Por que o ministro Joaquim Barbosa pediu o boné?
   18 de junho de 2014   │     8:01  │  0

Brasília – Quando acontece de um ministro do Supremo Tribunal Federal e ainda mais o presidente da Corte maior de Justiça pedir para sair alegando ter sofrido ameaças o que se pode esperar de pior?

A seleção brasileira não ser campeã; só pode ser isso o pior e mais nada.

O país assistiu estarrecido pela televisão a discussão entre um advogado e o ministro e presidente do Supremo Joaquim Barbosa. Uma cena inédita; nunca ser viu tal cena em corte nenhuma de um país digamos sério.

Aliás, não foi uma discussão e sim um bate-boca.

Mas o mais sério, para não dizer que é o mais grave, é que faltando 11 anos para a aposentadoria compulsória o ministro Joaquim Barbosa encaminha o seu pedido de aposentadoria antecipada com a renúncia ao cargo de presidente do Supremo; não sei se já houve caso igual de um presidente do Supremo renunciar nem de um ministro do Supremo se aposentar antes da chamada “expulsória”.

Se alguém conhece, por favor, me instrua.

Sei pela história do episódio envolvendo o presidente Floriano Peixoto quando soube que o Supremo Tribunal Federal iria conceder habeas corpus para soltar um desafeto político dele, e ele reagiu assim:

Eu quero ver quem é que vai conceder habeas corpus para soltar ministro do Supremo…

Mas, isto foi em outra época. Naquela ocasião a República que se iniciava tinha sido uma invenção do Floriano junto com o Deodoro da Fonseca; hoje é diferente – ou deveria ser e não está sendo.

Afinal, o que se passa? Será que tem mesmo algo de podre no reino da Dinamarca?