A morte do Pelé e a seleção brasileira de estrangeiros
   8 de maio de 2014   │     15:13  │  2

Brasília – Que a seleção brasileira de futebol será campeã do mundo, isso é mais certo do que beiço de bode. A única dúvida que há é quem aceitou ser vice.

Eu acho que a Argentina aceitou ser vice-campeã, para dar mais ação e suspense ao teatro, no que agradecemos desde já aos irmãos argentinos.

Ouso dizer que a última verdadeira copa do mundo de futebol aconteceu no Chile, em 1962, embora o despertar do grande negócio que é a competição tenha ocorrido em 1958.

A seleção brasileira foi campeã em 1958, na Suécia, e tal feito permanecerá inédito porquanto nenhuma outra seleção de futebol  não europeia será campeã  se a copa do mundo for realizada no continente europeu.

E imaginem que, mesmo em 1958, ainda tentaram sacanear com a seleção brasileira – que chegou à final com méritos.

E a sacanagem foi com o terno de camisa usado pelo Brasil, que tinha – e tem – as mesmas cores do terno de camisa da seleção sueca.

Depois de perder a copa do mundo em casa, em 1950, e em 54, o misticismo nacional justificou os malogros pela cor da camisa da seleção – que só em 58 passou a ser amarela; antes era branca com o calção azul.

A seleção sueca, que também vestia amarelo, fingiu aceitar que o Brasil jogasse com a camisa amarela e só avisou do contrário às vésperas do jogo.

E assim surgiu o terno de camisa azul para o Brasil.

Em 1962, como a copa do mundo foi realizada na América do Sul, o bi-campeonato brasileiro se garantiu pela Geografia.

Mas, em 1966, não se repetiria. E, em 1970, a copa foi no México o que significa dizer que a regra foi mantida – ou seja:  uma seleção do continente será campeã. E foi.

O bom é que ficou o marco: nenhuma outra seleção de futebol não-europeia jamais será campeã na Europa; a seleção brasileira é a única e ninguém jamais vai se igualar.

Não dá mais para se entusiasmar com a copa do mundo e, especialmente, com esta copa do mundo, por dois motivos:

1)A seleção brasileira é formada por estrangeiros; dos quatro únicos brasileiros convocados, dois são goleiros reservas e apenas  o atacante Fred será titular.

Imagine que, em 1962, o Orlando era apontado como o maior quarto zagueiro do mundo e não foi convocado para a copa porque jogava fora do Brasil – ele jogava no Boca Junior, da Argentina.

( PS. O Orlando Peçanha foi técnico do CSA na década de 1980)

Até então, a condição sine qua non para jogar na seleção brasileira era atuar no futebol nacional; ainda que fosse o melhor do mundo não seria convocado.

E hoje é o contrário.

2) A seleção brasileira será campeã e nem precisa de goleiro, porque os atacantes adversários vão fazer o mesmo que o Roberto Baggio fez na copa de 1994, quando cobrou o pênalti batendo propositadamente embaixo da bola para perdê-lo.

Nessa copa do mundo, a única novidade é a “morte” do Pelé. Eu fico de cá a matutar: será que foi o Pelé que espalhou a própria morte devido à dor-de-cotovelo que lhe acomete por ter sido alijado na condução e na preparação dessa copa?!

O Pelé deve estar na maior fossa, pois sequer foi convidado para compor a publicidade com os grandes heróis das conquistas nacionais iguais ao Pepe, Rivelino, Carlos Alberto, Jairzinho e até o Jorginho!

Nessa condição, como eu já sei que a seleção brasileira será campeã e como essa seleção brasileira é do estrangeiro, eu vou torcer pelo Uruguai – que não pode ser e não será campeão novamente, nem aceitou ser o vice, mas pelo menos vai entrar em campo sem carta marcada.

COMENTÁRIOS
2

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. Marques

    Cada dia que passa é possível ser notada sua nítida falta de entendimento em relação ao futebol, não só o futebol no Brasil e sim o futebol a nível mundial.
    Farei questão de citar alguns jogadores presentes no time titular, e falar um pouco sobre eles, se é que o senhor me entende.
    Nossos dois laterais titulares , podendo até mesmo jogarem como alas, são Daniel Alves e Marcelo. Estou propondo um desafio ao senhor, achei dois laterais melhores que eles atuando no campeonato nacional do nosso país, ou até mesmo dois laterais melhores que nossos reservas.
    Temos em nosso meio campo os jogadores Paulinho, Luiz Gustavo e Oscar. Novamente proponho vossa senhoria a citar jogadores melhores que eles em suas devidas posições em campo.
    Poderia passar um bom tempo citando exemplos, mas acho que esses já foram o suficiente.
    Por favor, para vossa senhoria não continuar a passar vexame, evite falar ou escrever sobre esportes e continue com temas como a violência e a política no Brasil e no restante do mundo

  2. claudio gonzaga

    beira o ridículo tal postagem, que se acontecer, nada tem a ver com tal “poder de prever o futuro” de nosso glorioso jornalista,utilizar de coincidências do passado beira a a filme de steven spilberg.
    1 obviamente a seleção é de estrangeiros pois la estão os melhores e pronto, que mal tem nisso?
    2 afirmar que outra seleção servira de palhaça, pra ser vice, sabendo disso é leviano e estúpido.
    3 o pele está promovendo a copa sim, leia mais, não se resuma a uma so fonte.
    obs finais se vc não acredita na seriedade da copa , assista history chanel na hora da copa, faz mais seu gênero, mas como formador de opinião, cuidado com o que fala !

Comments are closed.