O dia do trabalho é internacional, falta agora internacionalizar o trabalho
   1 de maio de 2014   │     14:20  │  0

por Aprigio Vilanova*

O 1º de maio é comemorado o dia internacional do trabalho. São mais de 80 países que consideram a data como feriado. A luta dos trabalhadores por dignidade e melhores condições de trabalho é antiga.

A data é em homenagem aos trabalhadores americanos que paralisaram as atividades em 1886. A partir daí o movimento se espalhou para outros países, no ano seguinte, vários trabalhadores de países europeus paralisaram as atividades no mesmo dia.

No Brasil a reivindicação foi trazida pelos imigrantes europeus. A partir de 1917 os trabalhadores imigrantes começaram a paralisar as atividades no 1º de maio. Até que em 1924, o presidente Artur Bernardes, decretou o dia como feriado nacional.

A Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) foi anunciada num 1º de maio de 1943, na ditadura do estado novo de Getúlio Vargas. Foram décadas de lutas dos trabalhadores brasileiros para conquista da CLT. O direito de greve (complementa a CLT), jornada máxima de 8 horas semanais, o salário mínimo, estabilidade do trabalhador rural, descanso remunerado, entre outras conquistas foram garantidas na CLT após muitos anos de luta dos trabalhadores brasileiros.

O dia do trabalho surgiu a partir de greves, paralisações, de reivindicações por melhores condições de trabalho. O que presenciamos hoje é que esquecemos a origem das exigências destes trabalhadores que iniciaram a luta. Hoje se transformou num dia de festa, mas o dia sempre foi de reivindicar condições dignas de trabalho, melhores salários, e por aí vai.

Desemprego

A Organização Internacional do Trabalho (OIT) divulgou os dados do relatório Tendências Mundiais do Emprego 2014.  São mais de 202 milhões, 6% da população mundial desempregada. Entre os jovens 74,5 milhões, ou 13,5% dos jovens do planeta, fora do mercado de trabalho.

Entre os trabalhadores 839 milhões sustentaram suas famílias com menos de 2 dólares por dia, outros 375 milhões não tinham mais que 1,25 dólar/dia para suprir as necessidades de suas famílias. A Ásia e a África, respectivamente, são os continentes com os maiores índices de desempregados.

O relatório projeta o aumento de desempregados, serão mais de 215 milhões de desempregados em 2018.

*é estudante de Jornalismo da Universidade Federal de Ouro Preto – MG