A lista do medo e os 137 possíveis inelegíveis em AL
   25 de junho de 2014   │     0:39  │  2

por Aprigio Vilanova*

O presidente do Tribunal de Conta da União (TCU), ministro Augusto Nardes, entregou ao ministro Antonio Dias Toffoli, presidente do Superior Tribunal Eleitoral (TSE), nesta terça (24) uma lista contendo mais de 6 mil nomes de gestores públicos que tiveram as contas julgadas irregulares nos últimos oito anos e podem se tornar inelegíveis no pleito deste ano.

A lista é feita a partir da análise da prestação de contas de ministros, governadores, prefeitos, secretários estaduais e municipais, diretores de autarquia e funcionários públicos. É com esse levantamento que a Justiça Eleitoral julga, caso a caso, se um candidato pode ter a candidatura impugnada.

O candidato que for julgado inelegível paga ainda multa de até R$50 mil. Nas eleições de 2010 o TSE impugnou a candidatura de mais quase 5 mil pessoas. A expectativa é que o número de inelegíveis em 2014 supere os da eleição de 2010.

Em Alagoas são 137 responsáveis com contas julgadas irregulares, com período de transito em julgado de outubro de 2006 até 2014 e 191 ocorrências, existem casos de reincidência nas irregularidades.

Clique aqui para acessar a lista do TCU

*é estudante de Jornalismo da Universidade Federal de Ouro Preto – MG

COMENTÁRIOS
2

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. JA DIZIA O JURISTA JOAQUIM BARBOSA

    Não é a política que faz o candidato virar ladrão, é o seu voto que faz o ladrão virar político. (JOAQUIM BARBOSA – JURISTA)

Comments are closed.