O Rei espanhol está nú
   2 de junho de 2014   │     21:23  │  0

por Aprigio Vilanova*

Juan Carlos abdicou o trono espanhol, hoje (02/06), após 40 anos de reinado. No discurso o monarca fala da necessidade da nova geração assumir a liderança para empreender as reformas necessárias ao momento.

O rei Juan foi coroado durante a ditadura do general Franco e participou ativamente da transição para a democracia. O Partido Comunista Espanhol reconheceu a importância do rei no processo de democratização do país.

A abdicação de Juan Carlos se dá num momento difícil da vida espanhola, a crise econômica, escândalos de corrupção na família real, gastos extravagantes em tempo de crise, são alguns exemplos das críticas a família real.

O filho coroado, Felipe Sexto, vai encontrar uma conjuntura nada favorável. A economia espanhola está em frangalhos, são mais de cinco milhões de desempregados. Atualmente existem mais jovens desempregados do que com emprego no país.

Tão logo a abdicação foi anunciada mais de 20 mil pessoas se reuniram, no centro de Madri, pedindo o fim da monarquia na Espanha. Outras manifestações foram registradas pelo país.

Somando a tudo isso ainda tem a questão histórica de independência do País Basco, agora sem o ETA armado, mas com grande atuação política com conquistas significativas na busca da autonomia do Pais Basco.

*é estudante de Jornalismo da Universidade Federal de Ouro Preto – MG