A estranha renuncia do ministro negro do Supremo
   3 de junho de 2014   │     9:18  │  1

Brasília – Por que o ministro Joaquim Barbosa decidiu renunciar a presidência do Supremo Tribunal Federal e antecipar a sua aposentadoria faltando 11 anos para a compulsória?

Essa é a pergunta que se faz e até agora não há resposta convincente.

Dizer que a aposentadoria antecipada se deve a problema de saúde pode até explicar para alguns, mas não justifica para todos.

Dizer que não se relaciona bem com os pares, sobretudo com o ministro Levandovski, também pode até explicar, mas sem justificar.

E dizer que tem pretensões política, ou seja, que almeja disputar a presidência da República, não explica nem justifica porque sequer está filiado a partido político.

Isto, sem falar que o integrante do Judiciário tem o privilégio do prazo diferente para a desincompatibilização.

Ou seja: o ministro poderia ficar em evidência até a próxima eleição presidencial, porquanto de pijama corre o risco de cair no esquecimento.

Há algo de estranho na sua renuncia e talvez ninguém saberá ao certo o que aconteceu. Teria sido por conta das ameaças que recebia? Também não dá para entender porque pior, muito pior, é apressar a aposentadoria – afinal, ninguém bate continência para general de pijama.

E porque falta explicação plausível; e porque tudo se explica e nada justifica, o que acabará prevalecendo é a informação de que se tramava um golpe de estado.

Como assim, golpe de estado?

Pois é; dizem que Minas Gerais novamente se preparava para mudar o curso da história, porquanto ainda que a presidente Dilma Rousseff seja mineira, ela trocou o queijo pelo churrasco.

E na ausência de um novo general Mourão Filho, que em 1964 cometeu a loucura de marchar com uma tropa sem arma e munição para dar o golpe, desta vez o golpe viria togado.

Mas, gente, será que é isso mesmo?

O pior é que, na ausência da explicações plausíveis, todas as conjecturas são válidas até prova em contrário.

COMENTÁRIOS
1

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. francis

    por que nao o ministro joaquim barbosa ten que dizer qual a cor do ministro. achei afrase racista.

Comments are closed.