Linguagem complicada é exibicionismo
   20 de junho de 2014   │     23:54  │  1

por Aprigio Vilanova*

A professora Maria Otilia Bochinni, co-autora do livro Para Escrever Bem, criticou em entrevista, a linguagem utilizada nos meios de comunicação: “as pessoas têm dificuldades de acesso a informação porque está numa linguagem que elas não compreendem”.

O jornalismo tem papel importante no aperfeiçoamento da democracia e na promoção da cidadania. Cabe ao jornalista tornar público os acontecimentos que interferem diretamente no cotidiano das pessoas

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), Cerca de 13 milhões de brasileiros são analfabetos e outras dezenas de milhões são analfabetos funcionais (sabem ler e escrever, mas não conseguem interpretar).

Este é um grave problema brasileiro e está diretamente ligado ao fato das pessoas não conseguirem entender o que está sendo dito. Como agravante existe a linguagem inadequada de muitos jornalistas.

Para Otília “não podemos culpar as pessoas analfabetas porque elas não compreendem. Também não podemos esperar que o ensino melhore ao ponto delas compreenderem tudo aquilo que elas têm direito de compreender”

O modo como as informações chegam às pessoas, a construção das notícias, a linguagem utilizada, são aspectos que preocupam a professora. Maria Otilia entende que “é preciso lutar por uma educação melhor, mas ao mesmo tempo é preciso trabalhar para que as pessoas parem de ficar se exibindo por meio da linguagem, porque eu considero que a linguagem muito complicada não passa de exibicionismo”.

Desafio

O acesso à informação compreensível é o grande desafio da comunicação. Os jornalistas existem para informar e a preocupação com a linguagem deveria ser regra. Para Maria Otilia “O jornalismo tem um papel importante na difusão da linguagem acessível, o que vai possibilitar a aproximação do texto a um número maior de pessoas” esclarece.

O jornalismo deveria cumprir um papel de protagonista quando se trata do exercício da cidadania. A linguagem adotada contribui para a manutenção das desigualdades existentes e por outro lado emperra a promoção da cidadania.

*é estudante de jornalismo da Universidade federal de Ouro Preto – MG

COMENTÁRIOS
1

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. Gutemberg Lócio

    Então teremos que nivelar por baixo? Acho que isso se resolve com escolas públicas de qualidade,está na hora da sociedade cobrar isso,já que somos um país rico,como se alardeia por aí,então usemos essa riqueza para educar os brasileiros que estão começando sua vida de cidadão e formá-los cono eles merecem ser formados e não empobrecer o diálogo intelectual.

Comments are closed.