não devia ser leviano.

  6. Amigo do Povo

    Gostaria que fosse explicitada a chamada “tragica experiencia” tucana por favor. Você viveu esta experiência ? Ao que me lembre quando os tucanos assumiram o poder, a inflação era 80 % ao mês, por baixo, planos bresser, etc. haviam sacaneado toda a população e isto não era tucano. Telefone era moeda, e para conseguir um demorava 3 a 4 anos. Este senhor que agora não mais quer ser senador = Sarney, este sim foi a maior parga humana que este Pais teve, aderiu ao chamado golpe militar e como camaleão passou rapidamente para o outro lado quando viu o barco fazer agua. Esqueceram os outros adesistas rápidamente. Agora porque não falam realmente como foram as privatizações tucanas, aonde o BNDES ficou com a maioria das ações com direito preferencial a dividendos, mantendo ainda pessoas no board administrativo atraves dos fundos de pensão estatais ? A CSN era a vergonha nacional e hoje o que é. Caso o tucanato não mudasse a gestão na Petrobras, o que teriamos hoje, vvjam o que acontece com a gestão PETRALHISTA, enterrando a empresa. Voce comparaia ações da petrobras hoje, colocaria seu dinheirinho suado nelas ?

  7. marcelo

    você como futurólogo errou feio ao afirmar que o Uruguai seria o vice campeão e agora só falta a seleção canarinho. Agora dizer que foi uma trágica experiência o governo de FHC é o cúmulo do absurdo! Sei que você está do lado da curriela do PMDB, mas não precisa puxar tanto assim.
    Abçs.

Comments are closed.