Quem disse que o crime não compensa? Compensa sim!
   4 de junho de 2014   │     9:30  │  7

Brasília – Eles nos ensinaram que o crime não compensa, mas o que nós estamos vendo é que tudo é relativo – inclusive o crime que compensa.

Vamos aos exemplos que se reproduzem país afora na velocidade da luz.

Para o juiz Nicolau dos Santos Neto, que é acusado de desviar 200 milhões de reais, o crime compensa ou não compensa?

Claro que compensa.

Nicolau ficou em “prisão domiciliar”, que é o eufemismo usado no Brasil para se disfarçar a impunidade, e a juíza que mandou soltá-lo culpou a presidente Dilma com a lei que anistia os octogenários.

Faz isso não, meritíssima. Assim a senhora confunde os incautos. A lei manda soltar os octogenários, mas não manda perdoá-los de devolver o que roubaram do erário e aí a senhora pode mandar o Lalau devolver o dinheiro surrupiado.

A senhora vai mandar o Lalau devolver a grana que surrupiou?

Aliás, e por falar nisso vejam outro exemplo estapafúrdio: o deputado federal Natan Donadon está preso e perdeu o mandato por ter desviado 8 milhões de reais da Assembleia Legislativa de Rondônia.

Já os deputados que desviaram mais de 300 milhões de reais da Assembleia Legislativa de Alagoas estão livres e até prova em contrário só serão punidos quando o sargento Garcia prender o Zorro.

Pergunta: o Natan Donadon foi condenado e está preso porque desviou pouco dinheiro ou em Alagoas não vigora a máxima constitucional segundo a qual todos são iguais perante a lei?

Ficando assim sem entender o que de fato está se passando com a lei, para os que não leram Confúcio, que nos ensinou que uma nação se constrói com homens e não com leis, é difícil desmenti-los de que o crime compensa – ou, pelo menos, tem compensado para alguns.

Chega até a beirar o cinismo institucional essa brincadeira com a paciência coletiva de uma sociedade decepcionada com as leis que não se aplicam; ou se aplicam para uns e outros não.

O Natan Donadon, por exemplo, só perdeu o mandato e está preso porque desviou os 8 milhões de reais em Rondônia; se fosse em Alagoas estaria livre e apto a desviar mais dinheiro? É isso? 

Pelo menos é isso o que se depreende, até prova em contrário.

Pergunta-se: o crime compensa ou não compensa? Depende; para o Natan Donadon, em Rondônia, o crime não compensou. Já para o juiz Nicolau e para os envolvidos no desvio de dinheiro da Assembleia em Alagoas o crime compensou. E como compensou!

Matar e roubar impunemente compensa; o único cuidado que o meliante deve tomar é  com a Geografia para escolher o lugar certo onde vigora a impunidade.

Até prova prática em contrário, ou seja, até que todos sejam punidos indistintamente da Geografia e do montante do delito, o crime compensa. 

COMENTÁRIOS
7

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. Heloísa

    Discordo, respeitosamente. Por piores que sejam os crimes, o ex-desembargador Nicolau é um senhor de 85 anos, que passou 14 preso. O indulto é da nossa tradição e tanto Dilma, como Lula, FHC, Itamar, Collor e Sarney sempre fazem indultos de Natal semelhantes, para presos idosos. É da tradição do mundo ocidental. Agora, na ação cível é que a busca pelo dinheiro não pára e aí é outra coisa. Nos anos 90, o Procurador-Geral da República era chamado de “Engavetador-Geral da República”, ficando durante 8 anos no comando do MPF. Compra de votos para a Reeleição e tantos outros escândalos nunca foram suficientemente investigados. O país melhorou muito, embora as pessoas não consigam ver as coisas em perspectiva. É isso aí o que eu penso. Obrigada.

  2. Pedro

    Atenção, políticos ladrões do Brasil. Podem debandar para Alagoas que aqui o crime compensa e a justiça não atua(em raríssimas exceções). Como aqui já tem um bocado de ladrões políticos/políticos ladrões que roubaram r$300 milhões do povo e não foram presos, vocês também não serão.

  3. Joilson Gouveia Bel&Cel RR

    TEIMOSO BOB OU BOB TEIMOSO!
    Joilson Gouveia*
    Por que não citastes aos “Zés”, que os chamastes (e os tens como inocentes) e aqui os tratastes até de “HERÓIS”, que para mim são mesmo “zésrois”: Genoíno e Dirceu?
    Para o molusco, para outros barbudos, barbados e petralhistas esqueditaPATAS, também, compensou, compensa e compensará sempre, mormente ameaçando de morte ou “mudando-se” cortes e mais cortes com ministros, desembargadores e magistrado aliados em ideologias arcaicas, sinistras e funestas ou espoliadoras do capital e do trabalho, para sustentar corjas de vagabundos mundo afora.
    Deixa de tua onda, Bob! Deixa de faro! No caso, o lalau é tão igual aos seus “zésróis” quanto aos outros marginais, bandidos e delinquentes ou foras-da-lei – sequer devolveram um centavo do que “desviaram” (para os demais mortais seria FURTADO ou ROUBADO ou seriam tratados como ladrões já que roubaram; eles apenas “desviaram”), mas, no caso, a LEI é benéfica aos octogenários e alcançou ao meliante citado, e, se os seus “zéróis” tivessem essa idade já estariam fora da Papuda; claro! E até seria legal, também, ainda que não fosse nem justo e nem moral!
    E, Por falar nisso, acaso e só por acaso, sabes o que é ético, justo, bom, moral, legal ou lícito ou mesmo aceitável razoável ou tolerável? Qual o teu prisma e sob que égide é que vês o mundo, o Brasil e as pessoas? Qual que é a tua Minerva?
    Lembre-se: já tentaram sair da cadeia com diversas aludidas, alegadas e ludibriadas ou simuladas causas de debilidades de saúde ou até disposições laborais e animus labore – “os petralhistas nunca trabalham quando soltos e livres; trancafiados no xilindró se tornam em exemplares “trabalhadores” que só” – ao que se nos antolha e se nos afigura e se nos deixa clarear ou transparecer: apenas queres tentar degradar ou denegrir ou humilhar e desacreditar ou enxovalhar a magistrada e, por conseguinte e decorrente extensão, toda a Justiça, como e conforme determina os ditames da surrada, obsoleta, superada, carcomida e velha cartilha gramsciana vermelha.
    Bob, deixa disso; acaba com isso! Até parece ideia fixa! Ou não?
    Abr
    JG

  4. Carlos

    Claro que no Brasil Varonil o crime compensa, veja bem, todos os políticos brasileiro tem envolvimento com desvio do dinheiro público da saúde, da educação, da segurança e no entanto todos estão livres , leves e soltos para fazer campanha, comprando voto com o dinheiro furtado e quando eleito, voltar a praticar as mesmas traquinagens com a benevolência da justiça e do ministério público, e o brasileiro do bem é obrigado a votar nesses políticos canalhas, vamos acabar com o voto obrigatório JÀ.

  5. NUNCA COMPENSOU

    As oportunidades de servir, chega à todos nós, devedores que somos da misericórdia Divina. Se você, caro jornalista observar a vida apenas no contexto de uma visão puramente materialista, acreditando que após o morte do corpo físico, a vida se extingue, não restaria dúvidas. Mas não é bem assim…
    A vida é dinâmica e contínua mesmo após a morte, e há justiça nas leis do criador, embora, sem um conhecimento e estudos, o que vemos é caos nos valores morais, causando injustiças de toda ordem. Não é isso que acontece, quando violamos essas leis, mesmo após arrependimento, temos que “reparar” aquilo que fizemos de errado. Ser honesto, probo, humano,são características daqueles que já alcançarem uma maturidade espiritual.

Comments are closed.